China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

As superstições no casamento chinês (parte 1)

Todos os meus artigos sempre começam com uma historinha básica, e esse não será diferente.

Outro dia, meu marido recebeu duas lembrancinhas de casamento de funcionários da empresa. Ele não foi convidado para a festa, mas mesmo assim os noivos presenteiam os conhecidos com esses mimos para “avisar” que estão casados.

Como muitos dos presentes chineses, as caixas são espetaculares. O que vem dentro delas, nem sempre nos agrada, mas eu amo caixas, então está tudo certo.

Essas lembrancinhas vinham recheadas de doces (tipo lembrancinha de festa infantil no Brasil), mas havia uma peculiaridade: as duas caixas tinham uma embalagem vermelha dentro, muito semelhantes, que parecia um bombom. Quando abri, pensei que fosse uma ameixa e logo percebi que isso deveria ter algum significado para os noivos, já que as duas caixas tinham esse item.

Bom, como todos sabem, quem procura, acha. E não só encontrei o que significam as tâmaras (sim, não eram ameixas), como um monte de outras curiosidades super interessantes sobre superstições nos casamentos chineses.

Assim sendo, vou dividir com vocês minhas descobertas.

Casamento chinês e as superstições

Tamara chinesa

Claro que tinha que começar por essa:

A jujuba (chamada de tâmara chinesa) é chamada de枣树 zǎo shù. Como o som zǎo é o mesmo que em ‘zǎo’ (cedo), a tâmara enfatiza o desejo de ‘em breve’ e isso pode significar um desejo de que as crianças nasçam em breve. Resumindo: tenham filhos logo! Também achei alguns textos que diziam que as tâmaras significam fertilidade. No final a mensagem continua a mesma.

Funerais e recém-nascidos nem pensar

O casal não deve comparecer a funerais ou casamentos três meses antes e depois do seu próprio casamento para evitar um choque na sorte. Eles também não devem visitar uma mulher que acabou de dar à luz, pelo mesmo motivo.

Morte dos pais

Se um dos pais da noiva ou do noivo falecer, o casal deve se casar dentro de 100 dias após a morte. Caso contrário, eles terão que esperar 1.000 dias antes de fazê-lo. Esse costume é geralmente observado como um sinal de respeito ao falecido.

Cama do casal

Ninguém deve dormir na cama nupcial depois de ter sido abençoada (só não encontrei por quem é dada a benção). Se o noivo tiver que dormir nela antes do casamento (já que geralmente é a cama dele), só poderá fazê-lo na companhia de um menino nascido no ano do dragão. Deixar um lado da cama vazio é considerado azar.

Ano novo chinês

É melhor evitar se casar no primeiro mês do calendário lunar, para evitar conflitos de sorte com o Ano Novo Chinês. Também é bom evitar o casamento durante o terceiro mês do calendário lunar – que é quando ocorre o Festival de Qingming, ou dia da varredura da tumba – e o sétimo mês do calendário lunar, porque a energia negativa está em força total durante esses períodos. O sexto mês do calendário lunar também não deveria ser uma opção; devido à crença de que é meio ano, o que pode resultar em um “meio casamento”.

Sendo assim, sobraram somente 8 meses para se casar no ano e vale ressaltar que os meses no calendário lunar são móveis, variam segundo a lua.

Encontro de duas noivas

Se acontecer de duas noivas se encontrarem no dia do casamento pode haver um choque de sorte. Se isso acontecer é sugerido que os noivos troquem os famosos envelopes vermelhos para neutralizar os efeitos.

Dama de honra solteira

De acordo com a lenda, uma noiva não deve ter como dama de honra uma amiga solteira que já tenha sido dama três vezes. Acredita-se que, se ela for dama de honra por mais de três vezes, sua sorte conjugal será afetada negativamente, e a da noiva também.

Essa crença vem de uma lenda muito antiga onde as damas escolhidas se vestem como a noiva para enganar o diabo. Portanto, se uma moça é dama de honra por tantas vezes, acredita-se que ela é contaminada e reconhecida pelo diabo.

Para reverter a maldição, por assim dizer, a dama pode teria que ser a única a pegar o buquê de noiva ou ser dama de honra por sete vezes. O problema é que nenhuma noiva quer correr o risco de ter uma dama de honra que traga má sorte, não é?

Cores

Não deve haver detalhes em branco, azul e verde para a decoração do casamento, pois são consideradas cores do luto. Além disso, como os crisântemos amarelos ou brancos são geralmente usados durante os funerais, eles não devem ser incluídos como parte do arranjo floral.

Se bem que hoje em dia, as noivas chinesas estão aderindo com força ao tradicional vestido branco ocidental em algum momento da sua recepção de casamento.

Quatro é igual a morte

Os números são um aspecto a ser observado, com quatro sendo o pior absoluto. E já escrevi sobre isso diversas vezes aqui no blog. O quatro é abominado pelos chineses, seja em que situação for, pois o número quatro soa como a palavra “morte” em chinês.

A data do casamento não pode ter quatro, os presentes e lembrancinhas não podem remeter a esse número, inclusive as mesas da recepção, se forem numeradas, não haverá a de número quatro, 14 ou 24, por exemplo.

O número oito, por outro lado, poderia ser amplamente fundido em casamentos chineses, pois significa “prosperidade” e “ficar rico”. Da mesma forma, o número nove significa algo que é “duradouro”.

Como tem curiosidades nessa China!

Como disse no inicio, quem procura acha… e eu achei muita coisa!

Decidi então dividir em dois artigos. Acho que se procurar, acho mais coisas ainda, mas aí vocês conferem na semana que vem.

Se alguém conhecer algum costume que não está aqui, envia que coloco no próximo artigo.

Fiquem de olho, porque ainda tem muita coisa interessante sobre esse tema por aqui!

Zài Jián!

5 pensamentos sobre “As superstições no casamento chinês (parte 1)

  1. Oieeee….
    Então as ameixas eram tâmaras???? Achei muito lisinhas p serem elas…rsrsrs
    Muitas superstições…mas tem explicação p tudo, algumas bem louváveis.
    Bjs

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s