Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

Cidade Proibida – Forbiden City

Continuando nossa estada em Beijing, passamos para a Cidade Proibida e a Praça da Paz Celestial. Essas duas atrações turísticas estão no mesmo ponto. E é exatamente o centro geográfico de Beijing.

A Praça ficou conhecida em 1989 quando houve a manifestação dos estudantes pelo direito à Democracia. Mas esse é um assunto que não é bem vindo por aqui. Preferem descrever como a porta de entrada para o Palácio do Imperador e também para o mausoléu de MaoTsé-Tung, onde seu corpo está embalsamado e exposto para visitação pública, desde 1976. Sobre esse local não posso contar nada, porque nunca fui e, também, não pretendo ir! J

Como vocês já podem imaginar, “Tian’anmen Square” é a maior praça do mundo com 440.000m².

 egree

A Cidade Proibida tem esse nome porque somente o Imperador, seus familiares e empregados podiam entrar no complexo. Era uma cidade dentro de outra cidade. Óbvio que é o maior palácio do planeta! Com cerca de 980 prédios diferentes. A hierarquia era clara nas divisões e acesso aos espaços. Existiam várias alas que classificavam os diferentes graus de importância dentro do Império. As mulheres do Imperador tinham um espaço só para elas de onde não podiam sair sem ordens expressas. Existe um pavilhão que era usado uma vez por ano, para a filha predileta do Imperador receber seus presentes de aniversário. Outro onde o Imperador recebia visitas e outro ainda onde ele somente assinava os documentos imperiais.

Prédios e mais prédios onde o luxo e a arquitetura são indescritíveis. Os detalhes das fachadas, que estavam sendo restauradas quando estive lá em 2005 e 2006, todos pintados a ouro. Entalhes nas portas, telhados e até no piso de cimento, que consistia no “caminho do Imperador”. É como um imenso tapete decorado que somente o Imperador poderia colocar os pés (ou talvez quem ele autorizasse).

Também existia uma regra, que todo Imperador tinha que escalar uma montanha ao menos uma vez na vida. Como ele não podia sair de dentro da cidade, construíram uma montanha de pedras no jardim do Imperador. Problema resolvido. Podemos notar que desde a antiguidade os chineses já davam um “jeitinho” em tudo! J

forbiden

Existem alguns detalhes na arquitetura que nos chamam atenção e que são comuns na China, como os animais nas pontas dos telhados para espantar os maus espíritos. O vermelho e o dourado (ou amarelo, em alguns casos) são as cores predominantes, pois significam fortuna e prosperidade.

Aqui não temos os degraus e declives, mas se anda muito, muito mesmo. E da mesma forma que a Muralha, é impossível visitar a China e não conhecer esse local.

Mentián tián!

Anúncios

Um pensamento sobre “Cidade Proibida – Forbiden City

  1. Pingback: Simbolos de Proteção e boa sorte na China | China na minha vida

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s