Olá!
Sumi por uns dias… A gripe me pegou e derrubou, mas vamos em frente, não é?
Está sendo muito bom relembrar as coisas que já vivemos por aqui e contar um pouco para vocês.
Como resfriado me lembra frio, gelo e inverno, resolvi contar um pouco dessa peculiar cidade chinesa que é Harbin. Fica na mesma província de Chang Chun e somente 3 horas de carro de uma cidade à outra.
Saímos num sábado pela manhã e voltamos no domingo à noite. Tempo mais que suficiente para perceber que a vida de esquimó não é fácil!
Quando chegamos, deixamos as malas no hotel, vestimos TODOS os agasalhos que tínhamos e saímos para a aventura.
Como escurece por volta das 15:00, fomos à Cidade de Gelo, que é simplesmente maravilhosa. Todos os principais monumentos do mundo construídos em gelo. Desde o Big Ben (Londres) ao Taj Mahal (Índia), pudemos fazer uma bela viagem. Ok, seria melhor se não estivesse tão frio. Nessa noite chegamos aos 40° negativos. Olhe, nem adianta perguntar a sensação, porque não sei descrever. Para vocês terem uma idéia, tenho pouquíssimas fotos dessa noite, porque a cada foto tirada, precisa pegar a bateria e colocar no meio das 3 luvas que usava e ainda fechar bem a mão para gerar calor, recolocar a bateria e tirar mais uma ou duas. Repetir o processo de novo! Uma loucura.
No domingo pela manhã fomo visitar o parque das Esculturas. Lindo, como tudo na China chama atenção pela grandiosidade. Centenas de esculturas de gelo imensas e elaboradas, para ficarem expostas por 15 dias. Sim, porque esse é o “Spring Festival” (Festival da Primavera)! Mais uma vez peço à vocês que não façam perguntas difíceis: esse festival acontece na segunda quinzena de Janeiro e a Primavera só começa em 20 de março. Mas, sempre digo que a lógica daqui não faz sentido para nós.
Esse é aquele lugar que, quando se pode, não dá para deixar de ir… mas também, não temos a intenção de voltar de novo!
O mais desconcertante para nós, é que no Parque das Esculturas, por exemplo, as pessoas passeavam com suas famílias, tinham apresentações de dança ao ar livre e vendedores de espetinhos de morangos com chocolate andando de lá para cá. As crianças corriam uma das outras, as mães passeavam com seus bebes em carrinhos. Ou seja: vida normal! Algo meio estranho para os nossos padrões de inverno!!
Amanhã tem mais pessoal!
Grande abraço!
Pingback: Harbin – aventuras no gelado Rio Songhua | China na minha vida
Pingback: Lijiang – último destino na viagem a Yunnan | China na minha vida
Pingback: Harbin: o paraíso gelado na China – fotos 2014. | China na minha vida