Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Simbolos de Proteção e boa sorte na China

Ando um pouco sumida daqui, eu sei. Mas estou no Brasil há 13 dias e já estive em oito cidades! Dá para notar que já passei mais tempo me locomovendo do que qualquer outra coisa. Rs

Aí falta internet móvel (saudades da China, não precisa de plano, nem de comprovante de endereço, nada… simplesmente comprar o chip!), pouco tempo para ficar buscando as informações, e menos tempo ainda sem alguém ao lado para matar as saudades. Então dá nisso… postagens atrasadas! =]

Na Página do Facebook ainda estou mantendo uma regularidade quase perfeita. Então já sabem, só dei uma sumidinha, mas logo tudo volta ao normal.

A coisa boa, é que já entreguei quase todos os calendários sorteados. Faltam somente quatro aqui no Brasil e mais os três da China! A primeira pessoa que recebeu em mãos foi a Fabíola, de Curitiba. Apesar dela quase ter seu celular roubado para atender minha ligação –  Brasil cada vez mais complicado… =[ , conseguimos nos ver para um jantar e boas risadas sobre a passagem relâmpago dela por Shanghai.

Eu e Fabíola em Curitiba e calendário 'China na minha vida' na mão!

Eu e Fabíola em Curitiba e calendário ‘China na minha vida’ nas mãos!

Mas vamos ao que interessa: postei uma curiosidade na página do face essa semana, e perguntei se as pessoas sabiam qual era o macho e qual era a fêmea. A foto era de um dos mais comuns objetos de proteção (de residências, comércio, restaurantes) usados na China.

colaboração Didi Mendonça

colaboração Didi Mendonça

Entre as respostas super interessantes e palpites(rs), a Tati Coutinho, que vive em Shanghai, postou uma explicação bem interessante sobre os ‘Cães de Fu’, que na realidade são leões, que transcrevo aqui:

Os Cães de Fu, também Cães de Buda ou Leões coreanos, são poderosos animais míticos que têm sua origem na tradição budista. Na medida em que os chineses empregam o termo ‘Fo’ para se referir a Buda, pode-se falar também de “Cães de Buda”. Parece que os cães de Fu são na realidade leões, já que o leão é um animal  consagrado a Buda.

Foram introduzidos com o budismo, como defensores da lei e protetores dos edifícios sagrados. Estes animais são também conhecidos como “cães da felicidade” ou “cães celestiais” e são emblemas de valor e energia, complementos indispensáveis da sabedoria.

O simbolismo dos cães de Fu é considerado também nos estudos sobre o Feng Shui, que lhes associa a vigilância, o jogo limpo e a defesa do débil. Na China são conhecidos como Rui Shi (瑞獅).

Os cães de Fu mostram-se em pares (daí o plural) e com uma ou ambas as patas dianteiras apoiadas sobre uma esfera. Com frequência os encontramos protegendo simbolicamente a entrada de templos e tumbas com o fim de amedrontar profanadores, demônios e outros espíritos malignos. Como exemplo, a Cidade Proibida, na China, está zelosamente guardada por vários casais de cães de Fu. A bandeira do Tibete por sua vez, inclui-os como um dos motivos centrais.

Seus olhos estão sempre abertos com um olhar feroz pretendendo transmitir proteção contra maus espíritos que queiram violar a tranquilidade do lugar. O animal é símbolo de energia e valor.

Assim, no casal que guarda a sagrada entrada de um recinto, diferenciamos o exemplar macho porque este apoia a sua pata numa órbita, enquanto a fêmea tem uma cria. Em rigor, cada um dos quais possui diferentes poderes e atributos.

Mas existem outros ‘protetores’ essenciais para os chineses. Entre eles, estão

Buda da Riqueza – O Buda sorridente muito usado em restaurantes chineses é considerado como o Buda da Riqueza e está lá para trazer bons negócios e sucesso financeiro. Empresários devem colocar um Buda em suas mesas ou em seus escritórios para ajudá-los a trazer abundância para o trabalho. A imagem ideal é a do Buda gordo, feliz e rodeado de lingotes de ouro, moedas e outros objetos de riqueza, como um grande saco de dinheiro.

Esse está sentado no pote de ouro... mais riqueza que isso impossivel! =]

Esse está sentado no pote de ouro… mais riqueza que isso impossivel! =]

A Fênix real – Fênix é um pássaro mítico de oportunidade, que atrae bons  negócios, socialização, e amor. É o símbolo perfeito quando os tempos estão difíceis por causa da lenda mitológica do “ressurgir das cinzas”.

phoenix

Ela também vem em gravuras acompanhada do dragão, outro simbolo forte de proteção na China

Animais – De modo geral (e é fácil perceber) os animais são símbolos de força e proteção. Nas cumieiras das casas antigas, dos palácios do império é comum uma fileira de diversos animais para proteger a casa dos maus espíritos.

Na Cidade Proibida e em outros palácios do imperador é comum se deparar com estátuas nas entradas de pavilhões e alas que misturam o que cada animal tem de mais forte e desafiador, pois acreditam que dessa forma a proteção será mais eficaz. Dessa maneira é impossível dar um nome para aquele animal, já que o mesmo é formado por vários. Nesse link tem mais algumas informações.

beijing_summer_palace_animal

Caracteres – é costume chinês escrever palavras que remetam a boa sorte, felicidade e prosperidade e colocar nas portas e janelas da casa. Ao ler a palavra, automaticamente se atrai para dentro de casa a energia daquela palavra.

Esses são alguns dos milhares de símbolos e objetos usados para a proteção da casa e da família e dos negócios, claro. Já escrevi sobre outros nesse post.

Na realidade, estou para ver povo mais supersticioso que o chinês!

Fica a dica! =]

Zái Jiàn!

Anúncios

18 pensamentos sobre “Simbolos de Proteção e boa sorte na China

  1. Santa ignorância…
    Comprei um casal de leõezinhos sem ter qualquer conhecimento de causa. Simplesmente cismei de querer “um par”!
    Bravo
    Kkkkkkkkk

    Agora, gosto ainda mais deles!
    São lindos 😍

    Adorei conhecer a história deles!
    Bjos

    Curtir

  2. Ganhei uma pulseirinha da China entrelazada vermelha cm uma castanha, você saberia me informar si tem alguem significado a castanha?

    Curtir

  3. Amei!!! Estou pensando em fazer os cães de fu ou um par de carpas como minha próxima tattoo… Só não decidi ainda pelo tamanho (vai ter que ser grande) e pelo preço (vai custar muito), mas vi uma tattoo linda de um cão de fu… Mas eu quero o casal, colorido!!! ❤

    Curtir

  4. Oi Christine td bem,sua mãe passou o blog e dei uma passada aqui.mt interessante,vou vir rmais xx ,é bom ter conhecimento das culturas.
    Feliz quinta,Deus abençõe
    Bjs
    Mazinha

    Curtir

  5. oi!
    Esses cachorros são realmente muito bonitos! Curto muito isso tudo!
    Estou muito contente com esse teu vai e vem! Bom trabalho e, bons frutos!
    Beijo grande para vc e familia!

    Curtir

  6. Suas informações sobre a China são sempre muito interessantes pra quem gosta de aprender como eu. E como são supersticiosos… Isso vai de geração a geração… É tradição cultural.

    Curtir

  7. Chris, considerando que vc está em trânsito, até acho que tem bastante post!
    Como sempre, muito interessante. Bjs e boa viagem de volta!!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s