Blog/Cenas da China real/China/Curiosidades/Viagens/viver na China

Chang Chun – Olha nós aqui outra vez!

E não é que voltamos a Chang Chun, a pérola do Norte, como é carinhosamente chamada pelos chineses…

O que me levou lá foi à celebração do aniversário da Cibele. Hoje uma amiga querida, mas que me encontrou por estar ‘desesperada’ por alguma informação sobre essa cidade congelante ao Norte da China! E ai nas pesquisas na net achou o ‘China na minha vida’, com esse post especificamente! E agora na dela também. A festa foi surpresa e nossa visita a CC um ‘plus’ na surpresa toda!

0117a6cdcab48ae58c590b9c9fac3d817632b33522

Por essas e outras ‘pequenas grandes’ coisas que sou grata à China e as oportunidades que a vida me dá, e fazer amigos é uma das maiores conquistas por aqui.

E o que encontramos por lá depois de cinco longos anos de ausência?? Neve! Bastante neve e uma temperatura de -12°, o que é considerado aceitável para o padrão do local.

018cfbb1df3e4e4590dd1ccbaa327a96eccc75178c

Mas também uma cidade mais habitada por estrangeiros, algumas facilidades para a vida diária que não existiam até 2008: hoje tem quatro Starbucks, Burger King, Carrefour e supermercado de produtos importados. Até um Metro (rede atacadista parecida com o MaKro) está para inaugurar! Pode parecer bobagem, mas para um ocidental que entra na China por Chang Chun essas pequenas futilidades facilidades, são de uma importância imensa. Principalmente se tratando de comida.

Fora isso tem mais hospitais, viadutos, escola internacional, o metrô está sendo construído e até uma torre Eiffel está enfeitando a cidade.

0188fb60bf2cf186d7b2001600480ee7ff6ebcc63c

No quesito diversão, fomos num bar muito gostoso, com boa comida ocidental e nos divertimos bastante. Agora a maior surpresa foi encontrar com um grupo de brasileiros que estão estudando em Chang Chun. Como assim??

Havia alguns CDs de musica brasileira com o DJ e quando começou a tocar, esse grupo, que estava no andar de cima, logo foi ver que loucura era aquela de ouvir musica da pátria amada do outro lado do mundo e pior: ao norte do outro lado do mundo! =]

Não sabíamos quem estava mais surpreso: nós por encontrarmos um grupo tão jovem de brasileiros em CC ou eles por ter achado um grupo de estrangeiros formado por alguns brasileiros, portugueses, alemães e argentinos dançando samba no Norte da China! Coisa da vida e desse mundo pequeno!

No final entendemos que eles fazem parte de um grupo de mais de 400 estudantes brasileiros que ganharam bolsa de estudos do governo brasileiro, através do Programa Ciência sem Fronteira, para passar dois anos na China. Em Chang Chun têm 27 estudantes desse grupo, e os demais estão espalhados pelo país. Lembrei que alguns jovens desse programa me contataram via blog para ter mais informações adicionais, mas nem sabia que já estavam por aqui. E contei para eles sobre isso, sobre o blog… Bom, ai veio o diálogo:

– Ahhh! Você tem um blog? Qual é?

– ‘China na minha vida’.

– Você é a Christine? E já li muita coisa do seu blog…

-Jura!!! que legal… (imaginem minha cara de satisfação e orgulho próprio…hehehe)

Claro que não sei qual deles falou (e acho que foi mais de um…rs… ficando famosa!) ou se foi exatamente assim, mas eu fiquei SUPER feliz!!

E ai pode-se dimensionar o quanto esse mundo é realmente pequeno e sem fronteiras e o que a internet pode fazer pelas pessoas.

Quem leu o blog desde o inicio sabe que quando comecei a escrever era somente para atualizar os amigos e família, sem pretensões. Mas quando me deparo com situações como essa,  percebo o quanto o que faço por prazer, pode ajudar um monte de gente. E estou falando das que, por coincidência ou não, eu tive contato direto. Fico imaginando quantas mais, de alguma forma, se beneficiam com as informações que disponibilizo e eu nem sequer tenho ideia. Isso é fantástico!

A sensação de satisfação, de saber que o trabalho não está sendo em vão, é maravilhosa. Também sinto o ‘friozinho na barriga’ da responsabilidade que escrever um blog traz. Agora sem sombra de duvidas isso nos motiva a buscar mais informações, não parar nunca.

Brasileiros ‘sem fronteira’ de Chang Chun: foi um prazer enorme conhecer vocês (claro que não lembro o nome de todos, mas se quiserem se identifiquem na foto…rs).

010289ee66b4b6ce02538dfb63eee87b84e519e3bb

Minha visita foi relâmpago, voltamos domingo à noite, num final de semana que não era feriado e não havia nenhum evento especial na China. E só para deixar um suspense no final, chegando a Shanghai, num voo doméstico, olha como encontramos a organização do aeroporto para pegar as malas…

01b4234d17a5783a8478489305f548f4a60910e04d

Bom, muitos já sabem o porquê da minha admiração à cena. Principalmente se chegam ao Brasil via Guarulhos…

Sem mais!

Zài JIàn.

Anúncios

10 pensamentos sobre “Chang Chun – Olha nós aqui outra vez!

  1. Oiêeeeeeeeeeeeeee
    Já li no dia da postagem, mas só agora pude dar meus parabéns…rsrsrs
    Primeiro por ter coragem de voltar lá num frio q vcs sabiam ser de apenas 12º –
    e homenagear uma amiga pelo niver, amigas assim são raras de encontrar…
    Acredito como vc ficou de boca aberta em deparar com esses jovens brasileiros
    e eles chamarem vc pelo nome e ñ só saber o nome do blog, o q seria mais normal,
    já q eles ñ te conheciam a ñ ser através dele.
    Quase ñ acreditei no q vcs encontraram depois de 5 anos, pq me lembro bem como
    era qdo vcs viveram Chang Chung…
    Beijussssssssss
    PS: O nome marcante vc deve aos seus pais tb!!!!rsrsrs
    *Mas uma neta morando na China ngm merece….rsrsrsrs

    Curtir

  2. Imagino que a sensação que vc sentiu ao encontrar leitores seus tenha sido maravilhosa. Pois pode ficar orgulhosa disso e saiba que pessoas que moraram fora do Brasil e ja retornaram também seguem seu blog, pois é uma maneira bem divertida de comhecer a China, país que infelizmente não conheço. Um abraço

    Curtir

  3. Foi um prazer e linda surpresa ter vcs, Chris e Mario na minha festa de aniversario surpresa!!! Assim como eu tenho certeza que tantas outras pessoas são gratas por ter a “Christine na Minha Vida”, hehe, orientando, ajudando e incentivando tanta gente a viver e desbravar essa China! Obrigada pelo seu lindo trabalho e pela amizade que é para nos o melhor presente!!! Beijos nossos Cibele & Bruce

    Curtir

  4. Abro meu email quase todos os dias esperando uma postagem sua, que são uma delícia de ler! Adoro as informações e repasso em conversa com amigos as coisas super interessantes que vc escreve. Parabéns.

    Curtir

  5. Christine, o seu blog é muito bom mesmo, contudo a propaganda dele é a sua ( de sua pessoa!) disponibilidade. Você é um amor de pessoa. Não dá para não gostar. Outra coisa: sua menina é linda igual a mãe (com todo o respeito!).
    Um abraço grande,
    Manoel

    Curtir

    • Ahhh Obrigada! =]
      Mas que menina vc está falando? Essa da foto é a Cibele, minha amiga de Chang Chun.
      Que culpa tenho se meu espirito é jovem e minhas amigas tem quase a idade dos meus filhos??? hehehe
      Abraço! e obrigada pelo carinho!

      Curtir

  6. que delicia ! Estou orgulhoso de vc! E provavelmente muito mais gente que vc nem imagina já visitou e aproveitou as dicas do teu site! E assim o mundo fica cada vez menor! Tá na hora de começar a montar os livros! Voce escreve bem e com certeza pode romancear todas as postagens e será muito gostoso de ler!
    …………….beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s