Há 10 dias atras, Shanghai foi palco de mais uma etapa da Fórmula 1 . Como tudo nessa terra, o SIC – Shanghai International Circuit – é imenso, imponente e com uma infra-estrutura de deixar qualquer um boquiaberto.
O circuito conta com uma pista de 5.4km, construído numa antiga região pantanosa e modelado pela palavra ‘shang’ que significa ‘acima’, além de ser o primeiro caractere da palavra Shanghai. O circuito é famoso por suas curvas sinuosas que forçam a aceleração e desaceleração constantes, além das retas de alta velocidade que facilitam a ultrapassagem (segundo os entendidos, eu só repasso esse tipo de informação técnica). Só a grande arquibancada em frente ao pitstop possui 30 mil cadeiras, e nesse lugar pode-se ver 80% do circuito.
Meu marido foi com dois amigos e graças a um deles, conseguiram visitar os boxes, e entrar no da escuderia Toro Rosso. Imaginem a alegria das crianças (grandes)!!!
Eu não gosto muito de ir a estádios, autódromos, essas coisas. Mas no segundo ano que estávamos aqui fui num treino, já que meu filho teve prova na escola e usei o ticket dele. É legal e impossível negar que a emoção é muito maior, mas não sou uma esportista nata (rs) , então nunca mais repeti a dose.
Mas por que estou escrevendo sobre a F1? Porque adorei ver as fotos que nosso amigo Jairo fez, e através delas pude pensar um pouco sobre a maneira do povo chinês participar de um evento esportivo em que não há nenhum concorrente com a bandeira chinesa.
Mas eles estão prestigiando, afinal são os anfitriões e gostam de deixar isso claro. Só que para ter emoção precisam torcer para alguém, certo?
Alguns se empolgam com a escuderia. Claro que a Ferrari é umas das prediletas ( provavelmente no mundo inteiro…)
Outros preferem defender o piloto e seu país, e ai não economizam esforços e adereços para vestirem a camisa do pais escolhido, literalmente.
E ai estão as fotos que não me deixam mentir.
Nem vou entrar no discurso de que é impressionante como nosso pais tão cheio de riquezas só é reconhecido no mundo pelo futebol e pelas mulatas ( sem nenhum tipo de objeção, pois realmente são representantes legítimos da nossa cultura), mas nós somos futebol, samba, mulatas e muito mais!
Resumindo, se há povo que os chineses recebem de braços abertos, esse povo somos nós brasileiros! wow!
Parabéns, Brasil! 513 anos… já tá na hora de tomar juízo!! =]
Zai Jian!
PS: não posso deixar de agradecer a todos os leitores e amigos que votaram ‘China na minha vida’ no prêmio Embraer – PBC 2013. A premiação foi na sexta e fiquei em segundo lugar, com uma diferença muito pequena. Mas mesmo assim, só o fato de ter sido mencionada e ter concorrido com outros websites que já estão há muito tempo levando informações da China para o mundo, foi uma vitoria muito grande.
Parabéns pelo prêmio… vc merece pois seu blog é ótimo e ficamos conhecendo mais um pouco dessa terra tão distante em todos os sentidos. Vc tem razão quando fala que nosso Brasil explora muito pouco sua belezas. Há tanta coisa que poderia ser explorada além do futebol, samba e mulatas… Fora do Brasil exploram tudo… Que pena… bjs da regin@
CurtirCurtir
Eu queria presenciar esse evento, deve ser massa (perdoe-me o trocadilho rs).
CurtirCurtir
hehehe…completamente perdoado! =]
CurtirCurtir
Belas Fotos!
CurtirCurtir
Todos os créditos são para nosso amigo Jairo Juedes! =]
CurtirCurtir
esqueci de uma coisa! Uma das fotos é uma escultura de um carro de F1! Dá para identificar o material? …………..Agradecido! Edson
CurtirCurtir
Edson, o carro estah esculpido em uma pedra de granito.
CurtirCurtir
oi!
Parabens pelo segundo lugar! Pelo que vc diz é um lugar tão nobre quanto ser o primeiro! Sempre me repetindo, vc é boa no que faz e, não tenha mêdo! Continue, e
pesquise, vivencie, vai atráz do que existe de diferente nessa terra de mil mistérios!
Bom saber que os chineses gostam de receber a nós brasileiros e, com certesa os que estão ai, sabem honrar nossa gente!
Beijo grande para vc e família!
CurtirCurtir