Continuando o artigo da semana passada, vamos descobrir mais algumas curiosidades sobre o casamento chinês, que por si só já é uma cerimônia que enche os olhos da gente, com tanto vermelho, dourado e a beleza de suas tradições.
Sinceramente, tenho notado que por mais que a China esteja no topo da lista de inovação tecnológica, que seja uma das principais economias do mundo, as raízes da cultura ainda estão presentes na sociedade. Percebo que a cultura ocidental deu seus passos dentro da sociedade chinesa, mas não a ponto de abafar a tradição milenar e seus costumes. Uma boa mistura, podemos dizer.
Mas vamos ao que interessa. A segunda lista de superstições.

Costumes do casamento chinês.
O noivo
O noivo deve homenagear seus antepassados. Um dia antes do casamento, todos os membros da família tradicionalmente queimam incenso para informar seus antepassados sobre o casamento que se aproxima.
No dia do casamento, a família do noivo deve rezar aos seus antepassados mais uma vez e os fogos de artifício (que hoje estão proibidos, mas eles usam um objeto que faz o som dos fogos, como uma caixa de musica) são normalmente acesos nos momentos em que o noivo e seus padrinhos partirem para a casa da noiva.
Resgatar a noiva
Ao chegar à casa da noiva, muitos obstáculos já estão definidos para o noivo e seus padrinhos. O envelope vermelho (hong bao) é um método ideal para se conseguir superar esses obstáculos.
Enquanto esperam pelo noivo, os membros da família da noiva já esconderam os sapatos e a deixaram em sua cama. O noivo deve primeiro encontrar os sapatos de sua noiva antes de tirá-la da casa de seus pais.

Sabor da vida real
Depois de localizar os sapatos e distribuir muitos envelopes vermelhos, a mãe da noiva levará uma tigela de sopa para o noivo. A sopa sempre tem um gosto horrível e é feita com molho de soja, vinagre, molho de mostarda, pimenta, sal e açúcar.
O sabor azedo, doce, amargo, sal e tempero intenso são necessários para a sopa, pois esses cinco sabores representam os sabores da vida cotidiana na cultura chinesa. E não é verdade? Não há vida real sem esses ingredientes!
A caminho da casa do noivo
Depois de resgatar a noiva, o noivo a segura nos braços para levá-la ao carro. No caminho para a casa do noivo, espera-se que a noiva nunca olhe para trás ou se despeça de seus pais. Esse costume carrega a boa vontade de que esse casamento siga adiante e nenhum deles lamentará sua escolha.
A família do noivo
Para não ter a sorte em conflito com a noiva, a família do noivo não deve atrapalhar a entrada dela na casa, inclusive deve se esconder quando ela chegar à casa deles.
Eles só podem surgir depois que o casal se dirige ao quarto nupcial (sim, é na casa do noivo, tradicionalmente).
Sem ossos quebrados
O peixe cozido no vapor que geralmente é servido nos banquetes do jantar de casamento chinês, porque significa fartura e prosperidade, não deve ser virado ou ter seus ossos quebrados, pois isso pode atrapalhar a sorte dos noivos e causar-lhes infortúnio.
Lagosta e frango
O povo chinês realmente gosta de simbolismo. Tudo o que fazem, incluindo a comida que comem, tem que ter algum. Se você traduzir lagosta para o mandarim, 龙虾 Lóngxiā, significa literalmente ‘camarão dragão’. Frango (ou algo semelhante) é geralmente o símbolo da fênix, então eles são servidos como um par. O dragão e a fênix são o símbolo de casal na cultura chinesa.
Doce começo, doce vida
Doces em embalagens vermelhas são distribuídos durante o casamento a todos os convidados, porque a doçura do doce simboliza o doce começo dos noivos e uma vida doce juntos. Olha as tâmaras ai de novo, com outro significado.
Peras de jeito nenhum
A palavra ‘pera’ em chinês realmente soa como ‘indo embora’. Se cortar uma pera, significa que vai separar e criar distância entre o casal.
Revivendo tradições antigas
Antes do casamento, é realizada a chamada cerimônia do chá, onde a noiva e o noivo homenageiam seus pais e sogros servindo um pouco de chá em troca de presentes ou envelopes vermelhos contendo dinheiro.
Mais sobre casamento chinês
Se quiserem saber mais sobre os rituais e tradições do casamento na China, acessem os links abaixo. Sempre foi uma das coisas que mais me chamaram atenção nessa cultura.
Fatos interessantes sobre o casamento chinês
A história do casamento chinês (Parte 1)
A história do casamento chinês (Parte 2)
China na nossa vida: a experiência de um casamento chinês
Quem viveu alguma experiência em casamentos por aqui? Conte para nós!
Zài Jián!
Adorei os artigos sobre o casamento. Estou convidada para um casamento aqui e não queria arriscar dar alguma mancada. Acho muito importante conhecer os costumes e saber o significado dos rituais. Você, como sempre, me salvando!!!! Muito obrigada!
CurtirCurtir
Que bom, Dayse! espero que goste da festa.
Beijão.
CurtirCurtir
Adorei sua postagem de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui e te agradeço por compartilhar…
Beijos 😘.
CurtirCurtir
Senti falta da explicação da fila de carros que fica rondando o bairro e fazendo um barulho muito alto como se fosse fogos de artifício.
Passam horas rondando o bairro e “soltando fogos fale” rsrsrd
CurtirCurtir
Oi Lairton,
Aqui em Shanghai não tem muito mais desses cortejos. Mas já vi alguns sim. Valeu a lembrança.
Abraço
CurtirCurtir