China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Incenso chinês

Incenso na China é conhecido como Xiang  – 香, que quer dizer perfume ou fragrância. É composto de materiais de plantas aromáticas (cassia, canela, sândalo) e alguns óleos essenciais. Mas o agar wood  – não encontrei uma tradução para o português – (沉香 – Chenxiang) e sândalo (檀香 – tánxiāng) são os dois ingredientes mais importantes na composição do incenso chinês.

Há mais de dois mil anos, os chineses têm usado incenso em cerimônias religiosas, veneração aos seus ancestrais, em alguns tratamentos da medicina tradicional chinesa, e na vida cotidiana. A cultura do incenso está sempre conectada com a tradição e, mais do que pequenas varetas queimando dentro dos templos , ele é um símbolo da oração, dos fiéis que o acendem, subindo no céu.

A liberação de fumaça perfumada quando é queimado cria uma atmosfera espiritual e mascara odores desagradáveis. A fumaça  e fragrância produzidas  junto com a oração, ajuda as pessoas a sentirem que seu culto é sagrado e santo. Como se fosse a materialização das suas preces.

Interessante essa analogia.

DSC00221

Nas tradições taoístas, o incenso está intimamente associado com a energia  ”Yin” e energias dos mortos, templos, santuários e fantasmas. Portanto, taoístas chineses acreditam que queimar incenso em casa atrai os fantasmas  temidos e famintos, que consomem a fumaça e podem arruinar a fortuna da família.

Mas como tudo, crenças são crenças e cada um com as suas, não é?

Dispositivos de cronometragem

Junto com a introdução do budismo na China chegaram o incenso calibrado ou relógios de incenso (香 钟; xiāngzhōng ou 香 印; xiāngyìn). O poeta Yu Jianwu 庾 肩 吾 (487 -551) registrou pela primeira vez sobre eles: ”Ao queimar incenso sabemos as horas da noite, com velas graduadas que confirmam a contagem dos relógios”. O uso destes dispositivos de cronometragem com incenso,  se espalhou  pelos mosteiros budistas na China e sua secular sociedade.

Eu realmente não entendi muito bem como funcionava isso, mas acredito que seja com a mesma lógica da ampulheta.

Como forma de arte

No entanto, desde os tempos neolíticos, os chineses têm evoluído usando incenso não só para as cerimônias religiosas, mas também para aromaterapia pessoal e ambiental. Hoje em dia o incenso é considerado como uma das formas de arte chinesas.

Assim como com chá, caligrafia, arranjos de flores, os chineses desenvolveram uma forma de arte sofisticada, com queima de incenso chamado Xiangdao. Ela envolve vários apetrechos e utensílios em recipientes de cerâmica usados ​​para queimar o incenso.

Os incensos são bem vindos em cerimônias de chá e quando se está jogando. Alguns entusiastas do Xiangdao procuram sintonizar finamente seu sentido de cheiro – eles jogam jogos para ver quem pode identificar diferenças sutis entre variedades de incenso, semelhante a um especialista em vinhos que pode distinguir a vindima de um vinho pelo aroma e sabor.

Mais do que ouro

Algumas madeiras de incenso são extremamente raras. Por exemplo, ‘agarwood’ é uma madeira valorizada para incenso e que vem de duas espécies ameaçadas de árvore. É dividida em 6 graus, de acordo com as suas propriedades aromáticas. O seu aroma tem sido valorizada na Ásia desde os tempos antigos. ‘Agarwood’ grau superior está saturado em resina, escuro e aromático. Esse tipo de incenso custa cerca de US$ 165 por grama. Por comparação, o atual preço do ouro 24K é de cerca de US$ 40 por grama (dados de 2014).

Mas, pelo próprio preço, não é fácil de encontrar esse incenso e poucos conhecem seu aroma!

Faça seu pedido

Esse trecho, eu escrevi num post sobre rituais no templos chineses. O que corresponde ao incenso, eu reproduzi aqui.

A fim de ter certeza que suas orações são ouvidas, os fiéis tem o hábito de queimar incenso no pátio do templo. Este ritual é mais praticado em templos budistas.

Para que Buda ouça as orações, você deve comprar três bastões de incenso e acendê-los no queimador que existe nos pátios dos templos. Em seguida, mantenha as varas entre as palmas das mãos contra sua testa, de frente para o templo e pense no que deseja. Incline-se três vezes naquela direção e, em seguida, vire à sua direita para fazer as três inclinações de corpo em todas as quatro direções.

Deve visualizar/mentalizar o desejo e repeti-lo enquanto faz as saudações. Uma coisa importante é que não se pode fazer mais do que doze inclinações (3 para cada lado, norte, sul, leste e oeste, partindo da frente do templo).

Assim que terminar, coloque seu incenso no caldeirão de bronze.Se tiver dúvida, a velha regra de etiqueta que sempre funciona: observar os demais fiéis.

Mas, atenção!!! Se seu desejo se tornar realidade você terá que voltar no próximo ano para o mesmo templo, a fim de agradecer a Buda pela benção. Pense bem antes de fazer um pedido num templo muito longe de casa…

 

Eu adoro incenso e sempre acendo um em casa. Como dizem que a gente não deve acendê-los sem uma intenção, sempre peço paz e harmonia para minha casa e minha família. Acho que dessa forma, independente de crença, podemos atrair energia boa. Afinal, nossa mente deseja, o universo responde!

E você, o que acha disso?

Zài Jián!

Anúncios

8 pensamentos sobre “Incenso chinês

  1. Desculpa inserir algo não espiritual ao qual você inseriu e ao qual o incenso sempre é associado.
    Em 2010 ou 2011, participei em Shenzhen de uma reunião não muito convencional, na qual me ofereceram um whisky feito de sândalo e inseriam pedaços de sândalo, diretamente de um tronco, na ponta de cigarros. Usavam isso para ficarem “ligados”. O sândalo no mercado negro vale ouro, simplesmente por essas condições alucinógenas.

    Curtir

  2. Eu também adoro incenso aqui no Centro de Paris tem muita lojinha chinesa, vou procurar e normalmente essas essencias citadas são as minhas favoritas, um dia realizo meu sonho de ir na china, obs: belo trabalho do seu blog! Abç

    Curtir

  3. oi!
    bom dia! por aqui tempo úmido, chuva e está esfriando!
    gostei muito do post! O incenso aparece nos ritos africanos aqui no Brasil,
    e a igreja católica utiliza o incenso em seus rituais! Curto muito usar incenso em casa,
    como forma de proteção, para afastar más influencias, atrair bons fluidos! Jesus foi
    presenteado com incenso e mirra………..
    Maravilhoso como tudo se mistura, e sempre em busca da divindade!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s