Blog/Cenas da China real/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

China: o país da soneca!

Eu sei que já escrevi sobre isso algumas vezes, mas é incontrolável a necessidade de fotografar as pessoas dormindo em cada situação tão absurda, em cada local tão inusitado, que acabamos nos tornando repetitivos.

Por outro lado, quando faço um post e coloco duas ou três fotos, o leitor pode pensar: “ah, ela flagrou essas pessoas, mas a China tem milhões de pessoas. Não pode ser assim em cada esquina…”.

Mas o pior é que é assim a cada meia quadra, a cada 100 metros, talvez até menos eu diria. Fui procurar alguma explicação cientifica (ui) para isso, mas não encontrei nada, além de alguns fóruns que dizem que o chinês é um povo que respeita seu metabolismo e seu corpo. Se estiverem se sentindo ‘cheios’, arrotam. Se algo incomoda na garganta, cospem. Se tiver sono dormem. Simples assim.

Algumas dessas fotos já estão comigo há algum tempo, e quem me segue sabe que de vez em quando faço uma limpa nos meus arquivos de fotos, e aí acho umas ‘pérolas’ que até eu me pergunto onde consegui aquilo.

Seguem as fotos, com suas histórias (sim, tem algumas que não são somente um flagrante da hora… elas têm história!)

Essas foram tiradas durante meu MBA, na Jiaotong University of Shanghai. Gente, numa universidade, a quinta melhor do país. As aulas todas eram gravadas, caso não pudesse comparecer, poderia solicitar o DVD. Mas realmente não sei como ficaram os resultados finais de cada módulo, já que o responsável pela captação das imagens, ligava a câmera e…

IMG_1913 

Essas são do dia em que fui ao Shopping das Noivas em Suzhou.

Tentamos entrar na loja, que estava acesa, mas a porta trancada e parecia vazia. Mas eis que olhamos no espelho e pegamos a vendedora no maior conforto no sofá da loja. Como o sofá ficava de costas para a porta, se não fosse o detalhe do espelho, ninguém tinha visto… Rs.

ideia1

Olha, essa sequência foi hilária, porque no final, nem eu acreditava no que estava vendo. Chegamos por volta das 11 da manhã. No primeiro piso do shopping há um ambiente com sofás e havia um cidadão esparramado no sofá, quase ‘babando’ a sono solto. Depois de umas duas horas, já estávamos no segundo ou terceiro piso, olho para baixo e vejo o cara ainda dormindo, quase na mesma posição. Depois de fazer a menina experimentar o shopping todo, por volta das 5 da tarde, já indo embora, resolvi tirar foto da maquete que estava no tal ambiente do primeiro piso e não é que dou de cara com o homem ainda dormindo!!! Só que havia mudado de sofá. Talvez o outro fosse um pouco quadrado e duro demais e ele resolveu buscar um pouco de conforto, afinal a vida é dura e deve cansar horrores dormir o dia todo.

ideiaaideia

E essas são de colaboradores…

Quando o trabalho é demais, o descanso é fundamental!

ideia2

Na academia então…

602008_10200939740679402_239994633_n

foto de Carol Lui.

 Agora a pergunta que não quer calar: COMO ESSE POVO DORME A NOITE????

Reconheço que quando cheguei aqui eu sentia muito sono durante o dia, algo incontrolável e praticamente era obrigada a me recostar em algum lugar e dormir uns minutos. Essa constatação já ouviu de outros estrangeiros que chegam aqui. Deve ser algo haver com o hemisfério, o fuso, a poluição talvez… Não sei. O fato é que todos ficaram mais dorminhocos aqui! Hoje não sinto mais esse sono absurdo com a frequência de 5 anos atrás, mas confesso que algumas vezes é incontrolável. Para uma pessoa que nunca soube o que era dar um cochilo no meio dia, foi um choque!

E nas andanças que fiz pela net, tentando achar alguma resposta as minhas indagações (na realidade só achei mais perguntas… rs), encontrei um fotoblog que recomendo. Esta em inglês, mas de fato é só a primeira página onde o autor explica o objetivo do blog. As demais páginas são fotos que ele colecionou ao longo de sua estada na China somente de chineses dormindo ou, para ser mais educada, dando um cochilo! =] O nome do blog é ‘Chinês dormindo’ (tradução literal).

Podem conferir: www.sleepingchinese.com

E ele pede que quem tenha fotos, envie para adicionar a sua coleção. Claro que vou enviar minhas preciosidades…rs

Zài Jiàn! Wǒ yào qù shuìjiàole. =]

Anúncios

13 pensamentos sobre “China: o país da soneca!

  1. Pingback: O Sono dos Justos nos Lugares Injustos | Trotamundos

  2. Pingback: Taxis em Manila… When you thought you had enough… | Trotamundos

  3. Nossa Christine, eu ri demais aqui em casa. Recebi uma proposta de trabalho em Xangai e ainda estou pesquisando um pouco mais sobre o país. Adorei o seu trabalho. Bjuss

    Curtir

  4. Cada vez que leio seus posts, acredito que é uma questão cultural asiática e não somente da China… Porque, aqui nas Filipinas, acontece muito! Já vi pessoas dormindo em vários lugares, inclusive nos blocos que separam a calçada das ruas (não sei se me explico bem… Vou tirar uma foto a próxima vez que ver)… Mas eu também durmo (quando estou aborrecida), então tudo bem! Mas a foto do chinês dormindo na academia é o máximo! HAHA! Chorei de rir!

    Curtir

  5. Oi Cristhine!!! Finalmente estamos em Shangai! Estamos hospedados em Xintiandi e a semana toda fiquei envolvida com a procura do apartamento! Quarta feira faremos os exames médicos para o visto de residente! Será ótimo se pudermos nos conhecermos. Abç, Julia

    Enviado via iPhone

    Curtir

  6. oi!……..não falo nada, pois adoro dar uma cochilada depois do almôço! Já dormi em onibus durante o dia e, o pior é perceber que dormiu de boca aberta!!!!!!!! muito chato, mas é bom dormir! ………..Beijão para vc e familia!

    Curtir

  7. ACABEI DE ENVIAR PARA ALGUMAS CALOROSAS, POIS COMENTAMOS ISSO NA PIZZARIA, NO ÚLTIMO ENCONTRO. NA VERDADE SURGIU O ASSUNTO…EU COMENTEI DAS “DORMIDEIRAS” NO MONSTRUARIO DAS LOJA. BEIJUSSSSSSSSSSSSSSSSS MAMY

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s