Aprender Mandarim/Cenas da China real/China/China na NOSSA vida/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

China na NOSSA vida – Canal ‘Dois a mais na China’

Como sempre digo, o que não falta aqui na China são brasileiros cheios de histórias para contar. E essa semana o destaque será para a Deyse e o Dieter. Um casal descolado que está junto há 7 anos, com 29 anos; ele de Santa Catarina, ela da Bahia, se conheceram em São Paulo e hoje se aventuram do outro lado do mundo. E criaram o canal “Dois a mais na China”.

O canal é bem interessante, divertido e conta muito sobre a vida de quem opta por morar fora da ‘bolha internacional’ que é Shanghai e Beijing, por exemplo. Eu mesma já dei uma entrevista para eles, logo no início do projeto, e até hoje muitas pessoas que me contatam falam que me conheceram através do canal Dois a mais na China!

Aqui, eles vão nos contar um pouco das escolhas de vida e como o canal começou.

Como tudo começou

O primeiro a querer encarar uma vida na China foi o Dieter, que queria viver novas experiências e conhecer outras culturas. Mas a Deyse, não comprou a ideia de cara, e demorou um pouquinho para que o desejo dele fosse o dela também. E, apesar de não estar muito empolgada em sair do país, acabou que aceitou o desafio e os preparativos para a mudança começaram.

Eles primeiro foram para Hong Kong e ficaram lá por algum tempo, até mudarem para a China Continental, na cidade de Guiyang, em março de 2015.

Sempre escrevo aqui que Hong Kong não é China, e foi exatamente o que eles perceberam logo que desembarcaram na cidade escolhida para chamar de lar, segundo esse relato da Deyse:

‘Já havíamos passado um tempinho em Hong Kong, então, na nossa mente tínhamos a imagem da China como Hong Kong. Assim que pisamos no aeroporto de Guiyang descobrimos que não era BEM a China que havíamos imaginado. Porque em Hong Kong, havia muitas placas e pessoas que falavam inglês, o trânsito era muito bem organizado, tudo surpreendentemente limpo. Era inverno, mas o clima era muito agradável.

Já em Guiyang, encontramos o aeroporto em reforma, o trânsito um caos, as pessoas nos encaravam e tiravam fotos o tempo todo. Parecíamos dois alienígenas. As ruas enlameadas e comércios sujos, moto andando nas calçadas, pessoas andando nas ruas, um frio de doer.’

E porque eles escolheram essa cidade, capital de uma das províncias mais pobres da China, e não uma cidade mais “internacionalizada” como Beijing ou Shanghai?

‘Porque enquanto estávamos fazendo os preparativos para a viagem conhecemos um senhor que morava em Hong Kong e ajudava estrangeiros a estudarem na China. Ele nos apresentou para uma Chinesa (a Sophie, que aparece muito nos nossos vídeos) e ela seria nosso contato na cidade. Por ela falar inglês fluente poderia nos ajudar na adaptação nos primeiros meses (com casa, escola, abrir conta no banco e apresentar a cidade).’

Apesar de todo o estranhamento inicial, hoje eles não tem mais intenção de sair de Guiyang. Já fizeram amizade com vários chineses, aprenderam a lidar com o clima da cidade, que é bem frio no inverno, mas tem um verão de temperaturas amenas. O custo de vida em relação a escola e moradia é bem menor que as cidades grandes e, segundo eles, acabaram criando raízes por lá!

Na realidade o canal é um hobby que eles tem, pois a principal atividade na vida na China da Deyse e do Dieter é estudar o mandarim em tempo integral. Mas quem lida com blogs, canais no Youtube e redes sociais de modo geral, sabem como isso é trabalhoso e toma muito tempo para que o trabalho faça sentido.

Como surgiu o canal

A ideia do canal surgiu quando ainda estavam no Brasil. Depois de muito procurar informações em vídeos sobre a China, onde pudessem ver como eram as ruas, os supermercados, hospitais, a vida diária, e encontrar muito pouco material, perceberam que esse era um nicho bem interessante para fazer diferente e mostrar a realidade chinesa aos que, como eles, queriam mais do que ler blogs ou apreciar fotos.

A Deyse é formada em Comunicação Social e o Dieter com conhecimento na área de tecnologia, foi o casamento perfeito para colocar esse projeto em andamento. Além de tudo, os vídeos serviriam para tranquilizar a família, (que achava a ideia uma loucura total) e para ajudar outros brasileiros que tem curiosidade sobre a vida na China. Assim, em abril, um mês depois da chegada deles na China, o canal foi ao ar.

O objetivo principal, segundo o casal, é de desmistificar a China para os brasileiros e mostrar que esse pais vai além dos esteriótipos e pré conceitos estabelecidos no ocidente. Mostrar a China maravilhosa e surpreendente que poucos conhecem, a China atual, moderna. Além disso, retratar as situações que vivem no cotidiano, as diferenças culturais, os hábitos locais e, principalmente, informar sobre as descobertas diárias.

Ai, a pergunta que não queria calar: Porque decidiram sair do Brasil? Além de estudar o mandarim, ao que os dois se dedicam em período integral, eles deixaram esse depoimento:

‘Nosso objetivo principal foi sair da nossa zona de conforto, viver com menos dinheiro, conhecer novas pessoas, culturas, viver de uma forma diferente, mostrar nossa maneira de pensar a outras pessoas, influenciar e deixar uma marquinha onde passarmos.

Quando qualquer pessoa decide abrir mão dos confortos do seu país e sai para o desconhecido, é um crescimento e amadurecimento muito grande. E isso nos empolga muito. Crescer como pessoas e em conhecimento. Ir onde muitos não iriam e mostrar que tudo é possível se tiver força de vontade.’

O plano deles é ficar na é ficar na China por cinco anos. Dois já se passaram e, pelo que tudo indica, eles estão super animados pelos outros três que vem pela frente!

E nós aqui, continuamos torcendo e vibrando para que o canal tenha a cada dia mais acessos e o tempo de China seja um marco na vida desse casal!

Sucesso!

Além do canal no Youtube, eles estão no Facebook, curtam a página! E quem quiser apoiar financeiramente a produção dos vídeos desse casal simpático, é só aderir ao Patreon e, como eles dizem, virarem ‘patrões’ do ‘Dois a mais na China’!

Zái Jián!

Anúncios

4 pensamentos sobre “China na NOSSA vida – Canal ‘Dois a mais na China’

  1. Chris!!! A forma como você escreve é cativante!!! Obrigada pelo espaço aqui no Blog! Nem acredito que há um pouco mais de 2 anos eu estava lendo seu blog tentando descobrir coisas sobre a China!!!… e fiquei encantada com sua maneira de mostrar a China. E hoje, estou lendo esse texto aqui!!! (isso é tão legal… kkk) Parabéns pelo maravilhoso trabalho que tem feito por toooodos esses anos, ajudando direta ou indiretamente muitos brasileiros a conhecerem mais essa cultura maravilhosa! Sucesso! Estamos ansiosos para ler seu livro!!!! Infelizmente só poderemos pegar ele em mãos em janeiro do ano que vem!! Vamos devorá-lo, como fazemos com todos os seus textos! Forte abraço Chris! Te admiramos muito!!!

    Curtido por 1 pessoa

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s