Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Qing Ming

O Festival Qing Ming, que significa claro e brilhante acontece na primeira semana de abril, todos os anos. Apesar que o dia certo varia entre 3 e 5, dependendo do calendário lunar.

Como a maioria das datas chinesas, esse festival também está baseado no calendário lunar (a quinta lua do ano, mas não esqueçam que é do ano chinês!). Ele tem duas conotações antagônicas: de alegria e de luto.

Alegria, por que após o festival, as temperaturas se elevam e a chuva aumenta, então segundo a tradição é hora do plantio, da chegada das temperaturas amenas da primavera e a esperança de uma colheita farta. E realmente, como do nada, em duas semanas toda a paisagem mudou por aqui. As flores estão pipocando em cada canto e a grama cada dia mais verde.

E luto por que é o momento de cultuar os mortos. Os cemitérios ficam lotados de gente limpando e enfeitando os túmulos. No interior eles vão ao campo, pois ainda há a tradição de se enterrar os mortos nas terras da família em local ‘nobre’, protegido das enchentes.

Além dessa limpeza, também é costume fazer um piquenique ao redor do túmulo. Isso parece ser um ato simbólico para que os ancestrais saibam que não foram esquecidos por seus descendentes e/ou familiares. Os pratos sempre deverão ser em números pares e tem que haver uma tigela de arroz com alguns palitos de incenso.

 

132278767_11n

fonte: english.cntv.cn

 

Mas o que mais nos chama atenção é a queima de dinheiro (falso, claro). Eles costumam fazer dinheiro de papel e pequenas representações dos bens materiais que a pessoa tinha em vida, como casa, carro, empregados, telefone. Eles acreditam que os mortos precisam dos bens para continuar usufruindo de uma vida próspera após a morte.

 mortos

A cerimônia termina com um ‘cortejo’ em frente ao túmulo, onde os parentes vão se curvando um a um dentro da ordem hierárquica da família, sempre sendo os mais velhos primeiro.

Então, algumas semanas antes desse festival, encontramos inúmeras barraquinhas nas ruas vendendo ‘maços de dinheiro’ e fotos ou réplicas de bens de consumo.

Comidas e tradições

Escrevi mais sobre algumas tradições desse festival, nesse artigo de 2015 – Festival Qingming – Os chineses venerando seus mortos.

A comida tradicional do Qing Ming é o qingtuan, e no artigo ‘Qingtuan – para celebrar o festival Qingming’, tem toda a descrição desses bolinhos verdes, que não agradaram meu paladar.

Confiram nesses dois links, e assim seu conhecimento sobre essa tradição ficará completo!

Zài Jián!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Qing Ming

  1. Pingback: Festival Qingming – os chineses venerando seus mortos. | China na minha vida

  2. Pingback: Na China, de vez em quando a coisa aperta… | China na minha vida

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s