China/Compras/Curiosidades/Dicas de Shanghai/viver na China

Bicicletas de aluguel na China

A bicicleta sempre foi o meio de transporte mais popular, e 30 anos atrás era praticamente o único, na China. Um chinês que conhecemos, contou que na década de 1970, quem tinha uma bicicleta, possuía um tesouro.

Mas… os tempos mudaram em todo o mundo. E na China as coisas mudaram mais depressa ainda. E hoje, as bicicletas deixaram de ser o sonho de consumo do chinês.

Foram substituídas pelas scooters elétricas, e também por modelos de bicicletas elétricas, onde o esforço de pedalar não mais existe. Claro que ainda existem muitas bicicletas na China. Afinal, se 10% da população ainda usar bicicletas tradicionais (e sabemos que é maior que isso), já é um número assustador para qualquer ocidental. Provavelmente maior que o número de habitantes de muitos países europeus.

435190509981076264

Foto de Elaine Golubics

Além disso, com todo crescimento econômico da China, a abertura de mercado, o consumo incentivado, hoje temos um outro número absurdo nas estatísticas chinesas: o de carros circulando pelas ruas das cidades. Escrevi sobre isso aqui, mas, com certeza, os dados estão desatualizados. Mas serve para uma referência, levando em conta que o texto é de 2013. E 3 anos chineses, representam muito mais em termos de números, do que podemos imaginar!

O resultado disso, do abandono das bicicletas como meio de transporte principal, é o trânsito caótico em alguns locais, horas e horas de congestionamentos (por mais viadutos que sejam construídos) e, o pior, a poluição urbana, que já não é pouca na China, aumentada pelos milhares de escapamentos em ação.

Claro que algumas ações estão sendo tomadas pelo governo, como a retirada de circulação de carros com mais de 10 anos, o incentivo à compra de carros elétricos, e os aluguéis de carros populares elétricos, entre outras mais específicas.

Isso ameniza o problema da poluição, mas não do tráfego, certo?

E cidades como Shanghai e Beijing, se pode levar horas para cruzar poucos quilômetros. Sem falar nos taxis… ahhh esse assunto vai longe. Está cada vez mais difícil conseguir um táxi nessa cidade, mesmo usando aplicativos como Uber e Didi.

A oportunidade

E aí está a razão que me fez começar esse artigo: as oportunidades de negócios que surgem e como empresas com uma visão no futuro podem se colocar no mercado e facilitar nossa vida.

Já faz bastante tempo que a China tem pontos de aluguel de bicicletas, como já vi no Brasil também. Uma estação fixa, onde se retira o veiculo e se devolve em outra estação.

Mas agora, criaram a Mobike. Um conceito completamente inovador, de bicicletas leves, sem corrente e que você pode pegar em qualquer ponto da cidade e deixar em qualquer outro ponto também. Basta usar o seu celular, com o aplicativo instalado.

Na realidade, o objetivo maior da empresa, não é ‘alugar’ bicicletas. É de facilitar o deslocamento em pequenos trechos, evitando o uso de carro ou taxi e, assim, melhorando o trânsito local e a poluição.

Por exemplo, a estação de metro mais próxima da minha casa, fica a 1,5km. Se eu saio e tem uma mobike nas proximidades, eu libero ela, vou até a estação em 3 minutos e deixo o veiculo em frente da estação, por RMB 1,00 (cerca de 50 centavos de Real). Na realidade, por esse valor, pode-se usar a mobike por 30 minutos.

Fiquei tão empolgada com isso, que fui me informar, baixei o aplicativo e já estou usando. Na realidade a curiosidade foi porque, quando faço minhas caminhadas, comecei a reparar nessas bicicletas, que são diferentes, paradas em qualquer local, nas calçadas. Muitas parecendo estar perdidas no meio do nada.

Foi aí que descobri todo o processo:

Essa dica é para quem está na China, em Shanghai, Beijing e Guangzhou, que são as cidades que possuem o sistema, por enquanto.

Baixa o aplicativo

Faz o cadastro com seu número de celular

Vincula o aplicativo com sua conta do Alipay ou Wechat Wallet

Precisa colocar o ID chinês, mas há um link para estrangeiros, em que se pode enviar a foto do passaporte.

Espera a aprovação (cerca de 5 minutos).

E já pode começar a utilizar.

Para usar a Mobike

Abre o aplicativo e coloca sua localização. Vão aparecer as bicicletas disponíveis na redondeza.

Clica na bicicleta e o app te dá a distância e o caminho para chegar até ela.

O ideal é fazer a ‘reserva’, que vale por 15 minutos, e isso bloqueia a bicicleta para outro usuário.

Chegando na bicicleta, o app escaneia o QRcode e libera o cadeado.

Quando deixar a bicicleta no destino final, basta fechar o cadeado manualmente.

Regras

Claro que existem algumas regras básicas para que o sistema funcione. Um exemplo é que as bicicletas precisam ser colocadas em locais públicos e de fácil acesso.

No app também tem local para denúncias de bicicletas encontradas em locais fora do padrão ou danificadas.

832655527218319462

Ficou curioso? Visite o site da MOBIKE.

Eu adorei a ideia e já aderi. E como tem dias que fico sem o carro, isso pode facilitar a vida!

Meu único problema é que morro de medo de andar de bicicleta no meio desse trânsito! lol

Mas vou superar!

Zái Jián!

Anúncios

14 pensamentos sobre “Bicicletas de aluguel na China

  1. Oieee…é uma boa, tem ajudado muita gente a se mover com mais agilidade, do q ficar parado no transito.
    Aqui realmente tem há anos, mas não me arrisco…poucas ciclovias e as pessoas não respeitam…muitos ciclistas tb não, mas….rsrsrsr

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá Cris, acho que posso te chamar assim.
    Gostei muito do seu blog que achei meio que por acaso.
    Meu nome é Erica e minha história se parece com a sua em muitas coisas, estou morando em Shangai à 4 meses e assim como você estou aqui por causa do meu marido. Passamos algumas dificuldades por conta da língua e me identifiquei muito com as suas histórias.
    Hoje apesar do pouco tempo já estamos mais acostumado e cada vez mais apaixonados por essa cidade e esse povo que nos recebeu muito bem.
    Gostaria de manter contato com você, se for possível é claro, para trocar informações, já que assim como eu, você sabe que apesar da China ser um lugar incrível de morar também tem dificuldades.
    Um grande abraço e parabéns pelo seu blog

    Curtir

  3. Querida, te acompanho do Brasil ja ha algum tempo.
    Primeiro, parabens pelo blog. Ele eh mt util pra quem quer saber mais sobre a china,cultura e costumes daqui. Digo “daqui” porque cheguei na terra dos olhinhos puxados ha 7 dias e estou encantada (e impressionada tambem) com muita coisa.
    Vim com meu namorado que eh chines e ja andamos muito de mobike em Pequim. Eh simplesmente Sen-sa-ci-o-nal!!! Estamos encantados com a praticidade.
    Agora estou em Xi’an,uma cidade de muitas historias, comida boa e de povos mais amigaveis. Ainda tenho mais umas duas semanas por aqui. Uma pena que nao passarei em shangai pra lhe dar um abraco,se me permitisse. Mas deixo por aqui minhas pegadinhas e tenha certeza que sou uma espectadora fiel do seu blog. BEIJO querida. Sucesso e prosperidade sempre!!

    Curtir

    • Olá!
      Obrigada pelo comentário. E espero que tudo que leu aqui esteja sendo útil na sua estada por esses lados do planeta! rs
      Uma pena mesmo que não virá a Shanghai. Adoro conhecer pessoalmente as pessoas que seguem o blog!
      Aproveitem Xi’an, uma lugar maravilhosos mesmo!
      Abraço.

      Curtir

    • Olá Aristóteles,
      Eu não sei dizer como elas funcionam…sou do tipo de pessoa que se a coisa funciona simples, eu uso e não me importo muito com a tecnologia…só agradeço por ter cada vez mais recursos na nossa vida…rs
      Mas uma coi eu te garanto, não são elétricas, não. É na pedalada mesmo, como qualquer bicicleta que se preze.
      Abraço.

      Curtir

  4. oi!
    aqui amanheceu um dia lindo com sol, depois ventou frio e caiu garoa, depois sol, depois chuva pesada e fica combinado assim…………vou ter de sair e, vou de havaiana, que [é
    melhor do que ficar com meia e tenis molhado! detesto andar de havaiana, mas fazer o que?
    pois é, maravilha esse sistema e, aqui a bicicleta quebra um galho! sei andar, mas morro de medo do transito, pois não enxergo direito……..e agora mais velho…………fica combinado assim! gostei da matéria e , espero que essa novidade logo chegue por aqui!
    menos carros na rua seria maravilhoso!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s