Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

A China e sua infinita lista de curiosidades.

Sempre que começo a pesquisar alguma coisa na internet, acabam me aparecendo listas de curiosidades, novos fatos, coisas que a gente nem imaginava. Listei algumas aqui, mas há vários artigos no blog com esse tema: fatos sobre a China.

E acho que não estou repetindo nenhum na lista de hoje. Mas com tantos séculos de história, com tantos altos e baixos, épocas de decadência e de glória, não poderia ser diferente.

china-red-424993_960_720

Vejam só:

  • Um em cada cinco pessoas no mundo é chinesa. A população da China é quatro vezes maior do que os Estados Unidos.
  • Os biscoitos da sorte não é um costume tradicional da cultura chinesa. Eles foram inventados em 1920 por um operário da ‘Heong Noodle Factory’ em San Francisco. E a China levou a fama…
  • Mas o pastel, tal e qual conhecemos no Brasil, não foi criado na China, apesar de toda pastelaria ser de um chinês! Foram os imigrantes asiáticos, que foram para o Brasil na época da Guerra, que tentaram fazer uma massa o mais parecida possível com o rolinho primavera, usando ingredientes locais.
  • A China também é conhecido como o “Reino Florido” e muitas das frutas e flores (como o laranja e orquídeas) agora são cultivadas em todo o mundo.

download (4)

  • Os chineses inventaram  a pipa a  cerca de 3.000 anos atrás. Elas eram usadas para assustar os inimigos na batalha, e Marco Polo (1254-1324) observou que as pipas também foram usadas para predizer o sucesso de uma viagem. Era considerado má sorte deixar uma pipa se soltar.
  • Lutas de grilos é uma diversão popular na China. Muitas crianças chinesas possuem grilos como animais de estimação. E essa época (verão na China) é comum ver vendedores de grilos pelas ruas, com suas bicicletas e o som forte e ritmado dos grilos nas gaiolinhas.
  • Muitos historiadores acreditam que o futebol teve origem na China por volta de 1000 A.C. Mas veja só isso! Compra essa briga agora, Inglaterra…
  • Ping-pong é um dos jogos mais populares na China, mas não foi inventada na China. Originou-se na Grã-Bretanha, onde é chamado tênis de mesa. E os chineses são craques nisso.
  • Visto como um símbolo de status, coleção de selo é o hobby ‘número um’ na China. E realmente, quando são lançados os selos do animal que rege o novo ano lunar, as pessoas fazem fila, por dias, nas portas dos correios. Ninguém quer ficar sem o  selo para sua coleção.
  • Pandas gigantes datam de dois a três milhões de anos. Os primeiros imperadores chineses mantinham pandas para afastar os maus espíritos e os desastres naturais. Pandas também foram considerados símbolos do poder e bravura. Além de fofos, heróis!

Atlanta_Zoo_Panda

  • Os chineses foram os primeiros a inventar a roda d’água para aproveitar água nos anos 31-1 D.C., 200 anos antes dos europeus. A China também foi o primeiro país no mundo a usar um arado de ferro.
  • As artes marciais são praticadas em toda a China e foram desenvolvidas através dos métodos da agricultura antiga e da caça.
  • Na China antiga, o lótus era vista como um símbolo da pureza e era sagrada tanto para os budistas e taoístas. A peônia – rainha da flores – simbolizava a primavera, o crisântemo a vida longa, e o narciso trazia boa sorte.
  • Os chineses fazem a seda, há 3.000 A.C. Os romanos chamavam a  China de  “Serica”, que significa “Terra de seda.” Os chineses guardavam os segredos de fazer a seda, e quem fosse pego contrabandeando ovos do bicho ou casulos era condenado à morte.
  • Durante a primeira metade do século XX, Shanghai foi o único porto do mundo que aceitava receber  os judeus que fugiam do Holocausto sem visto de entrada e, muitas vezes, sem documentos. Existe um bairro judeu na cidade e museus sobre essa época.

Já conhecia alguns desses?

Sabe de outros fatos interessantes? Divide conosco aqui nos comentários.

 Porque se pensam que acabou, estão enganados. Tem muita coisa que a gente nem imagina…

Zái Jián!

再见!

Colabore com a gente! Faça sua reserva (para qualquer lugar do mundo) clicando no logo do Booking.com acima ou na lateral da página. Xie xie! Obrigada!

Colabore com a gente! Faça sua reserva (para qualquer lugar do mundo) clicando no logo do Booking.com acima ou na lateral da página. Xie xie! Obrigada!

Anúncios

8 pensamentos sobre “A China e sua infinita lista de curiosidades.

  1. O Casulo do bicho da seda era utilizado como ouro, como, poder e prestigio…em muitos países orientais,,incluindo a mongolia na época de Marco Polo e a Rota da Seda um maior caminho para o comércio..Impressionante ver a lagarta se alimenta folha da amor.. e se transforma em casulo..nossa criança , a maioria nunca viram isso como citou o colega,,,abração

    Curtido por 1 pessoa

  2. Bom dia Cris!

    Fico impressionada com seus textos na riqueza de detalhes \o/
    Como comecei a te seguir a pouco tempo, ainda tenho muitos deles para ler…vou usar as férias Hahaha
    É tudo muito novo para mim é diferente também, mas continuo firme no propósito de por meus pés nesse lugar e ver in loco tudo isso!
    Uma lida semana para vocês do outro lado do mundo….
    Ps: saudades dos provérbios!

    Simone Raquel

    Curtir

    • Olá Simone,
      Obrigada! Fico muito feliz em poder te ‘trazer’ para esse lado do mundo.
      Em breve farei outra seleção de provérbios! Pode deixar.
      Mas todas sexta e segunda publico algum na fanpage do Facebook.
      Segue a gente lá também.
      Beijo e boa semana para vc também.

      Curtir

  3. oi1
    boa tarde!
    hoje as 6,30h o termometro marcava 11°………frioooooooooooo!
    pelo menos está seco, e ai dá para aguentar melhor!
    agora 13,43h, estou dentro de casa e está muito frio!
    muito bom saber essas coisas todas! Acredita que hoje a juventude
    não sabe da existencia do bicho da seda……
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s