Blog/Cenas da China real/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Festival das Lanternas – finalizando as comemorações do Ano Novo Chinês

E ontem, dia 22 de fevereiro encerrou oficialmente as celebrações do Ano Novo Chinês (lunar) com o Festival das Lanternas, que é uma das datas mais importantes do calendário chinês, com muitas decorações coloridas, performances e fogos de artifício.

Bem… os fogos de artifício ficaram só na tradição e na lembrança de quem está na China por muitos anos, isso porque, as autoridades proibiram qualquer tipo de fogos em Shanghai (não tenho certeza se essa lei se estendeu para outras cidades) durante as celebrações do Ano Novo em 2016.

Sinceramente, é maravilhoso não ter que ouvir os ruídos incessantes de bombas estourando sem cessar por mais de 15 dias. Mas, por outro lado, roubou completamente a graça e o folclore dessa comemoração. Nem no dia do deus da fortuna a população de Shanghai pode soltar seus rojões para chamar sua atenção.

Acho que muita gente ficou frustrada nesse ano, principalmente os mais velhos que trazem as tradições arraigadas no seu dia a dia até os dias de hoje. Não vou discutir aqui a questão de segurança, mas soltar fogos é algo que faz parte da cultura popular chinesa e ficou uma sensação de ‘roubo’, de tirarem um dos maiores prazeres desse povo.

Às vezes acho que o mundo moderno, cheio de regras e do politica, ecológica e socialmente correto está ficando muito chato. Muito sem emoção! Mas essa é só minha opinião. Se tem que ser assim, fazer o quê?

red-lantern-1202514_960_720

Mas vamos voltar ao que interessa:

Festival das Lanternas

Ele é comemorado por mais de 2.000 anos no dia 15 do primeiro mês do calendário lunar. Este ano, 22 de fevereiro.

Segundo a história, a origem do festival vem da dinastia Han. O imperador Ming, defensor do Budismo, percebeu que alguns monges acendiam lanternas nos templos no 15° dia do primeiro mês lunar em respeito a Buda. Aí ele ordenou que todos os templos e as casas deveriam ter lanternas acesas nesse dia. Esse costume foi se espalhando e ganhando força, e hoje é a data mais esperada do Ano Novo Chinês.

Mitos e lendas

Como tudo na China, sempre há uma lenda por trás de cada festividade, um mito (ou muitos) que se fixou no inconsciente popular.

Uma das lendas diz que o festival se originou no aniversário de Tianguan, o deus taoísta de boa sorte, que coincide com a data de término do ano novo chinês e, assim, as celebrações eram na esperança de trazer boa sorte ao novo ano.

Outra lenda que encontrei, não menos interessante, diz que as origens do festival gira em torno do Imperador de Jade, uma das representações do primeiro deus na cultura chinesa, nas religiões tradicionais e na mitologia. O pássaro favorito do Imperador de Jade, uma garça,  foi caçado e morto, num voo que fez para a terra. Furioso, o Imperador planejou uma tempestade como retaliação sobre as pessoas.  Mas a filha do imperador avisou a todos. Um homem sábio de uma aldeia sugeriu que todos pendurassem e acendessem lanternas vermelhas fora de casa durante três dias, para enganar o Imperador de Jade, que  pensaria que a aldeia estaria em chamas.

2015 524

Como é a comemoração

Vários costumes e atividades tradicionais são realizadas durante o festival de lanterna: apreciar lanternas e fogos de artifício, adivinhar enigmas lanterna, danças folclóricas, e comer Yuanxiao.

Apreciando Lanternas

Durante a dinastia Han o budismo floresceu na China e as lanternas de luz foram colocadas no palácio imperial, mostrando respeito pelo Buda no dia 15 do primeiro mês lunar (como já expliquei acima). Durante as dinastias Tang (618-907), Song (960-1279), Ming (1368-1644) e Qing (1644-1911) as lanternas continuaram sendo acesas, se tornando uma tradição para o povo chinês.

lantern-1168355_960_720

Hoje, as lanternas vermelhas podem ser vistas na rua, em cada casa, nas lojas e nos parques. As lanternas vermelhas são um dos maiores ícones do folclore tradicional chinês.

E eu, particularmente, adoro!

Jogos de adivinhação

A partir da Dinastia Song, enigmas de adivinhação são considerados como parte indispensável do Festival das Lanternas. As pessoas escrevem todos os tipos de enigmas em pedaços de papel, e colam nas lanternas coloridas para permitir que os demais adivinhem. Se alguém tem uma resposta para um enigma, ele puxa o papel e vai até o responsável com a resposta. Se for a correta ele recebe um brinde.

Danças folclóricas: Dança do Leão e Perna de Pau

Desde o Período dos Três Reinos (220-280), a dança do leão é uma arte tradicional que proporciona diversão ao Festival das Lanternas, além de outras celebrações chinesas.

De acordo com a tradição, o leão é um símbolo de coragem e força que pode proteger as pessoas, por isso, ao executar a dança do leão, todos que estão envolvidos pedem por uma vida auspiciosa e feliz.

Andar em pernas de pau, é uma outra arte popular que teve suas origens no período da Primavera e Outono (770BC – 476BC). Os equilibristas andam sobre altas pernas de pau e executam movimentos super complicados, com danças e saltos. Eles também representam alguns personagens como monges, palhaços e pescadores, sempre bem humorados e divertem os espectadores.

Yuanxiao 湯圓

Yuanxiao, também chamado Tangyuan, é um bolinho de farinha de arroz glutinosa recheado com diferentes sabores que incluem açúcar, pétalas, gergelim, pasta de feijão adocicado e pasta de jujuba rosa. Alguns não têm recheios. Pode ser cozido, frito ou cozido no vapor, e cada um tem um sabor único, além de serem muito populares.

W020090212496110976542

Comer Yuanxiao tornou-se parte essencial do festival. Sua forma redonda tem o significado de reunião, harmonia e felicidade. Durante a noite do festival, membros da família  se reúnem para provar Yuanxiao e apreciar a lua cheia.

yuanxiaopic2

Olhem que fofos esses de Panda! =]

Lanternas

Essa época do ano é uma das que mais gosto aqui na China. A cidade fica coberta por lanternas, vermelhas, lindas, e enchem de cor a paisagem tão cinza do inverno.

E você, gosta dessas tradições? O que te chama mais atenção na cultura chinesa?

Zái Jián!

Anúncios

Um pensamento sobre “Festival das Lanternas – finalizando as comemorações do Ano Novo Chinês

  1. Republicou isso em China na minha vidae comentado:

    Para 2017, ano do Galo, as celebrações do ano novo chinês, terminam hoje, 11 de fevereiro. E nesse dia, acontece o Festival das Lanternas.
    Em Shanghai, a festa acontece no Yu Garden – Yu Yuan. Mas todas as cidades chinesas tem o seu local especial para esse dia.
    Vale à pena reler esse artigo e entender um pouco sobre essa linda celebração.

    Zái Jián!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s