Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Banana e ovo?!?

Nessa semana num dos grupos de que faço parte para troca de informações e ajuda entre os estrangeiros que vivem em Shanghai, recebi um e-mail com uma definição que me chamou a atenção. A pessoa que escreveu procura por um profissional chinês para ocupar um determinado posto em sua empresa. E entre as características esperadas, está a fluência em inglês e espanhol. Além do mandarim, a experiência em negociação e conhecimento do mercado ocidental etc. E parece que está meio difícil dele achar todos esses atributos num só chinês. Mas ele desabafa e diz que não pode ser impossível, afinal os chineses estão se preparando para usufruir dos postos de trabalho que surgem a cada dia dentro do processo de desenvolvimento econômico do país.

E no final ele fala que conversando com um amigo chinês à respeito disso, escutou dele que hoje há dois tipos ‘novos’ de pessoas na Ásia: as pessoas Bananas e as pessoas Ovos!

E completou:

 bananas

Bananas são os asiáticos que viveram e estudaram no ocidente, e entendem a nossa maneira de pensar, negociar e a cultura. São amarelos por fora e brancos por dentro.

ovo0

Ovos são os ocidentais que pensam ou tentam entender os asiáticos, porque vivem muito tempo na Ásia e absorveram a cultura ou porque compreendem profundamente a forma de pensar oriental. Branco por fora e amarelo por dentro.

 Ele finaliza o e-mail que, na realidade, o que procura é um ‘Banana’ para trabalhar na sua empresa.

 Achei essa definição muito interessante, e parando para pensar podemos ver que realmente é bem mais fácil do que se poderia imaginar perceber esses dois tipos de pessoas pelas ruas de Shanghai.

Mas mesmo assim, ainda acho que os ‘bananas’ nunca serão completamente brancos por dentro. Poderia dizer que são um bege muito claro, quase branco. Mas as raízes orientais ainda falam mais alto e conduzem a maneira de pensar e agir dessas pessoas.

No final vejo que os ocidentais acabam se adaptando com mais facilidade à cultura oriental do que o inverso. Claro que não são 100% dos ocidentais, mas ainda assim, percebo que somos mais abertos a mudanças, ao novo, a aceitar as diferenças.

 Mas esse post foi só para dar um descanso em tantas regras sociais chinesas. Vocês poderiam acabar cansando. =/ E uma informação nova até para mim, não dava para esperar para compartilhar com vocês! J

Zái Jián!

Anúncios

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s