China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

China – Você Sabia?

Quando começamos a procurar curiosidades sobre a China, as paginas vão pipocando e aparecendo coisas muito interessantes. O incrível é que estando há 16 anos na China, ainda me deparo com coisas e fatos que nem imaginava. Realmente um pais misterioso… Mas vamos ver algumas das coisas que descobri (porque terá mais posts como esse, aguardem).

Invenções

escrevi nesse artigo sobre as invenções chinesas, que fizeram a diferença na vida moderna, mas ainda tem mais.

Sismômetro

Os chineses inventaram o primeiro sismômetro (detector de terremotos) do mundo em 132 DC, usando um grande recipiente de bronze com oito cabeças de dragão que continham bolas de bronze. Durante um terremoto, o movimento da Terra faria uma bola cair, indicando a direção do terremoto.

Óculos

Os chineses inventaram os óculos há mais de 1.000 anos, de acordo com o cientista e historiador britânico Sir Joseph Needman. Na época em que Marco Polo chegou à China por volta de 1270, os óculos (que ele menciona em seus relatos) eram amplamente usados na classe alta chinesa.

Vacina

Médicos chineses pegavam as crostas de vítimas de varíola, esmagavam-nas até formar um pó fino e colocavam nas narinas de pacientes saudáveis. Esta foi a primeira vacina contra a varíola. Infelizmente, tinha cerca de 2% de chance de matar a vítima, mas também deu a eles uma chance muito melhor de sobreviver à epidemia de varíola que estava acontecendo na época. A vida é risco, gente! E vamos ficar tranquilos com as vacinas chinesas, certo?

Armas de guerra

O arco e flecha (também conhecido como “besta”) foi inventado na China como uma resposta a tropas fortemente blindadas. Os chineses também usavam armas químicas e de gás cerca de 2.000 anos antes de serem usadas na Europa durante a Primeira Guerra Mundial.

Baseados na pipa

Embora Leonardo da Vinci seja creditado como inventor do paraquedas, os alquimistas chineses já usavam pipas amarradas para carregar o homem no século IV. Isso foi quase 1300 anos antes dos europeus serem capazes de fazer isso com sucesso.

Futebol

Cuju, 蹴鞠 , significa literalmente “chutar a bola com o pé”, era um jogo popular durante a Dinastia Han. Mais tarde, se espalhou para países vizinhos como Japão, Coréia e Vietnã e, eventualmente, Europa, levando ao que conhecemos hoje como futebol. Em 2004, a “International Football Association” confirmou que o futebol se originou em Shandong, na China.

Antiguidades

Livro

O livro mais antigo que sobreviveu no mundo é chinês, um texto budista chamado Sutra do Diamante, que tem a data de 868 DC. Junto com outros manuscritos impressos, o livro foi descoberto em 1907 em uma caverna murada em Dunhang (noroeste da China) e está em exibição na Biblioteca Britânica.

Papel

O pedaço de papel mais antigo foi encontrado na China e data do primeiro ou segundo século. O papel daquela época era tão durável que era usado como material para roupas e, às vezes, até mesmo para uma armadura leve.

Homem das cavernas

Um grupo de fósseis conhecidos coletivamente como “Homem de Pequim” são os mais antigos fósseis conhecidos do “homo erectus”, um parente antigo dos humanos modernos, e foram encontrados perto de Pequim (Beijing). Algum tempo depois, o mais antigo crânio humano moderno conhecido, foi encontrado no sul da China, datando de 67.000 anos atrás.

O grande segredo

Na China antiga, o processo de fabricação da seda era um segredo bem guardado e sua revelação era punível com a morte. Permaneceu um segredo por milhares de anos, apesar do fato de ter se tornado amplamente exportado. Não está claro como ou quando o segredo foi perdido. No entanto, foi transmitido para o Japão por volta de 300 DC, levado para lá por quatro garotas chinesas, de acordo com uma lenda.

Outra lenda popular diz que o segredo foi transmitido à Índia por meio de uma princesa chinesa que escondeu alguns ovos no forro de seu enfeite de cabeça.

E ainda outra lenda diz que monges europeus, que foram enviados à China no século VI para descobrir o segredo da seda, contrabandearam alguns ovos de bicho-da-seda.

Conhecem mais alguma curiosidade?

Eu tenho guardada uma boa lista ainda, e vou colocar aqui em breve, mas sempre aceito sugestões para pesquisa.

Gostaram?

Até a próxima.

Zài Jián!

11 pensamentos sobre “China – Você Sabia?

  1. Pingback: Os esportes mais populares na China | China na minha vida

  2. Essa foto me lembra muito a N.1 silk factory em Suzhou, um dos meu lugares preferidos, sempre levávamos visitas lá. Em geral os funcionários já me conheciam pois eu sempre arriscava um pouco do meu básico “suzhounês”, eu me sentia totalmente em casa nesse local! A expressão de disposição e excitement da moça é impagável! 😀

    Curtido por 1 pessoa

  3. Querida Christine amiga para sempre!!
    Voce é realmente muito fantástica… Visitando o museu da China…. eu passei o dia inteiro e me encantei com o passado distante desses chineses. Agora você me faz lembrar dessas coisas chinesas, da sua arte, curiosidade e capacidade de criação.
    Gratíssima por tudo….
    Quando você retorna para a nossa Pátria Amada Salve , salve???
    Estou cheia de esperança para me limitar de tantas coisas.
    O livro sobre a /China finalmente está no prelo.
    Com carinho e com afeto
    arcelina

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s