Blog/Compras/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

E já é dezembro… de novo!

Mas é não é que dezembro chegou… de novo!!!

Pois é, no ultimo post já falei sobre isso, mas realmente não me conformo. Deve ter algo errado com a tal engrenagem que gira a terra.

Outro dia ouvi uma amiga dizer que o filho dela, de 6 ou 7 anos disse que achava que esse ano tinha passado muito rápido. Para tudo! Se uma criança está achando que faz pouco tempo que o Papai Noel passou na casa dele, e também acha que o tempo está passando depressa tem algo errado… me lembro que quando era criança os meses se arrastavam, e quando minha mãe dizia: será no Natal… Meu Deus, que angustia…

Agora só me resta saber que essa sensação é só aqui no oriente, ou é geral… veremos.

Mas como dezembro já está ai, começamos o ritmo alucinado natalino, mesmo na China. Aqui não se comemora Natal, mas como disse ontem para uma amiga no facebook, tudo é ‘made in China’ então a coisa ganha uma proporção astromica, isso sem falar que você ainda pode comprar direto do fabricante no TaoBao (lembram??). Poderíamos resumir que, para quem gosta de enfeitar a casa para receber o bom velhinho, entra em parafuso… uma verdadeira tortura chinesa. Literalmente.

O interessante é que os chineses também aderem ao enfeites, não com tanto afinco como nós, mas eles acham bonito e divertido. E vamos combinar que enfeitar as coisas até a exaustão é com eles mesmo! Mas o fato é que eles gostam do Papai Noel, ou Santa Claus ou ainda o 圣诞老人- Shèngdàn lǎorén. Nunca pesquisei sobre isso, mas acho que eles devem encarar o Papai Noel como uma lenda, personagem do folclore ou coisa assim. E reverenciam esse personagem como amam o Mickey Mouse ou a Hello Kitty. Existem Chineses cristãos, inclusive tem um numero interessante de igrejas católicas aqui. Mas o numero no final é insignificante perante a população Nacional, para movimentar tanto o comércio assim.

Os estrangeiros também não são pareo para o consumo chinês, até porque uma grande parte dos expatriados, principalmente os que tem filhos pequenos e/ou em escolas internacionais, que podem faltar algumas semanas na escola, vão para o seu pais nessa época. Sendo assim, não enfeitam as casas e nem se preparam para a ceia e festividades. Não é meu caso, pois meus filhos estão em universidades por aqui, e no caso do que estuda em Shanghai, tem prova até no dia 24, que é uma segunda feira. Só que depois eles tem quase 4 semanas de parada junto ao Ano Novo Chinês.


Mas o fato é: não aguento mais ouvir ‘jingle bells’ em toda e qualquer loja, café e elevador que entro… Essa é a China globalizada… hallowen, Natal e só falta mesmo a Páscoa ser mais intensa. Eles até tentam, mas ainda não conseguiram captar o ‘espirito’ da data. Nesse ano não se achava mais do que uma ou duas marcas completamente desconhecidas de ovos de chocolate no Carrefour, o que já era de se esperar… E cada um se virou como pode para a festa de páscoa. Mas aí uns 10 ou 15 dias depois do domingo de Páscoa, descobri num supermercado de bairro que tem produtos importados prateleiras e prateleiras de ovos de tudo que é marca, estilo e personagens que qualquer ocidental pode imaginar e, o melhor, numa super promoção! Comprar um ovo da Lindt de meio kilo, por menos de 50 reais é algo surreal, mesmo na China…

Mas o que aconteceu? Não se deram conta que a Pácoa é uma data móvel, se basearam no anterior para fazer o pedido… e ainda pode ter havido algum atraso na alfandega… imagina o prejuízo! Mas a noticia se espalhou e todos correram para comprar os ovos de Páscoa fora de época!

Pelo menos desta vez o estrangeiro levou alguma vantagem com o comércio local!

E vamos voltar ao ‘Jingle bell’, ou quem sabe alguém tem a ideia de enviar o cd de Natal da Simone para um chinês… ia ser de matar…rs

Então é Natal…

Zài Jiàn!

Anúncios

2 pensamentos sobre “E já é dezembro… de novo!

  1. Pingback: Então é na Natal… na China e no Brasileiras pelo Mundo também! | China na minha vida

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s