Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Cachorro Pequinês

Alguém aqui se lembra de uma raça de cachorro chamada ‘Pequinês’? Eu lembro, pois minha tia tinha um. Naquela época eu não era nada amistosa com cachorros e não gstava do cheiro daquele cachorro.

Hoje já descobri por que: ele era chinês! =o

Sim, o nome vem de Pequim, a capital da China, que hoje é chamada de Beijing. Cachorro de Pequim, por isso pequinês.

 imagesCAQCW38Q

Ele também era conhecido como Cachorro Leão, por sua semelhança com os leões ‘guardiões’, tão comum na entrada dos prédios e casas chinesas. Há uma lenda chinesa que diz que um leão se apaixonou perdidamente por uma macaquinha e ambos se apresentaram ao deus Hai-ho. Por amor, o leão sacrificou sua estatura e nasceu o pequinês, que conservou o porte bravo e orgulhoso do pai e a inteligência e a ternura da mãe.

 O pequinês é uma das mais antigas raças de ‘toy dog’ (cachorro de brinquedo, literalmente), testes de DNA registram o aparecimento em mais de 2000 anos atrás.

Por séculos, cães dessa raça só podiam pertencer aos membros do Palácio Imperial Chinês, conquistando o titulo de ‘animal sagrado’ e vivam confinados na Cidade Proibida. Em 1860, as tropas britânicas saquearam o Palácio Imperial e levaram 5 exemplares ao Ocidente. Os 5 que sobreviveram ao massacre promovido pelos nobres chineses, que preferiam ver seu cães mortos do que levado ao estrangeiro.

220px-Szusza_pekingeseMuito tempo depois, a Imperatriz viúva Cixi, apesar de apresentar o pequinês para muitos americanos (incluindo a filha de Roosevelt, que colocou o nome de Manchu em seu cãozinho) disse sobre a raça: “deixe-o comportar-se com dignidade; deixe-o aprender a morder os demônios estrangeiros num instante”.

De lá para cá, a raça sofreu muitas interferências por falta de conhecimento de seus donos e escassez de parceiros para procriação, o que fez a raça se modificar bastante.

Hoje não há muitos pequineses por aí, mesmo na China.

Zái Jián!

Anúncios

Um pensamento sobre “Cachorro Pequinês

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s