China/Curiosidades/Dicas de Shanghai/Viagens/viver na China

Shanghai – Nanpu Bridge (ponte Nanpu)

Essa ponte sempre me fascinou. Ela é enorme e suspensa por cabos de aço. Como tudo na China, imensa, enorme, imponente. Mas o que mais me chamou a atenção foi p projeto. Puxi é a área antiga da cidade, cheia de viadutos, sem mais espaço para crescer. Pudong a área nova, planejada, espaçosa e quase sem elevados. A ponte precisava ligar as duas partes da cidade e teria que ser alta o suficiente para não impedir o tráfego fluvial.

Em Pudong isso não seria problema, pois havia espaço para construir a ponte com o devido declínio, quase em linha reta. Já Puxi… ali não haveria espaço, de jeito nenhum. A solução foi a construção de um caracol até a altura necessária para iniciar a travessia.

Uma ponte em caracol, como um estacionamento de shopping. Sempre achei fantástico. E outro dia, sem querer, encontrei alguns fatos em relação a ponte que achei interessante dividir com vocês.

1b2d5e0e9a22ea161b2c900611b66c7d

A primeira ligação entre Puxi e Pudong

‘Nanpu Bridge’ foi a primeira ponte construída para atravessar o rio Huangpu. Foi um dos principais facilitadores para o desenvolvimento contínuo e rápido do Distrito de Pudong. A concepção e localização da ponte também a tornou uma atração turística. Ela ainda promove dois belos espetáculos, como quase tudo em Shanghai: a visão diurna e a noturna.

nanpu map

História

Huangpu é considerado pelos shanghaineses, como o rio-mãe do desenvolvimento e berço da formação da cidade. Mas ao mesmo tempo, ele dividia a cidade em duas partes, sem ligação terrestre e isso impedia o desenvolvimento de Pudong. Uma ponte seria a melhor solução.

A idéia de construir uma ponte surgiu na década de 1920. Em 1975, construíram uma ponte sob o  rio Songpu e, embora ela tenha reduzido a pressão temporariamente, não resolveu o problema do tráfego movimentado no rio Huangpu, porque era muito longe da área central da cidade.

Nesse ponto, os estudos para a ponte sobre o rio Huangpu, tornaram-se novamente o foco e, em agosto de 1986, o Conselho de Estado aprovou a aplicação para o projeto ‘Nanpu Bridge’. Em julho de 1988, mesmo ano em que foi decidida a construção do 3 irmãos, o governo de Shanghai pôde iniciar o processo para a construção. Em 1990, quando o governo chinês decidiu fazer do distrito de Pudong uma importante área de desenvolvimento, a construção da ponte Nanpu tornou-se um projeto ainda mais importante.

Nanpu_Bridge-6

Construção

Oficialmente a obra começou em 15 de dezembro de 1988 e foi concluída em 20 de junho de 1991. Deng Xiaoping pessoalmente escreveu o nome da ponte na viga principal. A cerimônia de abertura foi realizada em 19 de Novembro de 1991 e aberto ao tráfego em 1 de dezembro de 1991, tornando-se a primeira ponte sobre o  Huangpu, no centro de Shanghai, e a quarta maior ponte estaiada do mundo (naquela data). A obra foi financiada pelo ‘Banco Asiático de Desenvolvimento’ e o custo total foi de RMB 820 milhões (aproximadamente US$130 milhões).

A conclusão bem sucedida da ponte Nanpu estimulou o desenvolvimento econômico de Shanghai e também uma boa base para a construção subsequente das pontes de Yangpu e Xupu, ambas sob o Huangpu.

O comprimento total da Nanpu é 8.346 metros. A ponte principal é 846 metros e o comprimento total caracol circular elevado é 7500 metros. Com uma altura de 46 metros sobre a água, navios de até 55 mil toneladas são capazes de navegar por baixo da ponte.

A ponte principal é uma ponte estaiada com duas torres principais a 150 metros de altura, e lembrando a letra ‘H’. Cada lado da ponte tem 22 pares de cabo de aço. É uma estrutura composta de aço e concreto.

download

Algumas curiosidades:

  • O rio Huangpu corta Shanghai; possui 113 km, 400 metros de largura e 9 metros de profundidade . É o último afluente importante do Yangtze antes de desaguar no mar da China Oriental.
  • Hoje existem 5 pontes que cruzam o rio: Songpu, Xupu, Lupu, Nanpu e Yangpu.
  • Além das pontes, existem aproximadamente 5 túneis e várias linhas de metro que passam abaixo do rio.

Realmente uma obra magnífica e imponente.

Em tempo: hoje aqui na China é feriado, o dia de trocarem ‘moon cakes’, o ‘Mid-Autumm Festival’, em mandarim 中秋節 (Zhōngqiū Jié), se quiserem saber o que é, só dar um click aqui.

Zái Jián!

Anúncios

6 pensamentos sobre “Shanghai – Nanpu Bridge (ponte Nanpu)

  1. Seus posts são muito bons.
    Esta primeira foto da ponte é fantástica.
    Será que tem como um turista tirar uma parecida? tem algum prédio de onde se possa ver o caracol?

    Curtir

  2. oi!
    bom dia por aqui! que o dia seja tranquilo e cheio de paz, com a proteção ” da senhora da lua”!
    muito legal o post. o arrojo dessa ponte é fantástico. pena que por aqui esse arrojo
    não exista……………..e pelo visto, por ai não demoram tanto como por aqui!
    acho que vou morrer e não ver, a travessia pelo tunel entre santos e guarujá, o trem bala são paulo rio, e outras coisas……..
    como sempre curto muito o que vc escreve!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtido por 1 pessoa

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s