Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

Beleza se põe na mesa.

Olha, comida na China dá assunto até cansar. Mas como não quero ninguém cansado, este será a última postagem sobre comida, pelo menos por enquanto. J

Como já disse aqui é um lugar de contrastes. Da mesma forma que as pessoas comem em potes plásticos ou em saquinhos no meio de um mercado ou da rua, eles podem ser extremamente refinados e cuidadosos com os detalhes. Até exagerados, poderia se dizer.

Comer num restaurante chinês também tem os seus segredos e rituais.

Os locais geralmente são imensos, com grandes salões e, o mais legal: dezenas de salas privativas com mesas para 8 até 30 pessoas ou mais. Você pode escolher um jantar mais íntimo entre amigos ou um banquete. Cada salinha tem seu banheiro privativo e uma mini copa, onde são feitas as entregas dos pratos, bebidas e limpeza básica. Muitos deles têm uma ante-sala com jogo de sofá, TV e karaokê.

Geralmente as mesas são redondas e possuem o centro giratório. Isso porque, o costume é pedir muitos pratos (mas muitos mesmo) que são divididos entre todos. Assim, o centro giratório é literalmente uma “mão na roda”! J

E todos usam seus próprios chopsticks ou kuàizi em mandarim, para pegar a comida e levar à boca. O pratinho na frente de cada um é somente para apoiar um ou outro tipo de comida. Sempre disponibilizam toalhas umedecidas para higiene antes das refeições. E o pessoal não se intimida não, limpa o rosto, pescoço, mãos e braços. Gente, acreditem em mim: nas primeiras vezes você fica em choque, depois você ri e até que um dia, já não liga mais.

As mesas são colocadas de forma harmoniosa e sempre a pessoa mais importante na refeição fica de frente para porta, no lugar central da mesa e da sala. Garfo e faca, nem pensar, ok? No máximo uma colher.

 acollage1

A aparência dos pratos é outra coisa que nos faz ficar maravilhados. Independente do conteúdo, são muito bem dispostos e enfeitados. Até mesmo os doces, apesar de não serem muito comuns nas refeições, são demais. Sendo que são horríveis na mesma proporção (pelo menos para meu paladar! :P) Os pratos de frutas, que é a sobremesa padrão, não dão nem vontade de tocar para não desmanchar aquelas mini esculturas e montagens.

Ah, já ia esquecendo: existem alguns restaurantes, principalmente em Chang Chun, que na entrada existem vitrines com todos os pratos do cardápio expostos para escolher. E outra coisa comum por aqui, e que eu detesto, é ir escolher o peixe e/ou frutos do mar vivos num imenso aquário. O garçom ainda vem com a iguaria na mesa antes de levar para a cozinha, para ter certeza que foi o que você escolheu.

Tirando isso, é um divertimento e tanto sair para jantar por aqui.

 collage

Até mais e obrigada por todo o carinho!

Anúncios

3 pensamentos sobre “Beleza se põe na mesa.

  1. Olá querida. Gosto muito do seu blog. Já estou acompanhando há alguns dias, mas hoje comecei a ler o blog desde o início. Vou para a China em outubro e o que mais me preocupa é a comida. Já estou me preparando com as suas postagens.

    Beijos.

    Curtir

    • OI Andrea, se vc vem para Shanghai, seus problemas acabaram…rs Aqui tem de tudo, ok… quase tudo: farofa, paçoca, sonho de valsa e guaraná antartica só nos sonhos ou na bagagem das visitas…rs
      Obrigada pelo carinho!

      Curtir

      • Shanghai é uma das minhas paradas, além de Pequim, Guangzhou, HK, Kunming e alguns lugares do interior. Acho que vou levar uns bombons sonho de valsa na mala para presentear os brasileiros que encontrar pelo caminho. Será que eles vão gostar?
        Beijos e obrigada pelas dicas.

        Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s