China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

As superstições no casamento chinês (parte 2)

Continuando o artigo da semana passada, vamos descobrir mais algumas curiosidades sobre o casamento chinês, que por si só já é uma cerimônia que enche os olhos da gente, com tanto vermelho, dourado e a beleza de suas tradições.

Sinceramente, tenho notado que por mais que a China esteja no topo da lista de inovação tecnológica, que seja uma das principais economias do mundo, as raízes da cultura ainda estão presentes na sociedade. Percebo que a cultura ocidental deu seus passos dentro da sociedade chinesa, mas não a ponto de abafar a tradição milenar e seus costumes. Uma boa mistura, podemos dizer.

Mas vamos ao que interessa. A segunda lista de superstições.

Costumes do casamento chinês.

O noivo

O noivo deve homenagear seus antepassados. Um dia antes do casamento, todos os membros da família tradicionalmente queimam incenso para informar seus antepassados ​​sobre o casamento que se aproxima.

No dia do casamento, a família do noivo deve rezar aos seus antepassados ​​mais uma vez e os fogos de artifício (que hoje estão proibidos, mas eles usam um objeto que faz o som dos fogos, como uma caixa de musica) são normalmente acesos nos momentos em que o noivo e seus padrinhos partirem para a casa da noiva.

Resgatar a noiva

Ao chegar à casa da noiva, muitos obstáculos já estão definidos para o noivo e seus padrinhos. O envelope vermelho (hong bao) é um método ideal para se conseguir superar esses obstáculos.

Enquanto esperam pelo noivo, os membros da família da noiva já esconderam os sapatos e a deixaram em sua cama. O noivo deve primeiro encontrar os sapatos de sua noiva antes de tirá-la da casa de seus pais.

Sabor da vida real

Depois de localizar os sapatos e distribuir muitos envelopes vermelhos, a mãe da noiva levará uma tigela de sopa para o noivo. A sopa sempre tem um gosto horrível e é feita com molho de soja, vinagre, molho de mostarda, pimenta, sal e açúcar.

O sabor azedo, doce, amargo, sal e tempero intenso são necessários para a sopa, pois esses cinco sabores representam os sabores da vida cotidiana na cultura chinesa. E não é verdade? Não há vida real sem esses ingredientes!

A caminho da casa do noivo

Depois de resgatar a noiva, o noivo a segura nos braços para levá-la ao carro. No caminho para a casa do noivo, espera-se que a noiva nunca olhe para trás ou se despeça de seus pais. Esse costume carrega a boa vontade de que esse casamento siga adiante e nenhum deles lamentará sua escolha.

A família do noivo

Para não ter a sorte em conflito com a noiva, a família do noivo não deve atrapalhar a entrada dela na casa, inclusive deve se esconder quando ela chegar à casa deles.

Eles só podem surgir depois que o casal se dirige ao quarto nupcial (sim, é na casa do noivo, tradicionalmente).

Sem ossos quebrados

O peixe cozido no vapor que geralmente é servido nos banquetes do jantar de casamento chinês, porque significa fartura e prosperidade, não deve ser virado ou ter seus ossos quebrados, pois isso pode atrapalhar a sorte dos noivos e causar-lhes infortúnio.

Lagosta e frango

O povo chinês realmente gosta de simbolismo. Tudo o que fazem, incluindo a comida que comem, tem que ter algum. Se você traduzir lagosta para o mandarim, 龙虾 Lóngxiā, significa literalmente ‘camarão dragão’. Frango (ou algo semelhante) é geralmente o símbolo da fênix, então eles são servidos como um par. O dragão e a fênix são o símbolo de casal na cultura chinesa.

Doce começo, doce vida

Doces em embalagens vermelhas são distribuídos durante o casamento a todos os convidados, porque a doçura do doce simboliza o doce começo dos noivos e uma vida doce juntos. Olha as tâmaras ai de novo, com outro significado.

Peras de jeito nenhum

A palavra ‘pera’ em chinês realmente soa como ‘indo embora’. Se cortar uma pera, significa que vai separar e criar distância entre o casal.

Revivendo tradições antigas

Antes do casamento, é realizada a chamada cerimônia do chá, onde a noiva e o noivo homenageiam seus pais e sogros servindo um pouco de chá em troca de presentes ou envelopes vermelhos contendo dinheiro.

Mais sobre casamento chinês

Se quiserem saber mais sobre os rituais e tradições do casamento na China, acessem os links abaixo. Sempre foi uma das coisas que mais me chamaram atenção nessa cultura.

Fatos interessantes sobre o casamento chinês

Casamento chinês

A história do casamento chinês (Parte 1)

A história do casamento chinês (Parte 2)

China na nossa vida: a experiência de um casamento chinês

Quem viveu alguma experiência em casamentos por aqui? Conte para nós!

Zài Jián!

3 pensamentos sobre “As superstições no casamento chinês (parte 2)

  1. Senti falta da explicação da fila de carros que fica rondando o bairro e fazendo um barulho muito alto como se fosse fogos de artifício.
    Passam horas rondando o bairro e “soltando fogos fale” rsrsrd

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s