Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Estão voltando às flores..

Ué, mas estamos em março? Sim!!

image

Mas para quem mora do ‘lado de cima do equador’, parafraseando Ney Matogrosso de novo, hemisfério Norte, tudo se inverte. Desde o ano escolar até as estações do ano. Não é a primeira vez que escrevo sobre isso, pois é uma coisa que me incomoda e confunde um pouco, já que não nasci no verão e até hoje acho estranho comemorar meu aniversário no mês mais quente do ano por esses lados (agosto…rs).

Agora, primavera aqui na China, é uma das mais belas épocas do ano. Tudo, exatamente tudo, fica florido. Sinceramente acho que essa explosão é justamente porque saímos do cinza inverno, do frio intenso e podemos deixar as botas, cachecóis e casacões bem guardados até novembro chegar.

Ai é uma explosão de cores, sorrisos em todos os rostos, resumindo é fascinante! Já no Brasil isso não acontece, porque de certa forma não há inverno tão definido, em poucos lugares no sul do país passamos por uma situação de frio intenso. Então sempre estamos coloridos, botas usamos por opção, casacos pesados para alguns dias mais frios (lembrando-se de excluir dessa experiência quem mora acima da região sudeste). Aí a primavera, apesar de linda em qualquer parte do mundo, não causa o impacto nas pessoas que sentimos aqui. Repito: fascinante!

As ruas ficam cheias de gente, os bares e restaurantes colocam suas mesas para fora, os jardins florescem como por encanto e ainda temos a florada das cerejeiras, que apesar de ser tipicamente uma atração turística do Japão, na China ela também está presente.

E resolvi dividir com vocês essa beleza e energia toda. Por que realmente é contagiante. Só quem passa por um inverno rigoroso, com neve, temperaturas abaixo de zero (ou quase lá), pode entender o valor e o entusiasmo que nos invade nessa transição para a primavera.

Mas como aqui falamos de China, busquei algumas curiosidades sobre a primavera:

  • A palavra em mandarim é ‘chūn’,apreciada pelos chineses não só pela beleza da estação que ela representa, mas porque se inicia logo após ao Ano Novo Chinês. Inclusive as celebrações são chamadas de ‘Festival da Primavera’, mesmo quando é em final de janeiro.
  • A palavra ‘chūn’ significa revitalização, ao começo, à criação.
  • Flor se fala ‘huā’ 花.
  • A medicina tradicional chinesa é baseada na teoria dos cinco elementos, que correspondem a cinco órgãos do organismo humano e por sua vez são ligados a uma estação do ano. A Primavera é relacionada ao fígado (irritabilidade, criatividade e o sabor ácido). Vou procurar saber mais a respeito disso, prometo! =]
  • Nesta estação, a capacidade de realização do ser humano exprime-se através da criatividade. Existe uma grande energia sexual, pois a primavera é associada ao elemento madeira e o sistema energético do fígado governa os genitais. Essa energia, segundo a TCM, precisa ser gerida e transformada em criatividade, moderando os impulsos através do controle das atitudes, já que a irritabilidade é o contraponto.

image

Bom, essas informações são superficiais, mas achei interessante o tópico. E depois do que li, e junto ao que escrevi no inicio desse texto, minha impressão é que faz sentido a criatividade e a irritabilidade estarem prementes: depois do cinza, vem esse monte de cor; parece que a nossa capacidade de criar renasce, mas ao mesmo tempo dá uma sensação de que todos estão correndo, tentando recuperar o ‘tempo perdido’ no inverno, onde tudo fica um pouco limitado, e acaba criando a sensação de irritabilidade. Mas essas são minhas divagações… nada cientifico! =]

E para terminar, fica um provérbio chinês:

‘Não julgue pela aparência: nem sempre as flores mais belas envolvem o melhor perfume.’

Zài Jiàn!

Anúncios

7 pensamentos sobre “Estão voltando às flores..

  1. Flores e mais flores, lembro de outro post seu falando delas! Li os posts sobre dinheiro e crédito, por mais estranho que pareça gostei dos cartões pré-pagos. Veja bem, uma vez por mês você abastece todos que consome e depois é só usar sem preocupações futuras, adorei!
    bjs
    Jussara

    Curtir

  2. Ola! Paz e Bem! não tão definidas, mas para quem observa, temos espécimes que marcam cada estação do ano! Para quem passa pela serra do Mar, indo ou voltando
    da capital, temos neste outono as quaresmeiras, que deixam tudo colorido do branco ao lilaz! logo os chapeus de sol da praia ficarão sem suas folhas para passarem o inverno! É isso ai menina, se deixa envolver cada vez mais por essa magia de movimento! Dessa transição do escuro para o claro, da cor, da vida!!!!!!!!!!!!!!
    Beijão para vc e familia!

    Curtir

  3. E viva a primavera chinesa! Aqui no Brasil, excetuando-se o sul, não temos estações marcadas como vc mesma disse, e é uma pena. Sinto falta disso.
    Viva a alegria das cores e das flores, dos sorrisos e da alegria dessa bela estação.
    Quando é seu aniversário?
    bjs da regin@

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s