Blog/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

Chang Chun – uma cidade chinesa, com certeza! :)

Vou falar um pouco das cidades que já conheci e não poderia começar por outra além de Chang Chun.

Ali foi a nossa entrada na China. Se hoje tiramos de letra (às vezes) nossa vida em Shanghai, é porque fizemos um belo e longo estágio em Chang Chun.

China2006211

Casa do Imperador em Chang Chun

 Esta cidade fica na Província de Jilin, norte da China (antiga Manchuria), próximo à Mongólia e ao deserto de Gobi. É uma cidade muito importante na história da China. Foi lá que o último Imperador, Pu Yi, se exilou quando entregou a Cidade Proibida aos japoneses, entre 1931 e 1945. No filme “O Último Imperador”, quem tiver curiosidade, pode ver a casa. É aberta para visitação e tem algumas cenas da história reconstituídas com os personagens de cera em tamanho natural. (Museum of the Manchu State Imperial Palace)

Quase não há estrangeiros vivendo lá. Podemos dizer que não chegam a 2500 pessoas. Para uma cidade pequena para os padrões chineses, com 8 milhões de habitantes, isso não é nada.

Por isso as pessoas nos param para tirar fotos na rua, olham para nós e morrem de rir ou tentam puxar conversa, coisa que não é lá muito simples. Quanto mais tentamos explicar que não entendemos o mandarim, mais eles falam e riem.

Dá para contar os chineses que falam inglês em Chang Chun. Então nossa comunicação se resumia em mímica e apontando para fotos. Juro que no começo é muito engraçado, mas depois de um tempo, ou quando estamos numa situação difícil, dá vontade de gritar! A vantagem é que podemos falar mal à vontade, ninguém entende mesmo. Só que, por incrível que pareça uma vez duas brasileiras que moravam lá estavam no supermercado, falando o que bem entendiam e não é que um casal chinês começou a responder as coisas para elas em português?!? Imaginem a cara que elas devem ter feito. A coisa mais improvável naquele lugar: um chinês que fala português e ainda por cima chama-se Antonio!

Outra peculiaridade de Chang Chun é o frio intenso e seco. A temperatura média anual é de 15°. Para vocês terem uma idéia, em julho e agosto temos 35°, mas como é seco, não dá a sensação angustiante que essa temperatura oferece. A partir de meados de setembro começa a cair para 18°, em outubro já estamos com 10°. Depois disso, até Março, sempre é negativa chegando aos inexplicáveis -30°. Desse ponto em diante começa a subir. Resumindo, só não precisamos de casacos, vejam bem: CASACOS com letras maiúsculas, por aqui de junho a agosto!!

Quem nunca ouviu dizer que os chineses comem cachorro? Realmente é verdade. Não só cachorros como escorpiões, pé de pato, cabeça de galinha e outras coisas esquitas. Mas aí descobri que cachorro, somente os chineses do norte da China (e a Coréia do Norte) têm esse hábito. Me explicaram que é por conta das baixas temperaturas, que esse hábito existe. E por conseqüência você pode encontrar carne de cachorro em abundância para vender nos supermercados. Com um detalhe: eles colocam uma cabeça de cachorro em cima da carne para não haver dúvidas! Arghhh…

O Mário também viu na estrada um caminhão transportando cachorros para abate. Ele me disse que lembra nossos caminhões com porcos. E também ficamos sabendo que não é qualquer cachorro que comem. Existe uma raça específica que é criada para esse fim. Bom, mas na real eu nunca vi e acho que nunca comi. Em alguns momentos a ignorância é uma benção! J

Outra coisa engraçada e espantosa para os padrões de higiene ocidentais: como faz muito frio nessa zona, quando está no outono, temperatura de 10°, eles começam a secar e estocar alimentos para o inverno. Acelga é uma das verduras mais tradicionais por aqui e talvez a mais fácil de estocar. Então eles colocam para secar nos lugares mais inusitados que se pode imaginar. Está aí a foto que não me deixa mentir: na calçada, sem nenhuma proteção, cuidado ou embalagem. Repetindo o que disse no último parágrafo: às vezes é melhor ser ignorante!

BEIJINGPLANTOC8047

Acelgas na calçada para estoque de inverno!

Amanhã tem mais, porque isso é só o inicio!

Abraço e obrigada pelo carinho que tenho recebido de cada um dos meus leitores! J

Anúncios

15 pensamentos sobre “Chang Chun – uma cidade chinesa, com certeza! :)

    • Oi Amanda! Hoje em Chang Chun tem uma brasileira que virou amigona, e o primeiro contato foi assim, porque o marido dela havia sido transferido para lá. Ainda estão vivendo na cidade. Qualquer coisa me contata por email ou inbox na página do face. A cidade está bem diferente do que peguei em 2004/2005. Fica tranquila. Já tem Metro (supermercado tipo Makro) e Starbucks…hahaha. Só o frio que continua o mesmo!
      Abraço.

      Curtir

      • Olá! Acompanho seus comentários algum tempo. Gostaria muito de manter contato com você aí. Até junho irei pra Chang chun.
        Bjs

        Leila

        Curtir

      • Olá Leila,
        Obrigada pelo contato.
        Pode me enviar um email (clica no link contato, ao lado do logo do blog) ou mensagem privada pela fanpage do Blog no facebook.
        Abraço.

        Curtir

  1. Oi, Moro em Changchun! Vim fazer pesquisa para o Doutorado e estou com orientador da Jilin University. Estou aprendendo chinês, mas quando quero me comunicar sempre dou um jeito de chamar alguém, assim na cara de pau mesmo, para perguntar se fala inglês e me ajudar. E eles são muito prestativos. Quanto ao frio, a gente se acostuma… Em março irei a Shangai. Preciso fazer luzes no meu cabelo 🙂 Pode me indicar algum salão???
    Abc
    Tatiana

    Curtir

    • Oi Tatiana,
      Tem sim onde fazer luzes aqui. Te passo in box. Eu nunca fiz, mas tenho amigas que fazem há anos…rs
      E qdo vc vem? EStarei no Brasil até meados de março. Depois estou por aqui. Se der nos vemos para um café! E tenho uma grande amiga ai em CHang Chun, brasileira também… =]
      Abraço.

      Curtir

  2. Bom dia!
    Vou viajar dia 17 de outubro para fábrica da CRC em Changchun e estou lendo tudo sobre a cultura chinesa e seus comentários foram muito úteis. Certamente vou ter que comprar u bom casaco na china, poderia me indicar uma loja que venda a preços acessíveis, vou ficar no hotel shangri-lá.

    Curtir

    • Olá Renato. Obrigada pela visita ao blog. Eu morava no Shangri-la qdo vivia em Chang Chun! Há um grande shopping ao lado dele que no último andar havia muitas liquidações quase que o ano inteiro com preços bem interessantes. Mas em frente tem um Walmart onde vc pode encontrar um bom casaco quase de graça…para os padrões brasileiros. Fora isso, existem muitas lojas e shoppings na redondeza. Vale a pena dar uma olhada. E em outubro, o frio ainda é ameno. Abraço e volte sempre.

      Curtir

  3. Pingback: Chang Chun – Olha nós aqui outra vez! | China na minha vida

  4. Obrigada Nadine! Vc não imagina como é bom ler um comentário como o seu! Se realmente vc decidir vir, fique a vontade para entrar em contato in box! E acredite: a China é um pais maravilhoso! Abraço

    Curtir

  5. Penso em fazer o CsF para China e seu blog tem sido uma maravilhosa leitura informativa. Cada vez me apaixono mais pelos seus comentários e experiência. É bom conhecer um país (primeiro) pelo olhar de um brasileiro e não mídias sensacionalistas. Simples e diretos seus posts são tudo de bom!

    Amei muito e sigo lendo. Felicidades *_*

    Curtir

    • Obrigada Nadine! Vc não imagina como é bom ler um comentário como o seu! Se realmente vc decidir vir, fique a vontade para entrar em contato in box! E acredite: a China é um pais maravilhoso! Abraço

      Curtir

  6. Pingback: Curiosidades sobre algumas etnias chinesas. | China na minha vida

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s