China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

Templos chineses – Faça seu pedido!

Estou aqui faz tempo, todo mundo sabe…rs. E sempre que vou visitar algum templo, vejo as pessoas orando, acendendo incenso, jogando moedas, tocando sinos, mas nunca sabia exatamente o porquê.

Na última visita que fiz resolvi dar um jeito de descobrir, afinal vou atrás de tanta coisa e sempre deixo esses rituais de lado.

Basicamente o que encontrei à respeito das práticas dos templos, mostra que essas ações são para agradecer e… fazer um pedido. Seja ele qual for.

Mais uma vez, constatamos que a fé pode mudar de nome, mas não de atitudes. Não conheço religião ou crença que não possua seus símbolos e rituais de agradecimento e pedidos.

Mas vamos lá!

Sino

A grande maioria dos templos budistas possuem uma enorme sino pendurados numa estrutura que lembra um balanço, pois são suspensos por cordas.

Nos templos que visitei, esses sinos ficam fechados. A gente só consegue olhar pelas portas e janelas vazadas. Somente visitei um em Hangzhou onde podíamos tocar o sino, se fizéssemos uma contribuição ao templo.

images (1)

Mas e onde ele entra nos pedidos dos fiéis? No final do ano, o sino é tocado 108 vezes, pois acredita-se que todos tem 108 desejos e paixões mundanas. Cada badalada do sino ajudará a nos libertarmos do sofrimento e do peso do desejo. Então, se você quiser se livrar de seus desejos, tente visitar um templo como o de Hangzhou e toque o sino! Quem sabe o ‘livramento’ será o desejo se concretizar? Não custa tentar…

Moedas

Esse funciona mais ou menos como ‘jogar a moeda no poço dos desejos’. Nos templos chineses você pode jogar uma moeda no caldeirão (não sei se esse seria o nome apropriado, mas vale a intenção) de incenso, que geralmente fica no meio do pátio central do templo. Têm que jogar a moeda em um dos orifícios da parte superior do caldeirão. Enquanto você joga a moeda no ar, faça o seu pedido.

Pode fazer um pedido para o amor, a felicidade, a saúde ou a prosperidade econômica, oferecendo uma moeda para cada um. Isso segue o princípio do ‘dar para receber’.

O 'caldeirão' onde se jogam as moedas ao alto e els tem que entrar na janela mais alta!

O ‘caldeirão’ onde se jogam as moedas ao alto e eles tem que entrar na janela mais alta! Foto de Tati Sato

Às vezes, você vai ver as pessoas colocando dinheiro em criaturas míticas como dragões, ou outros deuses do templo. Também pode colocar a moeda nessas imagens, mas não pode deixá-la cair. Enquanto faz isso, concentre-se no que quer.

Alguns templos também tem poços que contêm uma pequena placa no fundo, tipo um prato. Se a moeda cai no prato, o seu desejo provavelmente se tornará realidade.

Gongo

Em alguns templos taoístas você encontrará verdadeiros desafios para tornar seus desejos realidade ou ao menos tentar! Para os taoístas, o som do sino faz você estar em sintonia com o Tao, o que nos permite manter contato com o nosso fluxo natural.

Picture1

Os sinos são colocados debaixo de uma ponte no meio de dois gongos. Geralmente há uma ‘lojinha’ na proximidade vendendo moedas, pois são as antigas, furadas. Então compre algumas e  jogue as moedas tentando tocar os sinos. Divida as moedas em dois montes: metade são para um gongo, e a outra metade, para o outro. Quanto mais você tocar a campainha, mais felicidade e energia que você atrair para sua vida. Parece bom, não é?

Incenso

A fim de ter certeza que suas orações são ouvidas, os fiéis tem o hábito de queimar incenso no pátio do templo. Este ritual é mais praticado em templos budistas.

E como é o ritual?

Para que Buda ouça as orações, você deve comprar três bastões de incenso e acendê-los no queimador que existe nos pátios dos templos. Em seguida, mantenha as varas entre as palmas das mãos contra sua testa, de frente para o templo e pense no que deseja. Incline-se três vezes naquela direção e, em seguida, vire à sua direita para fazer as três inclinações de corpo em todas as quatro direções.

Deve visualizar/mentalizar o desejo e repeti-lo enquanto faz as saudações. Uma coisa importante é que não se pode fazer mais do que doze inclinações (3 para cada lado, norte, sul, leste e oeste, partindo da frente do templo).

TATINACHINA 880

Em oração. Foto de Tati Sato

Assim que terminar, coloque seu incenso no caldeirão de bronze.Se tiver dúvida, a velha regra de etiqueta que sempre funciona: observar os demais fiéis.

Mas, atenção!!! Se seu desejo se tornar realidade você terá que voltar no próximo ano para o mesmo templo, a fim de agradecer a Buda pela benção. Pense bem antes de fazer um pedido num templo muito longe de casa…

Mesmo que não seja budista, não há problema nenhum em fazer o ritual, desde que se mostre respeito ao mesmo.

Fitas vermelhas

Já é mais que sabido que a cor vermelha traz boa sorte na China e possui a tradição de agir como um ímã para os bons presságios. Nos templos você vai encontrar lojas onde pode comprar fitas vermelhas e amarrá-las às colunas, imagens e outros locais utilizados para pedidos.images

Em algumas fitas que você pode escrever o seu desejo. Enquanto amarra a fita, se concentrar no que você quer para que o templo proteja seu pedido e espalhe aos ‘ouvidos divinos’.

Então, agora ao entrar num templo você já vai saber identificar os rituais e poder fazer seus pedidos. Quem sabe eles não se tornam realidade?

Boa sorte!

Hǎo yùn! 好运!

Zái Jiàn!

Anúncios

7 pensamentos sobre “Templos chineses – Faça seu pedido!

  1. Pingback: Incenso chinês | China na minha vida

  2. Nós bem lançamos nossas moedinhas lá no alto do “caldeirão” no templo Jing’an! E toquei na pedra da sorte Tb… Vai que da certo, né? Rsrs

    Aliás, aproveito para agradecer a recomendação do templo! Muito lindo e de fácil acesso pelo metrô. 😉

    Bjos

    Curtir

  3. Acredito q todo povo tenha suas crenças…mas em muitos lugares não seguem o rito dos antepassados por acharem antiguados e fora de propósito.
    Mas nos países orientais, todos seguem os rituais pela vida toda…não deixam acabar as tradições.
    Bjs

    Curtir

  4. oi!
    vc sabe que ritos são comigo mesmo, curto e adoreia a matéria!
    caldeirão TING ………………….Anselmo fica todo feliz!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s