Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Toalhas e mais toalhas…

Uma coisa que sempre me chamou a atenção aqui foi a quantidade de toalhas, em especial as de rosto e de mão, que encontro para vender.

Qualquer lojinha de rua tem centenas delas. Algumas só vendem essa mercadoria. Nos grandes supermercados, existem sessões só para as toalhinhas, que tem cores, temas e qualidade variadas. O preço então, não preciso nem falar. Se bem que as muito baratinhas são praticamente descartáveis!

celular480Bom, mas conversando com um aqui, lendo alguma coisa ali descobri que as toalhinhas são usadas para o banho, ou higiene corporal, como preferir. Sim, banho de chuveiro todos os dias é coisa de laowai (estrangeiro). Aqui é tudo na base da toalha umedecida. O cabelo eles lavam na pia mesmo e está tudo certo. No verão ainda ouço que o banho se torna mais usual (também com o calor que faz aqui, imaginem o aroma do ambiente), mas no inverno… esqueçam.

Encontrei um dado interessante que ilustra esse assunto: “O presidente Mao Tse Tung nunca escovou os dentes ou tomou banho. Em vez disso, concubinas eram forçadas a esfregar o corpo com toalhas úmidas enquanto ele mastigava folhas de chá para limpar os dentes. Quando os médicos lhe ofereceram uma escova de dentes, Mao recusou com o argumento de que tigres também não escovava os dentes.” (nesse blog tem mais curiosidades sobre a história do banho no mundo). Então tá, né?

Mas, como sempre, temos que tentar entender os fatores culturais que vem do Império, o frio de rachar, principalmente no norte e que muitas casas ainda não têm banheiro próprio, só as mais modernas construídas de uns 20 anos para cá. O usual por aqui eram os banheiros comunitários (que ainda existem) ou as casas de banho. Ou seja, ou você tem que sair da sua casa e enfrentar a vizinhança no banheiro do seu prédio (na realidade, são vilas que se chamam hutongs) ou pagar por ele.

celular519

Uma vez fomos convidados para um chá na casa da interprete do Mário em Chang Chun. O apartamento era novo e decorado no estilo ocidental. Quando pedi para ir ao banheiro me surpreendi com a porta que era de duas folhas no meio da sala (vejam a importância desse cômodo) e depois com o banheiro em si: não havia Box, mas o chuveiro estava na parede, daqueles que podem ser usados na mão ou no suporte. Só que embaixo do chuveiro tinha um armário e no meio do banheiro um tapete redondo e um vaso de plantas enorme. Ou seja: duvido que alguém ali fizesse uma pequena mudança todos os dias para usar o chuveiro. E depois ainda ter que enxugar tudo para colocar as coisas no lugar.

E viva o banho de gato! J

Zai Jian!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Toalhas e mais toalhas…

  1. Pingback: Zuò yuè zi – tradição chinesa pós parto. | China na minha vida

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s