Blog/Cenas da China real/China/Curiosidades/viver na China

Transito em Shanghai

Como coloquei ontem, as regras foram criadas, mas continuo sem entender como funcionam. E dentro do caos todos se entendem. Esse é outro fator que me intriga na China. Deve ser como aquele ditado: “Do caos vem à ordem”. Mas no trânsito eu ainda tenho minhas dúvidas. Bom, para poderem entender minhas indagações filosóficas:

 icaoss

Se o sinal fecha para os carros e abre para os pedestres, não pense que se pode atravessar a rua tranquilamente. Nada disso, porque os carros que vão virar à direita não precisam parar no semáforo. Então reze e vá em frente.

Se, na estrada, via expressa, alguém perde a entrada, breca, aciona a ré e volta. Se tiver outro carro atrás em alta velocidade, ou se a possibilidade de causar um acidente é eminente, isso não é problema dele. Cada um que cuide de si. O mesmo posso dizer para mudar de faixa: decidiu, mudou. O resto que se encaixe.

Tudo isso ainda com a adição de milhares de bicicletas e motinhas elétricas. Ao mesmo tempo, dividindo o mesmo espaço. Só nos elevados e nas auto-estradas que elas são proibidas. Ai o caos é só dos carros mesmo.

Agora, se vocês pensam que um xinga, abre o vidro e faz elogios para a mãe do outro em alto e bom tom, está redondamente enganado. As expressões não se alteram, nem raiva, nem espanto, nem nada. Como se nada de anormal ou extremamente perigoso tivesse acontecido. Eles só discutem se um bate no carro do outro. Aí é uma festa. Gritam, esperneiam, andam de um lado para o outro.

Mas pelo número de absurdos que vejo por aqui, até que a quantidade de acidentes graves é mínima. O que tem muito são batidinhas de pára-choque e arranhões na lataria.

Sempre que posso tenho a companhia de um bom livro, umas palavras cruzadas ou meu laptop (já fiz muitos posts passeando por Shanghai). Enquanto me distraio no carro, não vejo o que acontece do lado de fora e isso me proporciona uma economia de adrenalina e de muitos sustos. Cinto de segurança e vamos nós todos os dias nessa aventura que é trafegar pelas ruas das cidades Chinesas!

Até o próximo!

 

 

 

Anúncios

5 pensamentos sobre “Transito em Shanghai

  1. Pingback: Trânsito chinês: o caos organizado! | China na minha vida

  2. Oi Christine!!!
    A auto escolas deles ensinam essas leis q eles usam…foram criados vendo pais e avós etc..dirigindo assim, então o q para nós é um absurdo, para eles é normalissimo….
    Uma coisa é legal ñ xingam as mães etc…pq aqui coitadas de nós, pagamos pelo q ñ temos culpa!!!!rsrsrs, e como!!!
    Agora, q deve ser terrível andar nesse transito para os de fora…lá isso é, e como vc qquer um ñ consegue entender q tenha “organização” nesse tumulto.
    Quem sabe todos esses de fora ,leem ou usam o laptop…rsrs
    Beijusssssss

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s