Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Curiosidades sobre a China na mídia local.

Zhou Youguang, o ‘pai’ do PinYin (escrita fonética do mandarim), que completou 109 anos na semana passada! Ele é um famoso escritor e linguístico (claro) e participou da criação da escrita fonética do mandarim. E disse em entrevista ao jornal de Beijing que “Deus se distraiu e se esqueceu dele por aqui”.

criador do pinyin

Foi construído em Nanjing, como parte das celebrações do Ano Novo Chinês, um dragão de 100 metros de comprimento usando peças de porcelana tradicional azul e branca provenientes de Jingdezhen (também conhecida como Ching-te-chen), a capital da porcelana chinesa.

dragon3

dragon1

Desde o dia 5 de janeiro está aberto o 30° festival de Neve e Gelo em Harbin (norte da China). Esse ano o festival contará com um numero muito maior de esculturas e funcionará por quase dois meses. Na época que fui eram somente 15 dias, e você pode conferir nesse link e nesse outro aqui.

Mais de 7.000 trabalhadores foram contratados para deixar tudo pronto e festejar esse aniversário! Nesse link há dois vídeos interessantes que mostram a construção e as atrações daquele freezer à céu aberto…rs. Sempre digo que quem nunca foi têm que ir UMA vez na vida, em especial se está vivendo na China. Mas como eu já cumpri minha peregrinação às terras geladas do Norte da China, só continuo incentivando os que ainda não experimentaram essa aventura!

icbc-ice-sculpture

E mais uma história que me surpreendeu sobre o TAOBAO: médicos chineses estão pedindo que as pessoas parem de comprar sabonetes de leite materno no mais famoso site de vendas online chinês!!! Quando li achei que não havia entendido, mas no final pude comprovar que era isso mesmo: as mães estão deixando de amamentar para vender o leite aos fabricantes desse milagroso produto de rejuvenescimento e branqueamento de pele (sic) que revendem o produto final no TAOBAO. Na realidade, alguns depoimentos eram de mulheres que diziam fazer o produto artesanalmente com seu próprio leite, e que isso não estava prejudicando em nada o desenvolvimento de seu filho. Mas os médicos estão alertando que as propriedades do leite se perdem completamente nessa ‘manufatura’ (afff) e que também não há nada que comprove isso cientificamente.

Claro que minha curiosidade é maior e fui eu lá conferir. Não só é verdade, como ainda vendem os tutoriais e materiais para fazer e tem até no formato de Hello Kitty (muito mais cool, concordam??? rs)

breast

breastmilk

Mas para finalizar, estas e outras noticias corriqueiras da vida diária chinesa (bem como as fotos) eu recebo através de um website chamado Shanghaiist. O conteúdo é em inglês, mas quem quiser descobrir mais coisas divertidas e surreais curiosas sobre a China, pode dar uma navegada por lá!

Depois me contem o que acharam…

Zài Jiàn!

 

Anúncios

6 pensamentos sobre “Curiosidades sobre a China na mídia local.

  1. Sabonete de leite materno? E com formato Hello Kitty? Era mesmo só o que faltava! rsrsrs
    Gostei muito do velhinho de 109 anos e do dragão 🙂
    Abraços,
    Lu

    Curtir

  2. oi!
    bom dia por aqui!!!!!!!!!!!!!!!Copiei a foto do velho chines, sua expressão é demais!
    o dragão de objetos de porcelana, maravilha!
    …………..tem dois post que não comentei, pq me atrapalhei por aqui, mas podes ter certeza que li e adorei!
    Espero que o livro já fervilhe na tua cabeça!!!!!!!!!!!!!!!!! beijo grande para vc e familia!

    Curtir

  3. Chris,
    to rindo aqui do “Deus se distraiu e se esqueceu dele por aqui”. Além de parecer ser uma figura muito simpática é bem espirituoso este escritor
    Agora imagina se a moda do sabonete de leite materno pega no Brasil? O que vai ter mulher deixando o filho chorando de fome pra tratar a pele ou vender os tais sabonetes não está no mapa. Até pq nos dias de hoje a vaidade tá totalmente descontrolada.
    Amei as fotos do freezer à céu aberto, quer dizer da Cidade de Gelo.
    beijos
    Lola

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s