Blog/Cenas da China real/China/Curiosidades/viver na China

Viadutos

Já deu para perceber que o transito aqui não é para qualquer um! O que dirá andar por essa cidade e não se perder. Quando estava no Brasil achava São Paulo complicado. Mas depois de viver em Shanghai, ando em SP até de ré!

viadutos

E alguns fatores contribuem para que se locomover aqui seja um desafio: primeiro são as placas que não conseguimos ler. Coisa básica. São poucas que estão em inglês ou Pinyin (escrita chinesa com letras do alfabeto romano), mas do mesmo jeito você precisa saber ler o pinyin para chegar ao lugar certo.

A segunda são os viadutos. Mas são tantos, tantos que não é possível descrever. Há locais que é impossível contar quantos passam e repassam um por cima do outro, dão voltas e contornos e te levam para as mais diferentes rotas. Sempre falamos que se aqui tivesse Ministério Público, o governo estaria perdido! Minhocão em SP, causando tanta polêmica? Aqui não passa de uma pequena ponte. É sério e impressionante.

viadutos1

Para vocês terem uma idéia, tenho uma amiga espanhola que dirige aqui, uma das poucas estrangeiras que conheço que realiza essa proeza. Bom, ela comprou um GPS para conseguir andar e se perder menos. Mas o GPS não consegue detectar todos os viadutos e acaba em pane. Literalmente entra em “out Server” em alguns locais da cidade. Dá para imaginar?

Ironicamente, se os viadutos não existissem o trafego em Shanghai seria muito mais catastrófico do que já é. Porque nos viadutos não podem circular motos abaixo de 250cc, se não estou enganada. Então, por conseqüência, estamos livres das motinhas tipo vespa e das bicicletas. Isso já faz uma enorme diferença!

Existe uma avenida, a Yan’na Lu (lu é rua), que praticamente corta Puxi (parte antiga da cidade) até Pudong (parte nova). Não sei qual a sua extensão, mas é grande. O trânsito estava impossível, o que dificultava muito o acesso, então foi construído outra Yan’an, a Express Way, exatamente em cima da Yan’na Lu. Mais uma vez a minha célebre expressão: simples assim!

Ano passado estava um inferno trafegar por Shanghai, por conta da Expo, mais viadutos foram construídos. E na semana antes da abertura todos foram iluminados, com luz indireta. Não dá para não citar que sair à noite aqui te proporciona uma visão fantástica e futurista. É bonito de ver.

Fotos retiradas da internet.

Durante o dia já é muito concreto, mas mesmo assim ficamos, ainda hoje, estarrecidos com a capacidade desse povo em realizar. É algo a se pensar.

Até a próxima!

Anúncios

Um pensamento sobre “Viadutos

  1. Oiêeeeeeeeeeee
    Nem pensar q eu dirigiria ai…kkkkkkkkkk viveria a em sobressaltos, os chineses tem coração forte para conviver com isso no dia a dia!
    Beijussssssssss

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s