Blog/China/Compras/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Moutai de 80 anos…

Moutai é a marca de Bài jiu mais famosa e tradicional da China. Já escrevi sobre essa bebida chinesa aqui.

celular1597

Bom, com o Ano novo chinês se aproximando, o comércio está em polvorosa. Além dos envelopes vermelhos com dinheiro, costumam-se presentear com cestas de frutas (maravilhosas, por sinal), caixas com castanhas, amêndoas, nozes e amendoim, chocolates e biscoitos importados e as embalagens especiais de Moutai, que na pesquisa que fiz antes ele aparecia como um vinho, mas as pessoas chamam de licor chinês. Vai saber, mas de todo jeito, com o nome que tiver a bebida continua sendo horrível!

E aí lá estou eu andando pelo supermercado dentro de um shopping, um dos muitos que existem agora com grande variedade de produtos importados, e me deparo com um monte de caixas e garrafas de Moutai. Parei para ver, porque nessa época eles produzem garrafas especiais, de cristal muitas vezes e algumas muito interessantes. Tenho até vontade de comprar uma que tem um dragão de cristal dentro da garrafa. O que quero é a garrafa, a bebida que acompanha é só um detalhe que não fará a menor diferença.

Bati algumas fotos, inclusive do pôster que anuncia a edição de 80 anos. De repente cheguei mais perto e quase derrubei a pilha de caixas, ainda bem que consegui me controlar, porque como confirmei depois o prejuízo ia ser enorme! E o meu susto foi justamente por conta dos preços da delicada bebida: astronômicos!!!

 celular1599Como vocês podem conferir nas fotos, tinham garrafas custando RMB 2.299,00 (uma bagatela), outra custando RMB 73.888,00 e outra (a que quase me fez ir à falência) irrisórios RMB 338.888,00 (esse é o tal que tem 80 anos)!!! Para ficar mais claro, em real são respectivamente 669,00, 21.488,00 e 98.600,00 reais. Alguém vai querer encomendar? É só me avisar.

Entrei no website da marca e ainda tem outras garrafas muito mais especiais: de 100 anos e do Imperador… Essas devem chegar aos milhões, fácil, fácil!

 O interessante é que os números são recheados de 8, pois esse é o numero da fortuna, prosperidade, ganhos. Quer ver um chinês feliz é dar para ele algo com o numero 8, se for um envelope vermelho com muitos remembies, aí é felicidade plena! Então tá, vamos brindar o ano novo com quase 100 mil reais e muito Gan Beì!

celular1598

E o negócio vende, e rápido. Menos de uma semana depois, voltei no shopping e fui lá ver a exposição… mas não é que tinha sido quase tudo vendido??? E os que sobraram eram os baratinhos de 1.000 a 3.000 remembies. Olha, não me peçam para explicar como, mas os chineses amam gastar dinheiro com essas coisas e cada vez fico mais espantada como têm pessoas aqui com um poder aquisitivo muito alto. E com certeza, os abastados compradores vão dar um jeito de todos ficarem sabendo o valor da garrafa de Bai jiu que está na mesa.

Essa é a China!

Zài Jiàn!

Anúncios

Um pensamento sobre “Moutai de 80 anos…

  1. Pingback: Caça ao tesouro em Shanghai. | China na minha vida

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s