Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Relacionamento – ‘Guānxì’关系

Pois é gente, muitas vezes eu acho que as regras não são tão praticadas assim. Mas depois pensando direito, eu chego à conclusão que elas são praticadas sim, mas dentro do contexto e do entendimento deles. E o que difere por demais da nossa cultura, é que não há meias palavras, não há um entendimento subliminar: ou é ou não é!

E essa é uma das grandes dificuldades que eu vejo aqui. Se você chega numa loja com uma foto de um casaco, ou um pote, seja o que for, e fala para o atendente: ‘Você tem isso? Ou algo parecido com isso?’ Se não tem o exatamente igual ao que foi mostrado, na hora a resposta é ‘mei you’ (acabou, não tem mais ou não tem, mesmo). A segunda parte da pergunta. Aquela expressão ‘algo parecido’ que levaria um vendedor brasileiro a descer as prateleiras, é simplesmente ignorada aqui. Aí você olha para o lado e vê um artigo praticamente igual ao que você queria, mas com um material ou uma forma diferente, e eles olham para você com olhos enormes (dentro do possível para os padrões orientais) e dizem que não era aquilo que estava na foto, muitas vezes ainda tiram a foto da sua mão e comparam e quase te convencem a não levar aquela peça! Olha, desculpa se confundo a cabeça dos meus leitores, mas tem coisas que só se entende mesmo, quando se vivência. E a China é campeã nisso! J

imagesCA2JWDNK E aí vamos a mais uma regra importante: Paciência. Ter pressa ou ficar irritado com as ações dos chineses, é um fator de extremo estresse para o ocidental que vive aqui, mas só para os ocidentais. Por que o chinês mesmo ‘tá nem aí’… J Li em algum lugar que para o ocidental ‘tempo é dinheiro’, mas para o chinês ‘tempo é tempo’ e ‘dinheiro é dinheiro’. Dá para entender a sutileza da afirmação? Acho que não…

Eles acreditam que a paciência demonstra um caráter forte, capaz de lutar até cansar o inimigo, uma estratégia. Bem de acordo com a filosofia do livro ‘A arte da Guerra’ de Sun Tzu. Que por sinal recomendo a quem não leu. Eu já li e reli e, de vez em quando, vou dar uma ‘espiadinha’ mais. Qualquer dia falo sobre ele.

E essa regra é principalmente usada nos negócios. Então se você pensa que chega aqui com um contrato embaixo do braço, dá um aperto de mão, abre a pasta e entrega a caneta, levanta e sai… pode começar a rever seus conceitos. Nada é decidido sem muiiiiiiiiiiiitas reuniões (leia-se jantares regados a báijiú e muitos ‘gambei’ – pode clicar neles, se não lembra…) e muitas trocas de cigarro, e muitos elogios e citações às belezas do Brasil, ao orgulho da China, etc etc etc. E aí, sim assinam o contrato. Ufa, você pensa… agora pego minha pastinha e vou correndo para casa. ERRADO! Aí é que começam as negociações… Esse contrato só te dá o privilégio de ter estabelecido um ‘Guānxì’关系, e se quer um conselho trate de cuidar dele como se fosse um cristal, porque uma vez trincado, nunca terá o mesmo valor. Se uma empresa estabeleceu o guanxi com o João, trate de manter o João no posto até terminar tudo, caso contrário pode se preparar para começar da estaca zero.

 imagesCAW9HSQ3Mas não pensem que é só isso, porque dentro das regras, existem as regras das regras…ufa. Se você recebe um presente têm que dar outro, se pede um favor, saiba que terá uma obrigação para com quem te ajudou (que será devidamente cobrada). Quem tem ‘guanxi’, tem mais do que um relacionamento profissional: têm influencia! Se você é apresentado a um chinês por alguém que tem um ‘guanxi’ elevado para ele, você será muito mais bem tratado, conseguirá muito mais coisas do que se você tiver chegado até esse mesmo chinês pelas suas próprias pernas.

Para finalizar, enquanto nós tentamos e nos orgulhamos quando conseguimos nossos objetivos somente com nosso esforço e capacidade de persuasão, aqui é exatamente o oposto. Faz vale aquele velho ditado: ‘quem tem padrinho não morre pagão’!

Zái Jián!

Anúncios

3 pensamentos sobre “Relacionamento – ‘Guānxì’关系

  1. Pingback: Pandas – 10 fatos sobre eles. | China na minha vida

  2. Pingback: Negócios na China também tem suas regras | China na minha vida

  3. Oi Chris, to te enchendo de comentários neh? Deve ter uma lista de comentários meus para vc ler, rs… eu queria perguntar uma coisa: eu vou para a Feira de Cantão e já tenho conversado com algumas empresas chinesas para conhecê-las em outubro e verificar a possibilidade de um eventual negócio. Eu devo levar algum presente quando for encontrar essas pessoas?
    Se vc souber e puder me ajudar eu agradeço muito, pq já percebi lendo o blog que a cultura chinesa é muito diferente da nossa, então não sei o que esperar dessas reuniões de negócios. Estou com medo do MOUTAI, rs.
    Beijos.

    Curtir

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s