Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Mais coisas sobre casamentos.

Bom, vamos dar uma folga para o Dragão… mas ele ainda voltará muitas vezes por aqui, afinal o ano do Dragão ainda nem começou!

Mas dando as minhas navegadas por aí e lendo tudo que encontro (e consigo entender), descobri mais uma desse povo supersticioso que é o Chinês: vocês sabem qual a data que teve o maior numero de casamentos aqui nos últimos meses e quebrou o recorde da própria cidade de Shanghai durante o mês de novembro? A data dos números ‘1’, claro! 11/11/11. Milhares de casais de Shanghai resolveram aproveitar essa data peculiar e se juntaram para dizer o ‘sim’.

photjjjO cartório de casamentos teve que iniciar o expediente muito mais cedo e chamar voluntários para ajudar a dar conta do numero de pombinhos na fila para assinar os papéis. E vale ressaltar que aqui na China, além de assinar tem que carimbar. Em qualquer situação um papel assinado por um monte de gente, mas sem um carimbo não vale nada! Mas depois eu conto sobre isso. J Esse adendo foi só para vocês entenderem que a fila poderia se estender por kilometros.

Esse dia de 2011 só não conseguiu quebrar o recorde anual para o dia dos números ‘10’ em 2010, 10/10/10! Foram 10.150 casais que disseram ‘sim’ naquela data, que para eles representa ‘perfeição em tudo’. O registro de 11/11/11 ficou somente em 5000 casais. Que tristeza…

Além disso, dia 11 de novembro na China é o dia dos solteiros, e todos correm para tentar sair da situação de solitários.

E para não ficar atrás algumas empresas de casamento da região resolveram unir forças e fizeram uma ‘Dating Fair’ – feira de encontros, nesse mesmo dia, que juntou nada menos que 20 mil pessoas tentando encontrar sua alma gêmea, cara metade ou como vocês queiram chamar!

Para terminar, os dados que encontrei sobre ‘relacionamento/casamento/situação conjugal’ na China:

  •   A China tem 180 milhões de solteiros!!! :O

 

  • O governo já fez umas continhas básicas e concluiu que em 2020 haverá um ‘superávit’ (sic) de 24 milhões de homens por aqui. (sinceramente, do jeito que as chinesas são doidas para casar com um estrangeiro e a insistente preferência das famílias pelo filho homem, acho que esse número ainda é baixo!)

  • No site chinês de relacionamentos Jiayuan.com há 47 milhões de pessoas cadastradas! Já pensaram o que é isso de gente?

  • O preço do casamento civil (registro) na China é de RMB 9,00 (cerca de R$ 2,60). Uiiiiiii….

  • 77% dos homens apóiam o ‘naked marriage’, literalmente “casamento nu”, contra somente 38% das mulheres estariam dispostas a considerar essa hipótese.

Só para esclarecer os desavisados, essa expressão não quer dizer que eles vão casar sem roupas! Calma lá! J

Na realidade, é obrigação do homem chinês que pretende se casar com alguma moça, apresentar de antemão, no mínimo, o apartamento e o carro que irá oferecer a ela depois do casório. E sem isso, meus amigos, por aqui não têm casamento! Essa história de ‘amor e uma cabana’ não cola com as mulheres chinesas! Isso é conto de fadas dos Laowais!

photllll

Por essa razão que está havendo um movimento para acabar com essa condição ‘sine qua non’ para poder juntar os trapinhos, ops…, os pedaços de sedas e paetês! Mas na prática, acho que isso vai demorar décadas e décadas. A questão é cultural, enraizada até o ultimo fio de cabelo. Na realidade agora as mulheres exigem, mas na antiguidade eram os pais que tinham direito a receber o dote por entregar sua filha ao futuro marido, que na prática é quase uma venda mesmo. Vale à pena dar uma olhada no post sobre o Mercado de Casamentos, para quem não leu.

Bom, mas aqui é assim que funciona! E é difícil para quem não está vivendo isso no dia a dia, entender essa questão cultural, cheia de coisas tão absurdas aos nossos olhos. Mas sempre falo que aqui somos os hóspedes, então temos que observar tentar entender a lógica deles e conviver com tudo isso da forma mais natural possível.

E esperar o final do ano, para ver o que acontece em 12/12/12! J

Zái Jiàn!

Anúncios

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s