Já escrevi vários artigos aqui no blog e no Brasileiras pelo Mundo sobre casamento na China.
Mas achei esses fatos bem interessantes para dar uma reavivada na memória, de quem ainda não conhece os hábitos chineses. E a gente sempre descobre algo de novo!
Casamento aqui é coisa séria e, apesar de um estilo e valores diferentes, a indústria do casamento é cada dia mais forte e lucrativa.
- Diferente do Brasil, a família do noivo é totalmente responsável por todos os custos do casamento. Presentes (geralmente dinheiro), são muitas vezes dados à família da noiva como um gesto de amizade, boa sorte e respeito. Quanto mais presentes (leia-se: maior o valor em dinheiro) eles receberem, mais boa sorte terão. Além disso, a família da noiva ficará muito mais feliz com o casamento que sua filha está fazendo. Já havia dito antes, que aqui tudo gira em torno do $$$.
- Apesar de hoje em dia, ser cada vez mais comum as noivas vestirem o tradicional vestido branco nos padrões ocidental, ao menos em algum momento da cerimônia a noiva usará um vestido vermelho. Isso traz prosperidade, boa sorte, fortuna.
- O caractere “Xi” 喜 (felicidade), escrito duas vezes seguidas é usado em casamentos chineses, como um dos principais ornamentos, significa dupla felicidade..
- As fotos do casamento são feitas com meses de antecedência. Então não se espante de chegar na festa e encontrar vários posters dos noivos vestidos com toda pompa e circunstância.
- Na dia antes da cerimônia, o noivo e a noiva não podem se ver, porque esse encontro vai trazer má sorte para sua vida de casado.
- Antigamente, mas acho que essa tradição ainda existe, as pessoas que arrumam o quarto dos noivos colocam uma série de ‘amuletos’ embaixo do lençol, como: amendoim, sementes de lótus, caracteres que representam bebês, fertilidade, etc com o intuito de ajudar na fertilidade do casal. Aqui, essa história de casar e esperar anos para ter filhos ainda não pegou…
- No dia do casamento, o quarto do casal é completamente decorado em vermelho, do teto até a cama. Além dos lençóis, usam bolas de gás, fitas coloridas, festões, luzes. A maior produção!
- Uma tradição antiga também, é que somente as moças solteiras poderiam usar cabelo solto. Claro que isso não é mais uma regra social, mas na cerimônia de casamento o ritual persiste. Na noite antes do casamento, a mulher mais idosa da família da noiva penteia o cabelo dela como um símbolo de bondade e o cabelo é preso em um coque.
- Quando a noiva chega na casa da família do noivo, o casal se curva para o céu, depois para os pais do noivo, e finalmente na direção oposta a eles. Isso significa que estão oficialmente casados.
- No terceiro dia após o casamento, o casal visita a família da noiva para mostrar que ela está fazendo muito bem à família do noivo. Para a maioria das noivas na China antiga, esta poderia ser a última vez que veriam seus pais. Aqui quando se casa, a noiva passa a pertencer a família do noivo. E esse é um dos motivos da preferência dos pais por filhos homens. Quem tinha uma filha mulher criava para perdê-la. Hoje, em muitas regiões da China, isso não é mais realidade. Mas não acabou totalmente.
- O pôr do sol é tido como o melhor momento do dia, assim os casamentos são geralmente realizados nesse horário.
- Entre os brindes para os convidados, comuns em casamentos, está desde delicados enfeites de cristal até caixas com bombons e maço de cigarros. E também é comum os noivos irem de mesa em mesa brindar e oferecer cigarro aos convidados. O cigarro ainda é um símbolo de status na China.
Gostaram das curiosidades?
Alguém conhece mais algum costume tradicional nos casamentos chineses? Compartilha aqui!
Zái Jiàn.
Pingback: Against the Gods (Novel) – Capitulo 5 – MangasFox
Pingback: Against the Gods (Novel) – Capitulo 6 – MangasFox
Pingback: As superstições no casamento chinês (parte 2) | China na minha vida
Queria saber como sao as alianças deles (povo chines).
CurtirCurtir
Olá Tatiane,
As alianças sa6o como as que temos no Brasil, alguns colocam na das mulheres um diamante. Mas eles preferem as de ouro branco ou o ouro 24kl que é mais dourado, não sei explicar.
Abraço
CurtirCurtir
gostaria de agradecer, pois estou escrevendo um livro e precisava de uma base já que na historia ocorre um casamento na china, foi de muita utilidade, não me aprofundei no assunto, mas tive uma base para aborda-lo, obrigado.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom Reynaldo.
Depois avisa quando o livro for lançado!
Abraço
CurtirCurtir
Me apaixonei por esse blog!!!!
Deve ser incrível passar por uma experiência como essa.
Vc conhece casais de brasileiros q se casaram com esses rituais?
CurtirCurtir
Obrigada Julia,
Então, é difícil a gente casar com esses rituais todos, mas no meu casamento chinês eu fui de vermelho. olha aí:
https://chinanaminhavida.com/2015/01/15/meu-casamento-chines/
Mas tem uma leitora do blog que casou com um chinês. E pelo que entendi eles vieram para a China e fizeram toda a cerimônia tradicional aqui.
Abraço.
CurtirCurtir
Gente que coisa hen? Muito interessante tudo isso! Adorei ler o texto Chis, são informações valiosa, todas vezes que leio alguma coisa sobre a China, aumenta mais é mais a curiosidade de conhecer esse país…fico pasma com tudo isso.
CurtirCurtir
Olá Marcia,
Mas venha sim… vale muito à pena conhecer de perto esse país.
Compensa todo cansaço da viagem.
Abraço.
CurtirCurtir
O tal famoso dote hahahha…
Quer dizer então que se uma menina chinesa casar com um cara sem dinheiro ela deve amar ele muito ne? Cheio de mulher interesseira hahaha 😀
CurtirCurtir
haha Endrio,
Sim ela tem que amar muito. Mas no final nem dá para generalizar como interesseira, pois isso é a cultura deles. Não conhecem outro jeito de fazer. E na maioria das vezes os pais são mais preocupados com isso, do que os filhos.
Abraço.
CurtirCurtir
Pingback: Casamento Chinês | China na minha vida
Boa tarde,queria saber se na China quando casa a esposa adota o nome do marido ou não?
CurtirCurtir
Olá Vitória, eu acho que não. Mas vou me certificar. Abraço
CurtirCurtir
Oiii! É realmente isso meu amigo chinês disse. Ele vive reclamando que nunca namorou porque as meninas não querem rapazes simples; é tradição o homem comprar a casa e ele não tem dinheiro pra isso.
CurtirCurtir
Isso mesmo Gabi! Não deve ser fácil. Outro dia me contaram que um cara comprou um anel de noivado para a moça e ela devolveu porque era pequeno demais. Se ele quisesse casar com ela que trocasse por um maior…. coisas da China. Beijo
CurtirCurtir
oi!
boa tarde por aqui!
temperatura agradável, mas está caindo uma garôa forte!
realmente os valores são bem diferentes! agora vermelho num quarto para o dia das núpcias, haja estímulo!
rsrsrsrsrsr
beijo grande para vc e familia!
CurtirCurtir
E esse está bem ‘tranquilo’ Edson…hehe. Acredite! Beijo
CurtirCurtir