Blog/Cenas da China real/China/Curiosidades/viver na China

Paraiso no meio do caos.

Ontem fomos a um restaurante que fica num paraíso no meio da ‘selva de pedra’ do centro de Shanghai. A casa foi construída no centro de um parque, com lago, cascata e jardins (todos fakes, claro..rs, ou seja foram construídos para isso, inclusive a cascata…).

 Slide2

Mas independente desse detalhe é impressionante notar como no meio de avenidas congestionadas, arranha céus ultramodernos, no pulsante dia a dia de uma metrópole como Shanghai, podemos descobrir um local assim.

Até porque o restaurante está no meio do parque e o parque é publico. E ai tem a peculiaridade de ver o povo num dia comum de lazer com a família. Claro que tudo fica LOTADO, gente por todo o lado, mas no final, percebemos que a forma de diversão num local assim não difere muito pelo mundo afora.

Slide4

Crianças correndo, pedalando suas bicicletas, famílias sentadas à beira do lago, na grama e as atrações de lazer oferecidas pela prefeitura da cidade aos que gostam de atividades diferentes e topam enfrentar a multidão. Me lembrou um passado não muito distante, quando eu trabalhava na Secretaria de Cultura e havia as atividades de verão na praia. No caso de verão na Baixada Santista, nem o numero de pessoas participando é muito diferente dessa massa que fotografei ontem! É bateu o saudosismo…rs

Slide1

Mas mais que isso, fiquei ponderando que no fundo as pessoas no mundo todo não diferem muito em ações básicas, como num sábado de sol: sair para andar num parque ou na praia, gastar o tempo com atividades de lazer, sentar num café ou num banco e olhar as pessoas em volta, fotografar as flores, a paisagem e as outras pessoas, que diga-se de passagem é uma disputa acirrada aqui na China: os estrangeiros (como eu) fotografando os chineses nas coisas que eles fazem e usam que nos chamam atenção e os chineses nos fotografando única e exclusivamente porque somos ‘diferentes’ e ‘esquisitos’…rs Como sempre digo, uma questão de ponto de vista, e de que lado da cerca você está. Nada mais.

Slide3

Ah, esqueci de comentar sobre as crianças tendo aulas de desenho e as noivas fotografando nos jardins, é um espetáculo a parte… Dezenas delas, afinal estão aproveitando a primavera para fazerem as lindas fotos do seu casamento (que provavelmente será em dezembro…rs).

Fazia tempo que não fazíamos isso, e sinceramente foram algumas horas divertidas onde pudemos nos distanciar do estresse do dia a dia, que está alto! Rs

IMG_3371

O duro foi sair dos portões do parque e dar de cara com a frenética Nanjing Lu! =]

Zài Jiàn!

3 pensamentos sobre “Paraiso no meio do caos.

  1. Depois de tantos anos, ainda me surpreendo com essas coisas aqui…..Shanghai eh uma cidade impressionante em todos os sentidos.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.