Vamos esclarecer desde já: eu não fui a Harbin esse ano, e esse artigo está sendo escrito com a colaboração da Ana Cristina Nasguewitz, que vive em Harbin e já escreveu um artigo para o blog sobre como é viver na cidade do gelo, só conferir o link abaixo.
Cidades chinesas: como é viver em Harbin
Como estamos no inverno, perto do Ano Novo Chinês e a melhor época para visitar Harbin, resolvi suspender as postagens da minha viagem a Yunnan e mostrar a vocês um pouco mais sobre o Festival de Gelo que acontece nessa cidade de dezembro a fevereiro, todos os anos.
Minhas impressões sobre Harbin
Fui visitar Harbin em 2006, e enfrentei os inimagináveis 40 graus negativos. Depois disso, algumas pessoas que conheço também foram e tenho vários artigos que mostram a cidade.
HARBIN – A cidade de Gelo
HARBIN vai além do gelo
Harbin – mais algumas curiosidades.
Harbin: o paraíso gelado na China – fotos 2014.
Sempre falo que estar na China no inverno e não ir visitar Harbin, ao menos uma vez na vida, é perder uma oportunidade impar. É frio, congelante, um pouco caro por conta do festival que é atração mundial, mas fotografia nenhuma vai te mostrar toda a beleza e magia a visita de fato vai te proporcionar. Inesquecível e indescritível, eu diria.
Rio Songhua

Dentre as muitas atividades que se tem em Harbin durante o festival, visitar o Rio Songhua é uma das mais divertidas. Isso porque, além de inusitado, são oferecidas várias atividades para aproveitar bem o dia no gelo.
Vamos aos fatos:
Songhua é o quinto rio mais longo da China, com um quilômetro de largura e aproximadamente 4 metros de profundidade.
Fica na fronteira entre a China e a Coréia do Norte, pelas províncias de Jilin e Heilongjiang, no nordeste da China.
O rio fica congelado de Novembro até Abril.
O gelo no rio tem quase um metro de espessura, transformando-o em um enorme playground.

Dentre as principais atividades estão tobogã de gelo, Jipe puxando banana boat, patinação, trenó e carrinho de choque. Essas atividades são pagas e os valores variam de RMB 10,00 a RMB 80,00.
Se nenhuma dessas atividades interessar, já vale andar pelo rio congelado ou mesmo levar seu proprio trenó ou patins!
Ao longo do Rio, há varias esculturas de neve e gelo que enfeitam o local.

E uma das atividades mais interessantes para quem não quer se aventurar no gelo, é o teleferico que cruza o rio até a Sun Island (ilha do Sol), onde existem mais esculturas de neve. (RMB 50,00.Se compra ida e volta, sai por RMB 80,00)

No YouTube
E não deixem de conferir o vídeo lindo que a Ana Cristina e seu marido Douglas Morato, fizeram sobre o Rio Songhua.

Obrigada Ana e Douglas por dividirem, mais uma vez, suas experiências e a China na nossa vida! Xie xie!
Quem aqui já visitou Harbin?
Está na sua lista de desejos de viagem?
Zài Jián!
Fomos a Harbin em janeiro de 2018, e foi maravilhoso. Andamos pelo rio congelado (tínhamos acabado de passar por Litsvyanka, na Rússia, com a decepção do lago Baikal não estar totalmente congelado, então foi um presente para nós), cruzamos de teleférico e fomos ao festival de gelo – só me arrependo de ter ido em excursão com horários marcados, porque, como descobri quase tudo na China, estava bem cheio e acabamos curtindo pouco. Mas para além do festival, a cidade me conquistou pelas caminhadas que fizemos pelo centro, Harbin é uma cidade muito gostosa de passear.
CurtirCurtir
Olà Mirtes!
A cidade é linda no inverno e no verão, jà fui em ambas estações.
E realmente a China merece um roteiro personalizado, com seu tempo.
Mas pode voltar, né?
Abraço
CurtirCurtir
Mto legal Chris! Eu que agradeço pela parceria. E quem quiser visitar a terra do gelo pode me contactar, vou ficar feliz em poder ajudar. Valeu!
CurtirCurtir
Obrigada Ana! Ainda volto a Harbin. =P
CurtirCurtir