Ontem fomos a um restaurante que fica num paraíso no meio da ‘selva de pedra’ do centro de Shanghai. A casa foi construída no centro de um parque, com lago, cascata e jardins (todos fakes, claro..rs, ou seja foram construídos para isso, inclusive a cascata…).
Mas independente desse detalhe é impressionante notar como no meio de avenidas congestionadas, arranha céus ultramodernos, no pulsante dia a dia de uma metrópole como Shanghai, podemos descobrir um local assim.
Até porque o restaurante está no meio do parque e o parque é publico. E ai tem a peculiaridade de ver o povo num dia comum de lazer com a família. Claro que tudo fica LOTADO, gente por todo o lado, mas no final, percebemos que a forma de diversão num local assim não difere muito pelo mundo afora.
Crianças correndo, pedalando suas bicicletas, famílias sentadas à beira do lago, na grama e as atrações de lazer oferecidas pela prefeitura da cidade aos que gostam de atividades diferentes e topam enfrentar a multidão. Me lembrou um passado não muito distante, quando eu trabalhava na Secretaria de Cultura e havia as atividades de verão na praia. No caso de verão na Baixada Santista, nem o numero de pessoas participando é muito diferente dessa massa que fotografei ontem! É bateu o saudosismo…rs
Mas mais que isso, fiquei ponderando que no fundo as pessoas no mundo todo não diferem muito em ações básicas, como num sábado de sol: sair para andar num parque ou na praia, gastar o tempo com atividades de lazer, sentar num café ou num banco e olhar as pessoas em volta, fotografar as flores, a paisagem e as outras pessoas, que diga-se de passagem é uma disputa acirrada aqui na China: os estrangeiros (como eu) fotografando os chineses nas coisas que eles fazem e usam que nos chamam atenção e os chineses nos fotografando única e exclusivamente porque somos ‘diferentes’ e ‘esquisitos’…rs Como sempre digo, uma questão de ponto de vista, e de que lado da cerca você está. Nada mais.
Ah, esqueci de comentar sobre as crianças tendo aulas de desenho e as noivas fotografando nos jardins, é um espetáculo a parte… Dezenas delas, afinal estão aproveitando a primavera para fazerem as lindas fotos do seu casamento (que provavelmente será em dezembro…rs).
Fazia tempo que não fazíamos isso, e sinceramente foram algumas horas divertidas onde pudemos nos distanciar do estresse do dia a dia, que está alto! Rs
O duro foi sair dos portões do parque e dar de cara com a frenética Nanjing Lu! =]
Zài Jiàn!
Lindo!
Participe da Promoção do blog!
http://apfotos.wordpress.com/2013/05/09/voce-escolhe-o-blog-muda/
CurtirCurtir
Depois de tantos anos, ainda me surpreendo com essas coisas aqui…..Shanghai eh uma cidade impressionante em todos os sentidos.
CurtirCurtir
sempre nos surpreende mesmo! =]
CurtirCurtir