Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Dirigir na China

248136_369767386416006_1796059169_nBom, depois de falar um pouco sobre o trânsito e a malha viária de Shanghai, dá para imaginar como é difícil dirigir aqui.

Por conta disso, ainda é maioria o número de estrangeiros que não dirigem. As empresas acham mais barato pagar um motorista do que incentivar seu funcionário estrangeiro a dirigir. Já houve casos que a empresa teve que pagar uma fortuna ao governo, porque quando bate com um laowai, o chinês sempre tem razão. Se atropelar ou derrubar um ciclista, aí a indenização vai longe!

E fora o desconforto na hora de resolver um acidente. Aqui, se batemos o carro, ficamos parados no lugar e a polícia é acionada, quando chegam ao local há uma conversa entre as partes com o policial mediando. No final define o culpado e se for algo muito simples, o próprio policial já decide o quanto foi o prejuízo, que é pago na hora e com um “recibo”.

Agora imagina a gente dentro desse quadro. O policial e a outra parte discutindo em mandarim, ou pior, em shangainês, e nós olhando sem entender nada! Claro que o estrangeiro é o culpado!

Quando mudei para cá, quase subi pelas paredes, a sensação é que havia perdido 99% da minha autonomia. Achava um absurdo ter que depender de um cidadão, que não me entende e nem eu entendo ele, para ir desde o supermercado até fazer minha unha. Para sair para jantar ou visitar amigos. Mas como moramos muito longe da cidade não tinha jeito. A estação de metro mais próxima está à meia hora de carro daqui. A outra opção é usar taxi, mas além da despesa, que não temos com o carro, há dois anos era muito mais difícil a comunicação.

Hoje, continuo não gostando muito de ter o motorista sabendo da nossa vida de trás para frente, é um pouco invasão de privacidade, mas mesmo assim aceito melhor porque não sei como seria dirigir na China. Fora as facilidades para estacionar, chegar aos lugares sem entender as placas e, do jeito que sou distraída, não perder todas as entradas e saídas dos viadutos e vias expressas.

Claro que isso também está mudando na China. Há 5 anos atrás praticamente todos os estrangeiros eram expatriados e vinham para cá com o respaldo de um contrato cheio de facilidades e uma multinacional dando suporte. Hoje, as mesmas empresas estão fazendo contratos muito mais enxutos e dando preferência para contratos locais (mesmo com estrangeiros) do que contratos de expatriados. Além do que há milhares de estrangeiros que vieram (e continuam chegando todos os dias) para a China com a cara e a coragem de enfrentar o novo mundo e buscar o seu espaço comercial.

Meu motorista, que fala um pouco de inglês, ficou de boca aberta quando eu falei que dirigia e adorava fazer isso. Ele me olhou e perguntou: “mas e o seu motorista no Brasil?” E para explicar para ele que tem hábitos e facilidades que, para pessoas comuns, só acontecem aqui na China? E ter um motorista é uma delas! J

Até o próximo!

Anúncios

5 pensamentos sobre “Dirigir na China

  1. Adorei!
    Nossa é complicado mesmo ficar dependente de um motorista. Eu adoro usar o transporte público por aqui (até mesmo quando me perco hehehe) e não conseguiria me imaginar com um motorista que nem me entende direito.

    Conheci muitos chineses quando trabalhava com importação de tecidos e agora sei porque eles ligavam sempre pedindo para ir buscar de carro, mesmo nas pequenas distâncias… Pois é normal… o0

    Ótimo texto, parabéns!

    Bjs

    Curtir

  2. Cris, quando comecei a dirigir aqui em Shanghai muitas pessoas me disseram que os chineses iriam bater no meu carro de propósito pra poder ganhar dinheiro da “laowai” mais por incrível que pareça não é bem isso que tem acontecido, no momento que eles tentam fazer uns “gatos” no trânsito e eu abaixo o vidro e pergunto ‘Qual seu problema? ‘ eles mudam completamente de expressão e começam a pedir desculpa. Talvez eu esteja com sorte ou seja a exceção da regra, mas gostaria de compartilhar a minha experiência positiva em relação ao seu artigo 😉 E mais uma vez parabéns o blog está lindo e super interessante.

    Curtir

    • Didi, essa história não é lenda. É verídica e aconteceu com muita gente. Não se esqueça que estamos em Shanghai e aqui o estrangeiro é melhor adaptado. Mas há 5 anos atrás isso acontecia também aqui. Hoje realmente há cada dia mais laowais dirigindo, mas que o transito é meio doido isso é! rs
      Atitudes como a sua vão acabar mudando o padrão de comportamento. Além do que o perfil do estrangeiro aqui também mudou muito nos ultimos 5 anos. Hoje eles nos veem mais como pessoas normais. Antes eles nos olhavam e viam um imenso cifrão por conta dos contratos super bem remunerados que as empresas ofereciam. =]
      Beijo

      Curtir

  3. oi! Como sempre, muito gostoso de ler suas matérias! Desculpe não ter feito comentários ultimamente, mas com certeza tenho lido tudo! Agora estou saindo de uma semana com DENGUE!
    Eita coisinha desagradável! Espero nunca mais pegar!
    Continue, continue, continue, vc escreve muito bem! Beijo grande para vc e família!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s