Blog/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Fatos da China

SEDA

De acordo com a lenda chinesa, a seda foi descoberta em 3000 AC por Xi Ling Sui, esposa do legendário imperador Huang Di. Quando um casulo do ‘bicho da seda’ caiu acidentalmente dentro da sua xícara de chá quente, percebeu que o casulo era formado finos fios que se soltaram na água quente. E assim surgiu a seda. A China ainda hoje é a produtora de 54% de toda seda no mundo.

Museu da Seda em Suzhou – 2011

SOBRENOME

Apesar de existirem milhões de sobrenomes na China (ou nomes de familia), os 100 mais comuns, que juntos são menos de 5% dos existentes, são usados por nada mais, nada menos que 85% da população chinesa. Os 3  mais comuns dentre os comuns são: Li, Wang e Zhang, que respectivamente representam 8, 7,5 e 7% desse montante. Esses números representam aproximadamente 300 milhões de pessoas e já dá para saber que são os sobrenomes mais comuns no mundo (quando a estatística é feita em cima de população, a China não dá chance a mais ninguém!). Em chinês a frase ‘três Zhang, quatro Li’ (Zhang san Li sì – 张三李四 ) é popularmente usada para dizer ‘qualquer um’.

MATEMÁTICA

A matemática chinesa, evoluiu independentemente da matemática grega e, consequentemente, é um tópico de muito interesse aos historiadores da matemática. Acredita-se que os chineses já usavam o sistema decimal antes do século 14 AC, ou seja, 2300 anos antes de ser conhecido na matemática européia. E também é possivel que eles foram os primeiros a utilizar um lugar ao zero.

TABACO

Já falei em algum momento, mas vamos de novo: a China é o maior produtor e consumidor de tabaco no mundo (claro). O número aproximado de fumantes é de 350 milhões (no minimo…) e aqui são produzidos 42% dos cigarros consumidos no mundo. Especialistas afirmam que aproximadamente 1,2 milhões de chineses morrem anualmente vitimas do tabagismo. E apesar das tentativas de informação à população sobre os maleficios do fumo e de algumas leis de restrição aos locais de fumantes, que começaram em 2010, estima-se que o número de mortes pelo tabagismo será de 3,5 milhões de pessoas em 2030. Agora, 60% dos médicos chineses (homens) são fumantes, a maior proporção no mundo! Então fica super fácil conscientazar a população, né?

POPULAÇÃO

 

Nanjing Pedestrian Street – Shanghai – outubro/2009

São mais de 160 cidades chinesas que possuem mais de 1 milhão de habitantes! Nos EUA são 9 cidades e no Reino Unido, somente 2. Shanghai é a mais populosa, com 23 milhões de habitantes, segundo os dados de 2012. Me sinto literalmente uma ‘gota no oceano’!

FRONTEIRAS

A China possui aproximadamente 190.000 kilometros de fronteiras e é o país que faz fronteira com o maior número de países no mundo (alguma dúvida?). São 14 países, em sentido horário: Mongólia, Russia, Corea do Norte, Vietnã, Laos, Myanmar, Bhutão, Nepal, India, Paquistão, Afeganistão, Tadjiquistão, Quirguistão e Cazaquistão. Fora os países que estão muito próximos, mas o mar é a grande fronteira, haja visto as últimas discussões entre China e Japão. Talvez por isso eles se auto-denominem o ‘país do meio’ 中国 – Zhōngguó.

Zài Jiàn!

Anúncios

Um pensamento sobre “Fatos da China

  1. Pingback: A China e sua infinita lista de curiosidades. | China na minha vida

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s