Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/Palestras e Assessoria intercultural/viver na China

Jiaozi, uma das delicias da culinária chinesa

Já escrevi aqui no blog sobre os dumplings. Para mim um dos pratos mais gostosos da culinária chinesa. Mas eles tem diversas versões e recheios. E você pode conferir mais detalhes nesse link.

Mas hoje vamos falar especificamente sobre o Jiaozi 饺子. 

A história

Na China, existem várias lendas que explicam a origem do jiaozi e do seu nome.

Parece que foram ‘inventados’ durante a dinastia Han Oriental (AD 25-220) por Zhang Zhongjing, que era um grande praticante da medicina tradicional chinesa. Os Jiaozi receberam o primeiro nome de “orelhas ternas” (娇 耳 –  jiao’er), porque eles foram usados para ajudar as pessoas a esquentarem suas orelhas no inverno. Opa! Que coisa doida…

Mas, reza a lenda que Zhang Zhongjing estava a caminho de casa durante o inverno, quando percebeu que muitas pessoas comuns tinham ouvidos gelados, porque não tinham roupas quentes e comida suficiente. Ele então preparou um guisado de cordeiro com pimentas e algumas ervas medicinais em uma panela, e usou para rechear a massa tradicionalmente usada na culinária chinesa. Colocou os jiaozi para cozinhar num caldo temperado e distribuiu para as pessoas.Isso ocorreu perto do ano novo chinês, a época mais fria do ano.

Mais tarde, a fim de celebrar o Ano Novo, de uma forma que aquece o corpo, inclusive as orelhas, as pessoas começaram a copiar a receita de Zhang para fazer Jiao’er.

Outras teorias (sabem como é a sabedoria popular, sempre tem uma história interessante para tudo) sugerem que jiaozi pode ter derivado de bolinhos asiáticos. Na dinastia Han ocidental (206 BC – AD 9) jiaozi (饺子) foram chamados Jiaozi (角子) – percebam que a diferença está no primeiro caractere, que no segundo nome significa ‘chifre’.

Durante o período dos Três Reinos (AD 220-280), o livro Guang Ya, escrito por Zhang Yi, menciona jiaozi. Yan Zitui, durante a dinastia Qi (550-557 dC) escreveu: “Hoje, o jiaozi, em forma de lua crescente, é um alimento comum no mundo”. Mais tarde, na dinastia Tang (AD 618 – 907), o jiaozi se tornou mais popular, chamado Bian Shi (扁食).

O formato do jiaozi também é semelhante ao ‘yuan bao’ usado como moeda durante a Dinastia Ming, e por essa semelhança com o formato da antiga moeda chinesa, eles acreditam que esse bolinho traz a prosperidade. É muito comum servirem os jiaozi no jantar da véspera do ano novo chinês. Também é comum esconderem uma moeda limpa dentro de um jiaozi para que alguém encontre e, claro, será a pessoa mais sortuda da festa!

Hoje em dia, jiaozi são servidos durante todo o ano no café da manhã, almoço ou jantar. Eles podem ser servidos como um aperitivo ou como o prato principal. Algumas vezes podem ser  o último prato da refeição. São cozidos no vapor, em cestas especiais de bambu e servidos com de molho de soja e gengibre. Os recheios variam muito: de carne a legumes, tudo que você imaginar.

jiaozi_of_garlic_chives_and_shrimp_by_adonis_chen

A receita

A novidade desse artigo é dessa vez vai ter receita passo a passo, com vídeo e tudo mais.

Não, não fui eu que fui para a cozinha fazer esse prato delicioso… Prefiro ir comer fora, até porque na China você encontra eles em qualquer esquina, com diferentes preços e sabores.

Essa proeza de passar a receita e ainda gravar o vídeo explicando como se faz foi da Xiaonan Zhan, outra chinesa que vive no Brasil, ensina mandarim e acabamos nos conhecendo por conta do blog. A página dela é a  Xiao Mandarim.

Receita de 饺子 (jiǎo zi)

Para duas pessoas eu utilizei os seguintes ingredientes:

Meio quilo de farinha de trigo sem fermento;

Três abobrinhas (Mais ou menos 800g)

Uma colher de sopa de óleo de soja

Uma pitada de sal

4 ovos

Modo de preparo:

1) Massa:

Misture aos poucos a farinha com um pouco de água morna e mexa bem até dar liga, então passe a amassar com as mãos até formar uma massa parecida com massa de pão. Deixe a massa descansando por cerca de 15 minutos;

2) Recheio: (Geralmente é de carne ou legumes, no meu caso é legumes mas pode fazer com carne moída já pronta e temperada ou carne de porco, costela, etc. Na China, o mais comum é legume ou carne de porco)

Lave bem e retire as sementes da abobrinha e depois triture ou faça picadinho bem pequeno, adicione uma pitada de sal e deixe descansar uns cinco minutos e esprema para sair toda a água;

Bata os ovos com batedeira ou com a mão (no meu caso rs) e frite em um pouco de óleo de soja, fazendo ovos mexidos.

Misture os ovos mexidos com a abobrinha processada até formar uma mistura homogênea;

3) Corte a massa em pequenos pedaços sempre untando com farinha para não grudar. Depois de cortada, amasse para formar uma espécie de mini panqueca, então recheie e tenha cuidado de fechar bem para não vazar o recheio (veja como no vídeo).

4) Deixe uma panela de água no fogo até ferver e então coloque lentamente os 饺子 de um a um;

5) Quando todos estiverem na superfície, adicione um pouco de água fria. Repita o processo três vezes.

6) Retire da água e sirva com molho shoyu.

E aqui vai o vídeo do canal da Xiaonan:

Espero que gostem, façam e me digam o resultado!

Zái Jiàn!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Jiaozi, uma das delicias da culinária chinesa

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s