Blog/China/Compras/Curiosidades/viver na China

Cartões de visita

Quando mudamos para China a comunicação era uma coisa bem complicada, não que seja fácil hoje, mas temos que reconhecer que já melhorou muito depois das olimpíadas e da EXPO 2010, principalmente em cidades como Beijing e Shanghai. Saindo das cidades mais internacionais, o problema ainda persiste.

Além de não conseguirmos ler (porque falar, todos vamos tentando), o que é frustrante, quase nada tinha referencia em inglês. Na prática, numa embalagem, supermercado, lojas populares, ainda continua assim.

Mas ao menos os cartões de visita melhoraram muito, tendo o endereço nas duas línguas.

Então o segredo para poder se locomover aqui é ‘Colecionar’ cartões de visita. De tudo o que você foi e pretende um dia voltar ou manter uma referência. Restaurantes, casa dos amigos, salão, lojinhas de bairro. TODOS tem cartão de visita. Aqui não adianta você somente dizer seu endereço. Tem que dar ele por escrito, se você quer que alguém chegue na sua casa, claro.0

Imaginem então a ‘coleção’ individual de cada um por aqui! Pastas para acondicionar cartões de visita entram na ‘cesta básica’ de todos, inclusive dos chineses. Fora que quando vamos num bom restaurante ou numa loja que tem algo diferente ou mesmo difícil de encontrar, não basta pegar um cartão para si. Pegamos  uma meia dúzia para distribuir entre os amigos e/ou alguém que vemha nos pedir uma dica de onde ir, onde comprar tal coisa.

Mas, mais uma vez, graças às novas tecnologias (leia-se smartphones e tablets) hoje podemos fotografar os cartões e salvar em um álbum. Ai não corremos o risco de perder o cartão e nem de esquecer de levar (apesar que no meu caso, facilmente posso esquecer o celular, mas isso não vem ao caso… Rs)

Melhor do que isso ainda, são alguns dos muitos aplicativos que pipocam por ai para facilitar a vida de todos.

Tem um que scaneia o cartão, salva as fotos de frente e verso e ainda copia todos os dados, inclusive em mandarim, para seus contatos. Quer mais? Apesar que esse só é eficiente se você tem o cartão. Caso contrario, nada feito.

Mas tem um outro, que depois do Google translator, é meu app mais querido e essencial, que se chama ‘HI SHANGHAI’. O aplicativo tem armazenado mais de 6000 endereços de Shanghai. De restaurantes (divididos por categorias) a hospitais, você encontra praticamente tudo nele. Além de dicas de baladas, restaurantes e eventos que estão na cidade. Fora isso você cria sua área pessoal e salva um local que vai com freqüência na lista de favoritos.

Image

Claro que todos os endereços estão em inglês, pinyin e mandarim. Além de telefone, mapa e linha de metro mais próxima. Se o local tem website, dá para acessá-lo diretamente do link. Realmente uma verdadeira enciclopédia…rs. Mas se vocês pensam que é ‘só’ isso, pasmem agora:

O ‘pulo do gato’ desse aplicativo é que depois de achar o local desejado e todas as informações, é só virar o iPhone ou smartphone e aparece o endereço em letras enormes em mandarim. Ai é só mostrar para o motorista e uma parte dos seus problemas de comunicação foram resolvidos! Fora que ainda pode enviar a informação por email ou SMS para quem você quiser.

Olha, vou falar uma coisa que pode parecer absurdo, mas ter um smartphone aqui na China é essencial. Sua vida é simplificada de maneira palpável. Não importa se é iPhone, sangsung, blackberry, e sei lá que marca mais existe. O importante são as facilidades que eles te proporcionam e que melhoram o seu dia a dia aqui sensivelmente.

Isso, aliado ao fator que ainda se pode andar nas ruas com um desses na mão sem o risco de ser brutalmente agredido por um ladrão que tira o aparelho da sua mão e ainda te empurra no chão.

Imagez

 

Para os desavisados, aqui há muitos ‘batedores de carteira e de iPhone’, sim. Principalmente em zonas de muito turista e em épocas como essa, véspera de ano novo chinês. Mas se perceberem que a pessoa esta atenta, não se arriscam. Preferem os distraídos e, no caso dos turistas, deslumbrados com as coisas que estão conhecendo. Além de que, todas as pessoas que conheço que tiveram seu iPhone aparentemente roubado, quando deram pela falta, acabam ficando na duvida se perderam ou se realmente foi roubado, tão sutil é a ação deles.

Ah, Steve Jobs… Duvido que você imaginasse o quanto colaboraria com a qualidade de vida do estrangeiro que vive na China! Rs

Zai Jian.

 

 

PS: pessoal, estou no BRASIL!  Ebaaa… Por isso as postagens serão um pouco mais espaçadas. Grande Abraço!

Anúncios

8 pensamentos sobre “Cartões de visita

  1. Pingback: Aplicativos para (sobre)viver na China | China na minha vida

  2. Pingback: Taxi em Shanghai | China na minha vida

  3. Oi…mas acho q é para quem entende e sabe usar…rsrsrs
    Sempre achei q tinha dificuldades com esses aparelhos virtuais…mas com o tempo fui conhecendo pessoas bem piores, q mal ligar sabem, continuariam se dando mal em qquer lugar…imagine na China…rsrsrs
    Bem vinda ao Brasilllllll..adorei o post.
    Beijussssssss

    Curtir

  4. oi! Bem vinda á Pátria Mãe! Que tua estada seja tranquila, que dê para matar todas as saudades!
    Viva a tecnologia, realmente fantástico e, que bom que voce se adaptou a ela. Esses aparelhos por aqui, custam caro e, alem do mêdo de andar com êles na rua!
    Ando lerdo para toda essa tecnologia! Beijão! Bem vinda!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s