Blog/China/Compras/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Sem dividas e com crédito!

Falamos do dinheiro novo que circula na China na época do ano novo chinês no post passado e algumas pessoas me responderam que o volume aumenta devido à demanda por dinheiro ‘vivo’ também aumentar já que as pessoas do interior voltam para suas cidades e querem mostrar a prosperidade conquistada na cidade grande. E para o Chinês não há outra forma de deixar claro que é próspero do que exibir bens de consumo carésimos e portar dinheiro vivo, muito dinheiro. Fora que eles dão os ‘Hong Bao’, e nesses envelopes tem que ter dinheiro! Aí foi levantada a questão do dinheiro falso, que também é um risco constante aqui. Existem falsificações perfeitas, mas também tem as sofríveis (como todo o produto fake na China, existem ‘escalas’ de qualidade! rs). Eu devo ter tido sorte, pois nesses 9 anos de China só fui ‘premiada’ uma vez! E vocês podem conferir minha aventura nesse post.

 

Bom, mas e aí? Como é o crédito na China? Tem que se pagar tudo a vista e em cash (ou cartão de débito)? Sim… e não!

Aqui existe uma outra peculiaridade que é o pagamento ‘in advance’ ou adiantado mesmo.

O que funciona são os cartões da própria loja. Eles têm a função de um cartão de debito, só que pré pago e, no caso, a loja é o banco! =]

Ou seja, você “deposita” um determinado valor naquele cartão e eles vão debitando até acabar o seu dinheiro.

 

Mas quando eu coloquei ‘deposita’ entre aspas, é para mostrar que na realidade você paga antecipado. Sim, você entendeu direito: vai na loja e compra um cartão que vale 1000, 3000 ou 5000 remembies ( já vi loja com cartões de 10 mil) e vai usando ele para pagar o seu consumo após a compra, até zerar.

Para convencer o consumidor a optar por esse sistema, eles tem um preço de tabela, e outros preços para quem tem o cartão da loja. Na realidade são descontos que vão de 10 a 30% do valor original. Dependendo de qual é o valor do seu cartão.

Mas claro que vale a pena… Para o lojista que recebe adiantado (por vezes os cartões tem validade de um ano) e para o consumidor, é o seu dinheiro valendo mais.

Tem algumas lojas que ao invés do desconto te dão credito a mais, direto. Se o cartão de mil remembie da 10% de desconto, eles creditam na sua ‘conta’ 1100 remembies.

São quase bancos informais!
image

E que tipo de loja? Tudo que imaginar dentro do comércio de uso contínuo, aquele que você frequenta e costuma ter um gasto mensal fixo ou quase: de SPA até petshop, passando por salão de beleza, lojas de conveniência.

Resultado: tenho mais cartão na minha carteira que vendedor de loteria federal, sabe aquele que desenrola a tira e vai desdobrando um monte de tirinhas?

Ai, além de você não ter dividas, ainda tem suas contas pagas. Como diz meu marido; vou levar a Harriet para tomar banho naquele petshop que é de graça…rs

Mas a sensação ê mais ou menos essa. E, confesso, é meio esquisita. Porque estamos a costumados a usufruir do serviço e pagar no mês seguinte no cartão de crédito. E aqui temos que fazer o processo inverso.

No final é uma delicia, sabia? E se hoje estou sem dinheiro, não deixo de fazer as compras básicas, ir ao salão, na lavanderia. Claro, desde que todos esses cartões estejam ‘abastecidos’.

Mais uma peculiaridade do jeito chinês de ser!

 

Ah, para quem assina o blog por email, estou republicando alguns posts que ficaram juntos quando passei todo o conteúdo para esse site. São as compilações de outubro e novembro de 2010. Por isso não estranhem de receber de vez em quando um post antigo. Para quem é novo leitor, uma boa oportunidade de conhecer todo o conteúdo do ‘China na minha vida’. Para quem já me acompanha, uma refrescada na memória. E afinal, recordar é viver…

 

Zai Jian

Anúncios

5 pensamentos sobre “Sem dividas e com crédito!

  1. É Christine, o chinês é muito, mas muito esperto mesmo, além de ambicioso. A jogada do cartão é simples de entender. Dão os descontos mas o consumidor fica preso a determinadas lojas. Se vc tem crédito em determinada loja, é claro que irá àquela e não em outra. Aqui, por exemplo, em Ipanema (RJ) onde moro, só tem um supermercado que, naturalmente, comanda na região – é o Super mercado Zona Sul – e cobra o que bem quiser. Nesse caso seria até interessante para o consumidor ter um cartão desses… Mas, é claro que não vale a pena para o Zona Sul, visto que não há outra escolha. Acho interessante, por exemplo, para um pet shop caso seja bom. Não há muita razão pra trocar, então vamos ao cartão. Assim como para um super mercado onde se compra sempre e seja do nosso agrado. Em todo caso, não gosto do sistema. Quero ter liberdade de escolha…Claro que há mas, tendo o cartão, é óbvio que se escolhe esse onde há crédito. São espertíssimos! bjs e obrigada pelas interessantes informações regin@ ps Por favor me diga se esta mensagem chegou aí.

    Curtir

  2. oi!
    gostei dessa idéia de cartão! Realmente, faria as pessoas serem mais controladas, acredito! Aqui, tem o tipo parecido de cartão que é o vale presente! Infelismente pouquissimas lojas tem! Fiquei sabendo que as lojas MARISA tem e, quando precisar dar presente para mulher, vai ser por ai! Pa empresários e comerciantes que sabem administrar, acho que é um bom sistema, pois não tem nunca gente devendo!
    Beijo grande! Já estou me arrumando para a minha primeira aula como professor, depois de 39 anos sem entrar numa sala de aula!…………continue escrevendo, pois sempre está mais interessante!

    Curtir

  3. Adorei a estratégia…rsrsrs
    Se vc só pode gastar X por mês (por exemplo no salão)é um meio de ñ perder a noçao e detonar o rico dinheiro “acumulando dividas”, coisa normal aqui…rsrsrs
    ***Quem leu os anteriores, dificilmente esquece….kkkkkkkkkkkk olho vivo!!!
    Bjs,

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s