Sempre fui interessada na filosofia chinesa e algumas práticas em especial, como o Feng Shui. Em minha casa no Brasil eu aplicava alguns conceitos, mas meu conhecimento se embasava num curso básico que fiz e algumas leituras. Sempre me deu resultados, mas isso é o tipo de coisa que você acredita ou não. É meio como uma superstição, religião, fé… Sei lá. Mas nossa cabeça é nosso guia e quando acreditamos naquilo que aplicamos os resultados podem ser muito melhores.
Só que quando mudei para a China, minha cabeça deu um nó, e isso faz todo o sentido, pois estamos do outro lado do equador. E apesar de os pontos cardeais serem sempre os mesmos, a nossa posição em relação aos fatores determinantes para análise mudam e sinceramente não consegui fazer a conexão! Mas como isso é uma prática que gosto e acredito, contratei uma profissional e fiz uma análise e aplicação do Feng Shui em casa. Para mim continua fazendo uma diferença bem grande, e pode parecer bobagem, mas alguns problemas pontuais que tive naquela casa, senti uma melhora imensa depois de aplicar as sugestões e algumas ‘curas’.
Outra coisa que aprendi com isso, foi que muitas vezes não adianta somente aplicar uma técnica que lemos em algum livro ou revista. O caso mais interessante para mim foi o da fonte. Eu adoro e sempre li que fonte está relacionada a energia, movimento, prosperidade. Claro que coloquei uma na entrada de casa. E isso foi a primeira coisa que me pediram para tirar, desativar! Fiquei chocada! Mas minha casa tinha uma escada bem no centro e bem grande, pois era de vários andares, e essa escada é um local de fluxo de energia imenso. Sendo assim, a fonte traria mais fluxo de energia, o que colocaria um excesso disso no ambiente e acabaria por prejudicar. Como diz um velho ditado popular: ‘tudo que é demais enjoa’, seja bom ou ruim. A falta de circulação de energia é prejudicial, mas o excesso faz tão mal quanto. Vivendo e prendendo e minha fonte virou um belo e interessante vaso!
Mas vamos ao que interessa.
Algumas curiosidades sobre o Feng Shui
O Feng Shui surgiu há 5000 anos, mas os princípios básicos foram registrados em escritos há somente 2000 anos.
Mas o auge da sua aplicação se deu durante a Dinastia Tang, que foi o período mais próspero da China antiga.
O Feng Shui também tem uma forte ligação com a Astrologia Chinesa.
Os quatro princípios básicos do Feng Shui são
• Qi
• Yin Yang
• Cinco Elementos
• Bagua
O interessante é que os três primeiros são praticamente usados em todas as técnicas chinesas, então os conceitos se completam, interagem, e uma coisa acaba influenciando na outra. Nesse link que falo sobre a Tradicional Medicina Chinesa, você pode conferir.
Partindo desse ponto, o Feng Shui também é baseado no equilíbrio (yin yang) e na boa energia (Qi). Se não há o equilíbrio entre as forças, não há harmonia. E quando a harmonia é rompida todos os ‘problemas’ ganham maiores proporções, mais força. Falta o equilíbrio.
Esse é o ponto chave de toda filosofia chinesa – harmonia, equilíbrio da energia.
O Qi (energia) é algo invisível, mas permeia todas as coisas do universo.
Feng – 风-significa vento, e se pronuncia \fang\.
Shui – 水 – significa água, e a pronuncia é \shuei\.
Então se chegar à China falando Feng Shui – 风水, ninguém vai te entender, já que o pinyin não é possível se ler como se escreve. O correto para falar é algo como \fang shuei\.
Todos nós temos o Yin e Yang, sendo sempre um mais forte que o outro. Todos os elementos da natureza também são divididos assim. Isso explica porque uns gostam mais do dia ou da noite, do verão ou do inverno, ou até porque temos necessidade de coisas quentes ou frias dependendo do tempo e da estação. Mas se somos yin, sempre temos que procurar elementos yang para fazer o contraponto e trazer harmonia.
Alguns exemplos do que é Yin e Yang
Objetos usados no Feng Shui
Mas lembrem-se do que escrevi no começo sobre a fonte. Nem tudo é bom para todos, existem vários fatores a serem analisados individualmente. Coloco aqui alguns significados que aprendi, de maneira isolada e superficialmente. Não sou especialista, somente uma curiosa!
Os chineses acreditam que tudo que vemos sempre, diariamente, precisa passar uma sensação positiva. Por isso a importância de alguns objetos na decoração chinesa como:
Vaso – traz a sensação de paz, boa saúde.
Relógio – é um objeto importante, pois espanta os ‘demônios’.
Peixe – em aquários, pinturas ou esculturas – longevidade.
Bagua com espelho – colocado em cima da porta de entrada traz mais ‘força’.
Mensageiro do Vento – o som dos tubos ajuda a criar equilíbrio com as energias naturais e atrai felicidade e prosperidade.
Nós Chineses – principalmente os vermelhos (cor favorita dos chineses), trazem a força da alegria e felicidade. As franjas representam as bênçãos para estar ‘em segurança’.
Moedas Chinesas – a forma delas, redonda por fora e com um quadrado no centro, representa a força da união entre o céu e a terra. Geralmente são usadas atadas por uma fita vermelha, atraindo a boa sorte e fortuna. Quando se coloca cinco moedas é para atrair fortuna e seis moedas para proteção dos ‘maus espíritos’.
Dragão-tartaruga – esse ‘animal’ une a força do imperador, representada pelo dragão, e a longevidade, através da tartaruga. Ele atrai fortuna e protege a saúde. A boca do dragão precisa estar voltada para fora da casa.
Vermelho – usado sempre que possível, pois além de estar relacionado com a prosperidade e fortuna, dizem que os ‘fantasmas’ não suportam olhar para essa cor, já que é a mesma do sangue, que significa vida. Interessante essa visão.
As possibilidades são muito maiores
Bom, existem mais centenas de objetos e significados para atrair boa sorte, saúde, prosperidade, fortuna, amor, harmonia, proteção etc, para sua casa. Como já disse em outro texto, se há ser humano supersticioso nesse mundo, ele é o chinês!
Como boa curiosa, sempre vou atrás desses significados e, pelo sim, pelo não, tenho muitos deles em casa!
Mas, hoje com muito mais cuidado para usá-los e não obter o resultado inverso do que estou querendo ou acreditando!
Só por curiosidade, coloco esse desenho que achei na internet e é bem interessante, apesar de que o yin não é o mal e o yang não é o bem. São forças opostas e se completam. Mas apesar disse, o exemplo é bem prático – a interação de duas forças.
Zài Jiàn!
Pingback: Feng Shui - ASSOCIAÇÃO SUL-AMERICANA DE TERAPEUTAS
Pingback: BaZi – Os 4 Pilares do Destino | China na minha vida
Pingback: Zhujiajiao – a mais antiga cidade de canais em Shanghai | China na minha vida
Pingback: Superstições – fantasmas chineses e antepassados | China na minha vida
Tenho muito interesse em conhecer a situação atual das mulheres na China.
Quem me recomendou seu blog, foi Etiene.
Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog: http://www.dinaaguiar.blogspot.com.br
Felicidades.
CurtirCurtir
Olá Diná!
Que prazer em te receber, e a Etiene sempre sendo generosa comigo e com o blog… Mas essa é ela! Uma alma impar! Vou visitar seu blog sim. E mantemos contato para conversar melhor…
Abraço.
CurtirCurtir
Eu gosto de Feng Shui, mas não manjo absolutamente nada haha.
Achei interessante o Bagua com espelho. Acredite, depois de ler esse post irei comprar um.
Beijos.
CurtirCurtir
As informações aqui são muito superficiais Vania. No link que indiquei, da Katia Steilmann, tem coisas bem interessantes. Beijo
CurtirCurtir
Curiosa que sou já dei minha xeretada básica por lá! 😉
CurtirCurtir
hahaha
CurtirCurtir
Maravilha de post
CurtirCurtir
xie xie! =]
CurtirCurtir
Que legal! Sempre tive curiosidade pra saber sobre feng shui, as pessoas acham que é só trocar os móveis de lugar ou mudar as cores, mas tem todo uma particularidade em cada lugar… Essa da fonte é bem interessante. Achei legal tb pq gosto muito de vermelho, falo até que eu tenho um armário da Mônica, de tantas roupas vermelhas que tenho rs
Kisu!
CurtirCurtir
Mas as cores também influenciam de acordo com seu ano. Eu tinha muita coisa vermelha na decoração, e era ano do dragão e eu sou dragão…hahahaha veja que loucura. Aí é que vc percebe que tudo que é demais pode ser ruim, até o que é bom!
Beijo!
CurtirCurtir
Bem, as moedas e os nós chineses eu já tenho (vc que me deu…rs). Quanto ao vermelho, tenho muitas peças e uma parede inteira pintada nessa cor. Temos vasos, relógio e peixes. Agora, falta o dragão tartaruga, os sinos de vento e baguá… Teremos que providenciar… rsrsrs… adorei a aula sobre o feng shui, beijokas!
CurtirCurtir
No minimo a tartaruga vc leva daqui… só produtos originais…hahaha Beijo.
CurtirCurtir
Oiêeeeeeeeeeeeeeeee tem q ser um(a) estudioso(a) da matéria pq depende de N situações…locais, necessidades específicas de cd um.
Ñ sou obstinada….rsrsrs
Beijussssssssss
CurtirCurtir
Como estamos em continentes diferentes pois, atualmente moro no Brasil o bagua deve ser usado de forma diferente ou lado oposto .
CurtirCurtir
Isso mesmo Ana, mas ainda faço confusão…rs
Beijo
CurtirCurtir
Aprendi que kan yu. é o nome correto do feng shui. É isso,mesmo?
CurtirCurtir
Só se for em japonês ou cantonês. Eu desconheço esse nome, mas não custa dar uma pesquisada, né?
Abraço
CurtirCurtir
Oiêeeeeeeeeeeeee
É muita coisa mesmo para conseguir harmonizar..como sou cética, isso para mim é complicado demais, mas algumas coisas faço uso como a cor vermelha…
Essa da fonte na entrada foi uma surpresa enorme…mas acho q no teu ambiente q tem muitas direções como escadas, vãos etc ñ é positivo, mas numa entrada normal
de apto por exemplo, tvz funcione…rsrsrs
Bjs
CurtirCurtir
Sim, na realidade o que sei é que funciona de acordo com as necessidades de quem está na casa, além de posição geográfica. =]
Beijo
CurtirCurtir
….oi!
bom dia por aqui!………..adorei a aula! vou estudar a respeito!
não conheço praticamente nada do feng shui, ou melhor nada!
……………vou escrever o email que te falei!
beijo grande para vc e família!
CurtirCurtir
Ok, vou ver! =]
CurtirCurtir