Blog/Cenas da China real/China/Curiosidades/viver na China

Como se esquentar no inverno chinês.

No artigo anterior, escrevi sobre os princípios da TCM – Tradicional Medicina Chinesa, e a importância de nos alimentarmos e adaptarmos nosso corpo a cada estação. E o chinês leva isso muito à sério, principalmente no que se refere a se manter quente no inverno.

Isso porque a maioria da China tem um inverno bem rigoroso, podendo no norte chegar até os -40°C. Onde vivo hoje, Shanghai, não é tão frio como a primeira cidade que moramos, Chang Chun. As temperaturas aqui ficam próximas de O°C, geralmente positivos.

Ai as ruas são geladas e você se agasalha. Entra nas lojas e nos shoppings a temperatura do aquecedor fica em 28°C e a gente morre de calor e arranca os casacos. E os chineses olham para nós como se fôssemos ETs, porque eles continuam com aquele monte de casacos. Realmente não entendo muito isso…

Bom, mas por isso mesmo, e pela prática da TCM ou da cultura popular (as vezes as duas se misturam…) o chinês tem uma preocupação imensa em manter o corpo aquecido sempre. E para isso usam vários utensílios para driblar o frio.

Alguns são realmente super interessantes, outros acho um pouco de exagero, mas tudo que está aqui, tem para vender no taobao (inclusive a maioria das fotos que uso aqui são do site), e a maioria das coisas eu já vi nas ruas também.

E aqui em Shanghai como o frio não é extremo, o governo não dá aquecimento gratuito no alto inverno. Como nem todo mundo quer/pode arcar com o custo de um aparelho de aquecimento para a casa toda, esses utensílios são mais comuns nas lojas de rua e nos supermercados. Ah, e no taobao, claro…

Cobertores elétricos, pijamas que parecem ter sido feitos de edredon, aquecedores de todos os tipo, botas térmicas e outras coisinhas mais.

10891818_892806754086874_2966606016142083047_n

E o pijama que parece feito de edredon ( o fato dela estar no supermercado de pijama é um outro assunto que já falei aqui no blog). Foto da Rebecca Ceccarelli Steinhoff.

 

Agora, esse pote parece mas não é para chá. Ele é cheio de água quente e as pessoas seguram nas mãos para aquecer. Tem o mesmo uso das atuais bolsas térmicas, mas eles existem desde de a antiguidade e tem uns mais lindos que os outros.

Slide2

Foto do taobao.com

 

E a comida também entra nessa lista, claro. É difícil de encontrar sucos para vender nas ruas e frutas para comer na hora (porque lojas de frutas tem aos montes e aqui é época do morango…yummy…). Mas o que você encontra em cada esquina quando começa a esfriar são os carrinhos de batata doce assadas, que misteriosamente somem no verão…rs.

cristina lasa´ponara

Vendedores de Batata doce na rua, com a Gabi e o Giovanni. Foto da Cristina Lasaponara.

 

Então, divirtam-se com mais algumas invenções chinesas para se aquecer…

Aquecedores de todos os tipos e para todos os gostos... Foto do taobao.com

Aquecedores de todos os tipos e para todos os gostos… Foto do taobao.com

 

Aquecedores de pé elétricos.

Aquecedores de pé elétricos.

 

Aquecedores de pé elétricos.

Mais aquecedores de pé elétricos, e esses com os princípios da TCM no manual.

 

Slide10

Aquecedores de pé elétricos com multi função…rs

 

E esse, que não sei que nome dar, me chamou mais atenção... que coisa estranha...rs

E esse, que não sei que nome dar, me chamou mais atenção… que coisa estranha…rs

raquel custodio

As capas (mantas, cobertores ou edredons, como queiram chamar) para motos. Algumas também tem aquecimento. Foto da Raquel Custódio.

Bom, algumas coisas podem parecer exagero, mas que quando está frio elas fazem uma baita diferença… ah, isso fazem.

Sei que no Brasil agora está um calor de rachar, então deve até dar aflição de ver tanta ‘quentura’…hehehe, mas aqui estamos quase que congelando! =]

Zài Jiàn!

 

 

 

 

Anúncios

12 pensamentos sobre “Como se esquentar no inverno chinês.

  1. Eu acho os chineses muito criativos! Adorei as dicas, e que coisas fofas são esses aquecedores para os pés, quero um! =) Muito legal o Post, parabéns Christine! É ótimo ler experiências de pessoas que vivenciam outras culturas.

    Abraços quentinhos,
    Mamute da Oficina de Inverno.

    Curtir

  2. Moro em São Paulo e estou de mudança para Xangai, em março vou iniciar meus estudos aí.
    Gostaria de parabenizar pelo blog, tem sido de grande ajuda nesse processo de mudança!

    Curtir

    • Mas tem algumas coisas que realmente são boas. Esqueci de citar no texto: tem um sachês de carvão ativado, que se cola no corpo e ele esquenta muito… Isso é ótimo para quem vive nas regiões mais frias.
      Abraço.

      Curtir

  3. oi!
    realmente o calor aqui está por demais! o pior é que está úmido, e ai vc transpira e fica melado! a umidade está tamanha que tem roupa no varal e ainda não secou, apesar do calor e sol forte! tá certo que com certeza não quero esse frio todo! rsrsrrsrsrsrsr
    mas da mesma maneira que sou adepto de um escalda pé, costumo quando esquenta muito, encher um balde com água, algumas pedras de gelo e ai dá para refrescar um pouco! muito interessantes os equipamento contra o frio! gostei!
    beijo grande para vc e familia!

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s