China/Compras/Curiosidades/Dicas de Shanghai/Palestras e Assessoria intercultural/Viagens

Dicas para uma experiência incrível em Shanghai

Todo mundo já sabe que a China é uma caixinha de surpresas, que por mais tempo que se viva nesse país, é impossível conhecer tudo que se quer (haja visto os meus 16 anos e ainda tem uma lista de desejos que só cresce…).

Hoje em dia viajar está difícil e acredito que continuará assim por mais um ano e somente em 2023 que as coisas estarão realmente funcionando no novo normal (isso é somente minha percepção e tomara que eu esteja errada), mas mesmo assim, muita gente me pergunta o que fazer em Shanghai ou mesmo na China. Estou bem reticente em fazer postagens aqui ou no instagram sobre viagem, mas a real é que temos que ter esperança e acreditar que tudo vai passar.

Aproveitando Shanghai

Então vamos ver algumas dicas básicas de Shanghai, que tirando duas, podem ser usadas para qualquer viagem pelo País do Meio.

Bom, para quem nunca foi lá, tem um roteiro básico do básico nesse link, que recomendo a quem não tem muito tempo e quer ver a China como ela é.

Para quem mora na China ou tem mais tempo para ficar numa viagem, ai as possibilidades são praticamente infinitas e essa lista poderia ser imensa, mas vamos focar para não ficar um tratado esse texto!

  • Fazer um food tour – não deixe de experimentar os sabores que a China oferece. Sei que muitas vezes dá um pouco de receio, por isso recomendo um food tour – ao menos o risco de errar será minimizado, vc vai saber exatamente o que está comendo e ainda conhecerá lugares e experiências gastronômicas que jamais realizaria sozinho. Eu sou fã da Lost Plate Food Tour, acabei fazendo amizade com um dos donos da empresa e eles dão desconto para leitores do Blog, é só dizer que viram a indicação aqui no blog.

Como estamos falando de Shanghai, vou deixar aqui o link dos dois tours que fiz na cidade (fora isso já fiz em Beijing, Suzhou, além de que eles tem em Xian, Chengdu, Shangri-la e Lijiang).

Café da Manhã em Shanghai

Jantar em Shanghai

  • Use o transporte público – Shanghai é uma Cidade extremamente organizada e sua rede de metro e ônibus são muito intuitivos, com informações em inglês e mandarim. Baixe o app MetroMan e seja feliz, sem perder preciosas horas dentro de um carro nos engarrafamentos. 

Aqui também deixo um link de um artigo que mostra a grandiosidade do metro de Shanghai, além da Rota 71 de ônibus, que é perfeita para turistar.

Metro em Shanghai

Rota 71

  • Suba em uma das torres da Skyline de Shanghai ao entardecer, assim poderá apreciar a vista durante o dia, se der sorte verá um belo por do sol, e depois ainda admirar as luzes que dão outra vida a cidade. Qualquer cidade na China precisa ser apreciada de dia e de noite. São duas versões do mesmo cartão postal! 

Bom, esse é um dos roteiros básicos, né? a dica é o horário e eu, Christine, recomendo ir na SWFC, popularmente conhecida como “abridor de garrafa”. Ela não é a mais alta, mas dela se vê todas, incluindo a imponente Shanghai Tower.

Para quem não conhece a historia dessa Skyline, fica aqui a dica de leitura.

Os três irmãos

  • Caminhe pelas redondezas do Yu Garden – não dá para ir a Shanghai sem visitar esse lugar, mas não se prenda somente ao complexo turístico. Saia pelas ruas ao redor, entre nos mercados locais, descubra onde realmente pulsa a vida chinesa. 

E tenho certeza que vai se surpreender. Deixe para comprar suas lembrancinhas nesses locais que nem placa na rua tem, que são os mercados estilo da rua 25 de Março em SP. Relaxe, faça muitas fotos, pechinche e divirta-se.

  • Use sapatos confortáveis e ande muito pela cidade – a democracia da moda chinesa te dá liberdade de ir como e onde quiser do jeito que quiser. Então não faça cerimônia: use seus sapatos mais confortáveis e aproveite muito as caminhadas locais. Além do que mesmo que se vá de carro ou transporte público até os pontos turísticos, chega uma hora que não há outra opção além de andar léguas dentro dos imensos complexos. 

Esse ainda é a melhor maneira de conhecer qualquer lugar do mundo e a China não existe sem andar, andar e andar. Para vocês verem como a coisa é maluca, aposentei (e dei a maioria) os meus sapatos de salto! Não há quem aguente andar pela China com esse acessório.

E você tem alguma dica imperdível dessa cidade? Conta para nós! 

Zái Jiàn!

4 pensamentos sobre “Dicas para uma experiência incrível em Shanghai

  1. Oi Christina!
    Lembra de mim? Vc me deu informações sobre a viagem a Shangri-lá. Não sei se vc sabe eu tinha programado tudo, por minha conta, como sempre faço. Pois bem, cheguei a ir de avião de Guantánamo Dali. Nos 2 últimos duas em Guangzhou eu já não estava muito bem e achei que era uma gripezinha e cansaço do trabalho. Fui assim mesmo. Com a ajuda da minha agente chinesa, já tinha um motorista me esperando no aeroporto. O meu hotel ficava na cidade antiga e um funcionário veio me buscar de carrinho elétrico. Hotel lindo! Fiz o checking, fui pro quarto e só saí 2 dd depois direto pro aroporto e embarquei num voo de volypra Guangzhou e depois num da Qatar pro Brasil. Passei muitíssimo mal, uma virose terrível. Cancelei todos os hotéis de percurso até Shangr-lá, perdi a passagem, não foi cara, de lá até Guangzhou. E ficou uma frustração imensa. E depois logo depois veio a pandemia e não voltei mais pra China. Assim que que puder voltar e que não seja no Inverno, farei essa viagem !

    Curtir

      • Isso tudo aconteceu em começo de outubro de 2019. Logo depois veio a pandemia. Na sequência, acompanhando as informações, me ocorreu que eu poderia ter tido covid, pois os sintoyforam idênticos. Mas daí já tinham se passado 8 meses. Eu fiz uma sorologia, mas não acusou anticorpos. Eu fiquei com muita fraqueza umas 3 semanas depois.

        Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s