Ainda sobre a viagem a Guilin, que já relatei aqui no blog, não poderia de deixar de dar um pequeno relato sobre as pessoas que encontrei. Em especial mulheres das minorias étnicas.
Não porque os homens dessas mesmas minorias não estivessem por ali, mas sim pelos trajes que as mulheres usam e seus característicos adereços e costumes, as fazem serem mais notadas.
Existe um artigo aqui que fala das principais minorias étnicas na China, confere nesse link.
Miao
Delas eu já falei num post antigo, sobre a tradição das jóias de prata e suas roupas coloridas. Só que nunca havia encontrado com uma delas ao vivo.

Até eu quis sentir o gostinho de usar essa coroa de prata. E que alivio ao perceber que é leve… (ao menos essa!).
Zhuang
Essas mulheres são guerreiras. Carregam qualquer coisa pelas montanhas em suas cestas, colocadas como mochilas nas costas. E na cabeça usam um turbante feito com toalhas. A maneira de se vestirem também é peculiar, com calças e blusas largas, que proporcionam conforto.
Yao
Essas mulheres são um capítulo à parte. São conhecidas por nunca cortarem seus cabelos e por isso usam penteados super diferentes, com turbantes feitos dos próprios cabelos.
Na realidade elas cortam o cabelo uma vez na vida, aos 18 anos, mas esse cabelo cortado é usado num ‘rabo’ avulso, que elas unem ao seu próprio cabelo quando estão penteando.
Existe um outro ‘rabo’ formado pelos fios de cabelo que caem quando elas se penteiam, que também é colocado junto ao cabelo na hora de pentear.
Todo o trabalho é feito pela própria mulher e o cabelo preso, ao final, com um único pente de madeira, que foi usado para pentear.

Reparem que na mão esquerda ela segura dois rabos – o do corte aos 18 anos, e o outro dos fios que caem quando se penteia.
Muito interessante.
E o Mario fez esse vídeo da moça penteando seus cabelos.
Apesar de vídeos não ser minha praia, ver a arrumação do cabelo é muito mais divertido do que só imaginar…rs
Divirtam-se.
Zái Jiàn.
Boa noite, querida! Acho que vc pode me ajudar. Farei em sala de aula com alunos uma feira cultural e por sinal escolhi a China! Como eu deveria vesti-los pelos manhã? E à noite havera uma dança. Tb sinto dificuldades em escolher músicas…Por favor! Ajude-me! Ficarei grata, uma vez que quero muito conhecer a China! Bjss
CurtirCurtir
Oi Katia,
Obrigada pela visita.
Para as meninas o Qipao é o mais tradicional. Para os meninos uma camisacomo essa: https://www.google.com/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=&url=http%3A%2F%2Fportuguese.alibaba.com%2Fproduct-gs%2Fnewest-traditional-chinese-garments-tang-suit-637491677.html&psig=AFQjCNFZdgI8-smhthrnrQvGXvRfmzJuPw&ust=1442023403323615
E musica, dê uma olhada no Spotify, procure por musicas chinesas.
No you tube também tem algumas danças legais…
Abraço.
CurtirCurtir
oi! já boa tarde por aqui!
muito legal o post e o cinegrafista quebrou o galho muito bem!
o interessante, é que os adornos das diversas etnias são muito bonitos, e
no caso dessas coroas de prata, lembram adornos das mulheres russas……..
beijo grande para vc e familia!
CurtirCurtir
obrigada Edson… meu cinegrafista é ótimo…kkkkk Beijo.
CurtirCurtir