Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

Como trazer boa sorte em seu ano do horóscopo chinês (Ben Ming Nian)

O zodíaco chinês é composto por 12 animais, que formam um ciclo. Então a cada 12 anos cada um de nós passará pelo ano do próprio signo, que é chamado pelos chineses de ‘Ben Ming Nian’, um ano não muito bom para os nascidos naquele signo.  E para facilitar, sempre estaremos no ano do nosso animal com as idades de 12, 24, 36, 48, 60, 72 e assim por diante.

Só um parênteses: aqui na China ninguém consegue esconder a idade! Se você fala seu signo, é só fazer um cálculo rápido! =P

Voltando ao tópico desse artigo: o ano do zodíaco começa no dia do ano novo chinês e termina no último dia do ano lunar chinês (véspera de ano novo chinês). Por exemplo, 2016 é o ano do macaco, que começou em 8 de fevereiro de 2016 e terminará em 27 de janeiro de 2017.

Por que o ano do nosso animal é um ano sem sorte?

De acordo com a astrologia chinesa, em seu ano do zodíaco chinês, as pessoas ofendem Tai Sui, o deus da idade, e podem despertar a ira dele. Nem sempre acontecem coisas ruins, mas é um ano difícil. Portanto, os seguidores da astrologia chinesa prestam atenção especial à sua conduta a cada 12 anos de suas vidas, isto é, nos anos que seu animal é o regente.

Mas quem é Tai Sui?

Tai Sui não existe realmente, como um deus. É uma estrela imaginária que muda de posição (cerca de 30 graus) a cada ano, isto é, orbitando a Terra a cada 12 anos. Ele está na posição diretamente oposta a Júpiter. Cada ano tem seu próprio Tai Sui.

Mais tarde, durante o curso da história, Tai Sui evoluiu para o deus da idade, no imaginário popular, e tem sido adorado pelos chineses de uma geração para outra. As pessoas oferecem ‘sacrifícios’ ao deus da idade, para se livrar do infortúnio e orar por bênçãos em seu ano do zodíaco.

tai_sui_plaque_2016_800

Usando a direção certa

Os astrólogos chineses dizem que Tai Sui nem sempre trará má sorte no seu ano. Em tese você pode fazer uso de Tai Sui para trazer boa sorte, indo na direção oposta que ele estará no seu ano. Deve-se colocar  camas, cadeiras, mesas de trabalho na posição que pode te afastar de Tai Sui, ou seja, “para que não se encontre com Tai Sui”, em um esforço para ter boa sorte.

Bom, gente, para mim isso é muito complicado, pois não tenho a mínima noção de direção e muito menos de onde estão os pontos cardeais. E até escrevi sobre isso nesse artigo: A importância dos pontos cardeais na China.

Mas vamos ao exemplo que encontrei: em 2016, ano do macaco, Tai Sui está no sudeste. Assim, nesse ano, quem é macaco deveria ter  ajustado seus móveis e suas ações para o nordeste (direção oposta) para obter boa sorte. Ao fazer algo importante, como uma negociação, os macacos deveriam estar de frente para o nordeste, e eles teriam uma boa chance de sucesso.

E em 2017, o ano do Galo, Tai Sui estará a Oeste (270°). Então, quem nasceu no ano do Galo, deverá sempre estar voltado para o Leste para não encontrar com Tai Sui! Vai saber, não é?

60-taisuis

Os 60 Tai Sui, que completam o ciclo do horóscopo chinês.

Como obter boa sorte no seu ano

De acordo com a tradição chinesa, há algumas coisas que as pessoas podem fazer para afastar a má sorte no seu ano do zodíaco chinês, além de fugir do Tai Sui!

Vestindo vermelho – Já escrevi diversas vezes aqui que o vermelho é uma das cores mais queridas da cultura chinesa, representando prosperidade, lealdade, sucesso e felicidade. O vermelho pode afastar a má sorte e os maus espíritos.

Portanto vestir vermelho durante o seu ano do zodíaco vai lhe trazer boa sorte e dar-lhe um bom ano. Você pode usar um cinto vermelho, meias vermelhas, sapatos vermelhos, ou roupas vermelhas. As roupas de baixo vermelhas são altamente recomendadas durante o seu ano zodiacal. Haja visto que há lojas especializadas em vender esse tipo de roupa, todas vermelhas – de cuecas a soutiens, e tudo mais que seja necessário. E aí vemos como um código cultural pode fazer a diferença: o vermelho não tem nada de sexy aqui. Uma calcinha vermelha é proteção. Somente isso!

Mas… (sempre tem o mas…) há uma regra que você precisa prestar atenção, ou o vermelho não vai afastar a má sorte: não pode comprar sua própria roupa de baixo vermelha! Tem que ser um presente dado por um cônjuge, membro da família ou amigo.

chinadaily

Acessórios de Jade – Além de usar vermelho, você também pode usar acessórios de jade durante o seu ano para afastar a má sorte, como pingentes, brincos, anéis e pulseiras.

Bom, é isso gente! Mais uma superstição chinesa para aumentar a lista, que já está enorme!

Se quer saber qual seu signo chinês, dá um click nesse link: Qual o signo chinês para 2017.

E complementando as sugestões para previsões do ano do Galo que dei no artigo anterior, encontrei mais esse website (em inglês), que é muito interessante: The Coverage – Life Style. E lá também tem uma artigo mais técnico sobre o Tai Sui.

Um excelente ano novo para você, seja lá qual for seu signo chinês!

Espero que em 2017 a gente continue se encontrando por aqui.

E siga também nossa página no Facebook e Instagram.

Zái Jiàn!

Xin nian Kuai Le!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Como trazer boa sorte em seu ano do horóscopo chinês (Ben Ming Nian)

  1. Ufaaaaaa…o ano do macaco foi muito bravo para mim.
    Oxalá o do galo seja melhor!
    bjs
    PS:Ganhar lingerie vermelha é q ficou complicado, seria mais fácil comprar…hahaha

    Curtido por 1 pessoa

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s