Blog/Cenas da China real/China/Curiosidades/viver na China

China – Verão 2013 com quase 50°C.

É isso mesmo. Nessa semana chegamos a fantástica temperatura de 48°C, com sessação de 51°C de acordo com a previsão do tempo local.

1000918_497394270345890_838825065_n

Meu primeiro verão em Shanghai foi quente demais. Me lembro que logo que cheguei, uma vizinha do Reino Unido me perguntou se eu iria no verão para ‘casa’, ou seja, para o Brasil. Como havia acabado de chegar disse a ela que não, pois 6 meses seria muito pouco tempo para retornar, justamente quando o processo de adaptação estaria se tornando mais simples, a volta por 1 mês poderia ser fatal e termos que recomeçar tudo novamente com as crianças.

Ela fez uma expressão de ‘oh, dóh!’ e disse: então se prepare porque aqui é muito quente e úmido no verão. Eu, como boa brasileira caiçara, respondi na lata: ’Que é isso? Eu sou brasileira, nasci na praia e minha cidade é o caos de tão quente e úmida também. Será fichinha’. Não preciso dizer que paguei a língua de verde e amarelo, no melhor brazuca style. Gente, a minha sensação era de que haviam colocado a gente num forno, fechado a porta e encostado o ármario nela. Impossivel de sair!

Santos (SP), minha cidade, é brincadeira de criança perto do calor de Shanghai. E agosto é o pior mês do verão na China. Meu pai veio me visitar em meados de agosto e praticamente não conheceu nada da cidade. Só queria ir onde tinha ar condicionado!

Depois dessa experiência torturante para uma pessoa que não suporta o calor, meu sonho de consumo é visitar o Brasil em julho, e viver dois invernos. Pois em Santos, com 18°C todo mundo já está de bota e casacão. =O

 Mas a vida não é bem assim, nem sempre consigo me programar para curtir o inverno/primaveril da minha terra Natal. Por outro lado, em 2011 e 2012, o calor aqui teve alguns dias de pico. Mas de uma maneira geral foi bem mais suportável do que o marcante 2009.

E eis que chega 2013! Como fui ao Brasil em junho e vou voltar em outubro, nem se cogitou a possibilidade da viagem nesse verão, confiantes nas temperaturas dos anos anteriores. Mas que nada. Esse verão está arrasando Shanghai e, na realidade, boa parte da China. De acordo com os jornais locais (e alguns internacionais) é o verão com as temperaturas mais altas da história. O último verão que houve um calor excessivo fazem 140 anos! Deu para imaginar? Não? Então vamos lá…

chinanaminhavida_facebooksummer

Bund – um final de domingo de verão!

Se em 2009 eu comparei a sensação térmica com um forno lacrado, hoje tenho falado que se o inferno existe, estão mudando o ‘head-quarter’ para Shanghai. Porque às vezes, a sensação é que está saindo fogo do asfalto. Bastam 10 minutos de caminhada para ir ao supermercado, ou estação de metro, e temos vontade de voltar para casa para tomar outro banho. Fora quem sofre com pressão baixa, acaba passando mal.

Foram noticiadas mais de 10 mortes na China pelo calor excessivo. E isso é uma coisa que eu jamais havia imaginado. Sempre ouvi falar em mortes causadas pelo frio.

E se o povo aqui já frequentavam as lojas de departamentos e supermercados com sistema de refrigeração quando as temperaturas chegavam aos loucos 33°C, imaginem agora! Não esqueçam que no inverno eles fazem o mesmo para se aquecer, como escrevi aqui.

Aí como tenho amigos (graças a Deus), eles fazem as fotos das cenas da China Real e me enviam para ajudar o blog a se atualizar. O que seria da China na minha vida, sem meus colaboradores (nem sempre voluntários, mas isso é só um detalhe…)?

Seguem alguns flashes:

216308_491844357570098_574504523_n

Foto de Julia Azevedo.

CarrrfourShanghaiPatriciaD

Foto de Patrícia Doukeris.

Aí, o chinês que já não quer saber de sol, se encapota mais ainda e toma medidas de precaução, como fechar as piscinas das 12 às 14hs, ou só abrir depois das 17hs. Aí uns amigos foram pegar uma piscininha no condomínio onde moram, dentro do horário barsileiro de ser,  aproveitar o sol do domingão e se deparam com a placa:

foto

Foto de Marcelo Machado.

Agora temos que parar para pensar um pouco nos rumos que nosso planeta está tomando. Da mesma forma que o calor aqui está extrapolando o limite do inferno (não achei descrição melhor), estou vendo um inverno no Brasil que nunca sequer havia imaginado. Neve com direito a boneco e tudo num país tropical? Tudo bem , sul é sul, mas mesmo assim foi além do que se está acostumado.

E isso mostra que não é a China ou o Brasil que estão vivendo algo inusitado e horrível. É o planeta. Então, vamos nos preparando, por que por mais que sejamos cuidadosos com o meio ambiente daqui para frente, acredito que há condições que já são irreversíveis e as consequências estão ai, nos fazendo sofrer na pele o resultado das nossas próprias ações. Para pensar, não é?

Zài Jiàn!

 

 

Anúncios

9 pensamentos sobre “China – Verão 2013 com quase 50°C.

  1. Ola Cristine,estou vendo que o verão é bem forte,mas eu moro em Coronel Fabriciano-MG,e o verão aqui é bem forte tem dia no verão que a temperatura aqui chega até 40/41 graus quase moremos de calor e para completar estamos no meio de duas grandes siderúrgicas que é Acesta e Usiminas com seus auto fornos que colabora bastante para elevar a temperatura, ar condicionado aqui não é artigo de luxo e sim de necessidade.rsrss ,eu não sei se suportaria 51 graus rrsrs
    Parabéns !! vejo que você é forte e determinada.
    Abraços
    Que Deus te abençoe.

    Curtir

    • Obrigada Irani. Na realidade sou forte e determinada dentro de algum lugar com um bom ar condicionado a 20°C…rs.
      O verão aqui sempre foi bem pior que no Brasil, mas esse ano estrapolou qualquer expectativa.
      Espero que o inverno não seja no mesmo padrão de excesso. Beijo.

      Curtir

  2. Nossa, tive a experiência de 40 graus medidos na varanda do apartamento, e fico imaginando o calor que estava na rua! É insuportável! Que bom que inventaram o ar condicionado! Rsrs

    Curtir

  3. Ola Cris, moro na China ha 8 anos(Dongguan) e lendo o que escreveste, sei bem do que estas falando.Não é nada fácil a vida por aqui..tenho muita pena dos chineses.

    Curtir

  4. oi!
    que loucura o lance do calor! Este ano, passei mal em janeiro e fevereiro com o calor!
    No final de janeiro, fui parar no pronto socorro, com febre e, fiquei sem saber o pq!
    O progresso, sem cuidar do meio ambiente faz dessas coisas e, fazer o que?
    Beijão grande para vc e familia!

    Curtir

  5. Chris, mesmo se não comento, continuo sua leitora assídua. Adoro!
    Olha, certa vez peguei uns 40 graus em Washington, com muita umidade, e já achei insuportável. Imagino isso que vc descreve (aliás, não quero nem imaginar). Sobre a preocupação que vc demonstrou, tem sido minha tb e confesso que fico pasma de não perceber um movimento mundial com esse temor. Na minha opinião, já passou da hora de se reunirem cientistas e autoridades e estudarem o que pode ser feito pra evitar tantas mortes. Creio realmente numa piora climática, tanto que manifestei ao meu filho o seguinte: “Se vc disser que não pretende ter filhos, creio que não ficarei triste, por conta de meu pessimismo qto ao futuro ambiental”.
    – pra algumas pessoas que contei esse diálogo cometi uma heresia….
    beijos e muito ar condicionado pra vc!

    Curtir

    • Só ele mesmo para nos proporcionar bem estar nesses dias de calor! hehehe.
      E não acho heresia, mas sim realidade. Onde vamos chegar, não sei. Mas as coisas estão se movimentando e se acomodando. A velha máxima do plantio e da colheita. Sempre, até para o Planeta. =/ Beijo enorme.

      Curtir

  6. Ola Chris ! Estaremos em Ningbo dia 23 de setembro, e queremos ir conhecer xangai, sera que que voce teria um dia da semana para conversar e trocar umas ideias com a gente enquanto estivermos ai ? obrigado.

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s