China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Tui Na – uma prática da Tradicional Medicina Chinesa

Dentro do curso de Medicina Chinesa que iniciei no semestre passado, tivemos algumas aulas sobre a Tui Na. Fiz aqui um apanhado (muito superficial) para que possam entender um pouco mais dessa modalidade. Vamos lá?

Tui Na   推拿 (empurrar e apertar/pressionar) é um tipo de massagem, muitas vezes usada em conjunto com acupuntura, moxibustão, ervas e outras práticas da medicina chinesa. É uma forma de massagem de acupressão e parte integrante da medicina tradicional chinesa (TCM), originária da dinastia Shang, por volta de 1700 aC.

Na China antiga, a terapia médica foi freqüentemente classificada como tratamento “externo” ou “interno”. Tui na foi um dos métodos externos, pensado para ser especialmente adequado para uso na população idosa e em lactentes. Na China moderna, muitos hospitais incluem tui na como um aspecto padrão do tratamento, com especialização para bebês, adultos, ortopedia, traumatologia, cosmetologia, reabilitação e medicina esportiva.

Vale ressaltar que dentro da Tradicional Medicina Chinesa, o termo ‘massagem’ – àn mó – 按摩, não era bem visto pois,  no passado, estava ligado à pornografia. Hoje em dia está sendo mais usado e a Tui Na é reconhecida como um ‘tipo’ de massagem.

Tui Na incorpora massagem de acupressão para equilibrar o corpo, elimina obstruções nas vias de energia e promove um aumento na energia vital do corpo. Semelhante aos princípios da acupuntura, Tui Na concentra-se em pontos específicos de acupressão, pontos de gatilho de energia e músculos e articulações em torno da área afetada.

É um tratamento corporal prático que usa os princípios do taoísmo, em um esforço para equilibrar os oito princípios da Medicina Tradicional Chinesa (TCM). O terapeuta pode escovar, amassar, rolar, pressionar e esfregar as áreas entre cada uma das articulações, conhecidas como os oito portões, para tentar abrir o chi defensivo do corpo (Wei Qi) e obter a energia movendo-se nos meridianos e nos músculos.

No norte da China esses movimentos tendem a ser mais fortes, intensos. Já a prática do sul é mais gentil. Mas isso não muda os fatores e benefícios do tratamento.

A Tui Na é bastante utilizada para tratamentos de: distúrbios musculoesqueléticos, deslocamentos articulares, doenças respiratórias, distúrbios internos, síndrome de fadiga crônica, dor nas costas e costas, artrite, síndrome do túnel do carpo e fibromialgia, dentre outros.

pixabay.com

Alguns benefícios da Tui Na

Tui Na é um sistema completo de medicina. Como tal, pode ser usada para tratar áreas específicas, ou para melhorar o Qi geral ou o fluxo de energia em todo o corpo. Como o Tui Na é um sistema completo, o tratamento geralmente ajuda esses dois componentes ao mesmo tempo.

Usa os princípios da acupuntura. A acupuntura envolve a liberação e conexão de energia em 12 pontos do corpo através do uso de minúsculas agulhas. Da mesma forma, Tui Na, que significa “empurrar e pressionar”, aborda os mesmos pontos usando estimulação manual.

Pode ser usado com acupuntura. Porque é uma forma de Medicina Tradicional Chinesa e, por empregar os mesmos princípios, Tui Na também pode ser usado como complemento do tratamento de acupuntura. Usar ambas as modalidades de tratamento pode ser uma abordagem eficaz para trabalhar com energia e endereçar e restaurar seu fluxo.

Alivia uma variedade de distúrbios. A Tui Na pode aliviar múltiplos distúrbios, incluindo insônia, constipação, dores de cabeça, enxaquecas, síndrome do intestino irritável, síndrome pré-menstrual e problemas emocionais. Também pode tratar distúrbios relacionados a sistemas digestivos, respiratórios e reprodutivos. Muitas pessoas procuram tratamento para pescoço rígido, distensão dos ombros, ciática e dor de volta. Tui Na pode ser usado para enfrentar doenças internas e lesões externas.

pixabay.com

Dentro do curso, tivemos algumas aulas práticas, de como aplicar a pressão correta para atingir os pontos. Sinceramente, apesar de ter muita curiosidade sobre como funciona a medicina chinesa e suas muitas terapias, eu acho que não levo jeito para a coisa… Ainda prefiro ir buscar o atendimento nas clínicas especializadas.

Realmente medicina não é meu forte… Vamos continuar escrevendo que dá mais certo!

Zài Jiàn!

3 pensamentos sobre “Tui Na – uma prática da Tradicional Medicina Chinesa

  1. Oi, Christine! Estarei na China em maio para uma breve visita (vou fazer um curso de pequena duração) e estava me perguntando se era uma boa ideia experimentar massagens tradicionais chinesas e outras terapias relacionadas, já que a medicina chinesa sempre me interessou. Você indicaria viver essa experiência por lá? Costuma ser barato? Ah, estarei em Xangai!

    • Olá Bruna.
      Sim vale muito a pena tentar as massagens chinesas. Tem algumas tradicionais (vc encontra fácil) e também as feitas por cegos. No blog tem um artigo sobre as massagens de cegos, com vários endereços em SHanghai.
      Os preços variam. Mas em média 50 a 100 reais. Lembre-se que Shanghai é a cidade mais cara da China (alguns dizendo que é a mais cara da Ásia atualmente).
      Abraço e boa viagem.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.