China/Curiosidades/viver na China

Os esportes mais populares na China

No passado quando a gente pensava em algum esporte praticado na China, logo vinha a cabeça o pingue pongue. E realmente é uma modalidade muito praticada, além de termos que reconhecer que eles são muito bons nisso.

Só que muita coisa mudou na China nos últimos 40 anos, e a questão do esporte popular também. Quando cheguei, em 2004/2005, me impressionou como eles gostavam de basquete e badminton.

Hoje o futebol está no topo da lista, mas tem muitas peculiaridades e forca governamental para que essa mudança ocorresse.

Vamos conhecer um pouco deles:

TENIS DE MESA/PINGUE PONGUE

Como já escrevi, quase uma marca registrada dos chineses. Mao T’se Tung, na década de 1950, declarou o pingue pongue como esporte nacional, interferindo inclusive na vida política da China por meio do que ficou conhecido como diplomacia do pingue-pongue. Não precisa dizer que ele era um exímio jogador dessa modalidade.

Ninguém tem a habilidade que eles possuem em manejar a bolinha em cima da mesa, apesar de que é notável que o interesse pelo jogo está diminuindo entre as gerações mais jovens.

Mesmo assim, conta com aproximadamente 300 milhões de jogadores, ainda é o esporte recreativo mais popular na China. A Superliga de Tênis de Mesa da China é a principal competição do país.

BADMINTON

Um esporte que era bem desconhecido para mim, só conhecia o nome, sem muito entender como era praticado (e ainda não entendo). Um amigo chinês nos explicou que era muito semelhante com o tênis de mesa, por isso os chineses aderiram ao esporte. Vai saber.

O fato é que é um dos esportes preferidos dos chineses, além de  terem o time de badminton de maior sucesso na história, tendo vencido a Thomas Cup 10 vezes e a Uber Cup 14 vezes.

A Super Liga de Badminton da China foi fundada em 2009, com 8 times profissionais, mas o esporte é praticado em milhares de competições amadoras realizadas em todo o país.

BASQUETE

Esse foi um fato que me impressionou: a paixão chinesa pelo basquete e a quase devoção a NBA, que é seis vezes mais popular na China do que as três maiores ligas de futebol europeias juntas. De acordo com a Forbes, cerca de 18% dos chineses com atividades esportivas jogam basquete (e isso não é pouca gente, não). Segundo alguns analistas, esse esporte já se tornou parte da cultura chinesa.

Durante as finais da NBA de 2017, mais de 190 milhões de chineses assistiram aos jogos e superstars do basquete visitam a China todos os anos para promover suas marcas e se encontrar com os exércitos de fãs.

Na realidade essa preferência nacional se solidificou no final dos anos 1990 e inicio dos anos 2000,  graças ao jogador Yao Ming que entrou para o hall da fama na NBA. A China também sediou dezenas de Jogos Globais da NBA, que são disputados para promover o esporte fora da América do Norte.

Além de acompanhar a NBA, os chineses têm sua própria competição chamada CBA, Chinese Basketball Association, lançado em 1995 e atualmente é disputado por 19 equipes que jogam em duas divisões.

FUTEBOL

Por incrível que possa parecer, reza a lenda que o futebol foi inventado na China, inclusive escrevi sobre isso nesse artigo , há cerca de 5000 anos. Cuju, 蹴鞠 , que significa literalmente “chutar a bola com o pé”, era um jogo popular durante a Dinastia Han, e dai que tudo começou.

Mesmo assim, os chineses nunca foram muito bons nesse esporte, mas desde que Xi Jin Ping assumiu o poder (como Mao era fã de pingue pongue, ele é de futebol), resolveu que a China ia virar esse ranking e se firmar como um pais de futebol (ou perto disso).

Para isso ele traçou um plano ambicioso de construir mais de 70.000 quadras para a pratica do esporte, e ter 50 milhões de chineses, incluindo 30 milhões de estudantes, jogarão futebol regularmente. O futebol foi colocado na grade curricular de esportes nas escolas chinesas.

Com toda essa movimentação, os profissionais brasileiros (jogadores, técnicos, preparadores físicos, fisioterapeutas esportivos, professores etc) ganharam um status de ídolos no país do meio.  Jogadores como Ronaldinho, Ronaldo, Kaká, e depois Hulk, Oscar, entre muitos outros, se tornaram referencia e ídolos das torcidas. Existem alguns casos de jogadores que receberam a cidadania chinesa, abrindo mão da brasileira, para poder fazer parte da seleção chinesa, com o objetivo de entrarem para a próxima Copa do Mundo. Veremos…

O esporte é administrado pela Associação Chinesa de Futebol (CFA), e o nível mais alto da competição é a Superliga Chinesa, criada em 2004.

O CFA atualmente é disputado por 16 equipes. É a décima segunda liga nacional de esportes do mundo em média de público (24.107 torcedores por jogo) e a sexta maior entre as ligas de futebol.

O futebol, incluindo as ligas nacionais e as principais competições estrangeiras, é amplamente coberto pelas mídias chinesas.

Tem um outro artigo falando sobre brasileiros no futebol na China, nesse link.

OUTROS ESPORTES NA LISTA

Existem outros esportes bem populares entre os chineses, como a CORRIDA, CICLISMO, ARTES MARCIAIS, VÔLEI, SNOOKER (SINUCA ou BILHAR) que estão entre os top 10 esportes mais praticados na China.

Claro que tem outros esportes até desconhecidos no ocidente, mas esses são os que estão liderando a lista no momento.

Num país tão numeroso em termos de população, é fácil um esporte se destacar e logo de cara ter milhões de fãs e praticantes. Números que superam populações de países inteiros fácil, fácil.

E assim vai a China, se destacando aqui e ali, e ganhando espaço em varias áreas de atuação.

Zài Jiàn!

3 pensamentos sobre “Os esportes mais populares na China

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s