Já faz algum tempo escrevi um artigo, que fez bastante sucesso, sobre a barganha e quem não lembra pode conferir aqui nesse link.
A barganha na China é algo cultural. Se não há barganha não há negócio. Mas se você pergunta o preço e começa a negociação, tem que comprar. Ou então não vá além do ‘quanto custa’.
Só que uma coisa é escrever, alertar meus leitores, dar dicas de como fazer. Outra é ouvir o relato de outra pessoa que conta exatamente o que aconteceu com ela quando barganhou, barganhou e aí saiu sem comprar…
A Vanessa mora na China há 1 ano com o marido. Mas antes disso, em 2008, veio para a China assistir as Olimpiadas de Beijing, com um grupo de amigas, e também foram para Dalian, cidade um pouco mais ao norte da China, onde ocorreu o fato ‘encenado’ no vídeo.
Mais jovem, junto com um grupo, destemida como todo o jovem que sai para desbravar o mundo aos 20 e poucos anos e ainda com uma veia teatral latente, Vanessa fez esse vídeo e… esqueceu dele. Esqueceu inclusive que tinha um canal no YouTube!
Eis que, sem saber como, achou os arquivos e compartilhou. E depois me deu o link para postar como parte do “China na NOSSA vida”.
Eu adorei, como sempre, pois esses depoimentos de quem mora ou já visitou a China, só enfatiza as coisas que escrevo, que conto à vocês.
Obrigada Vanessa por todo seu carinho e por ser mais um dos presentes que a China me deu!
Agora assistam o video da Vanessa e divirtam-se com o relato, gravado em 2008:
Ia esquecendo, recentemente conheci, por acaso, uma seguidora do blog que veio fazer um curso de medicina chinesa em Shanghai. E para minha surpresa ela me disse que imprimiu as dicas de barganha do post que linkei no inicio e seguiu… passo a passo! E não acreditou quando conseguiu comprar o que queria por 20% do valor que o vendedor pediu no inicio! Fiquei muito feliz com esse feedback da Alice. Uma graça de pessoa que está deixando Shanghai na semana que vem (só ficou aqui por um mês).
E a maior compensação de tudo que tenho feito é ouvir relatos como o dela e de tantos outros que me procuram por conta do blog! Eu tenho muito a agradecer a cada um dos leitores dessa página! ❤
E sobre a Vanessa, nossa heroína de hoje:
Vanessa Moulin Lopes, é brasileira, fisioterapeuta, visitou a China em 2008, na época da Olímpiadas de Beijing e, por uma ‘pegadinha’ do destino veio morar na China (Shanghai) em 2013, acompanhando o marido. Hoje trabalha num hospital Internacional na cidade e escreve sobre suas experiencias no blog VanVanChina.
Se você vive, já viveu ou visitou a China e tem alguma história interessante para contar, entre em contato direto através do link contato aqui no blog, ou na página do facebook (inbox).
Estou aguardando a sua história!
Zài Jiàn!
hahahahaha muito bom Cris, nunca ri tanto com um post aqui como esse.
Já conhecia o blog da Vanessa e é muito legal também.
CurtirCurtir
E eu que nem sabia dessa veia artística da Vanessa? hehehe Obrigada pela visita! Abraço.
CurtirCurtir