Blog/China/Cultura Chinesa/Curiosidades/viver na China

Fogos de artíficio e outros costumes.

 Há uma lenda que diz que há muito tempo atrás, um monstro chamado Nian, atacava vilas e devorava seus habitantes. Até que um sábio avisou que o monstro tinha medo da cor vermelha e de barulho.

imagesCA5SR6UF

Por isso colocam-se faixas e decorações vermelhas em todas as portas e janelas, para evitar que Nian entre. O uso de meias e roupa intima vermelha também pode ter iniciado para se proteger do monstro.

E para fazer muito barulho com o intuito de espantar ‘Nian’ soltam-se muitos fogos de artifício. Isso é uma atração e um enorme incômodo para nossos ouvidos, porque duram dias e dias, apesar de a maior queima acontecer da véspera para o dia de ano novo. É normal ouvir fogos às onze e meia da noite de quinta ou sete da manhã de domingo, faz parte das festividades.

São fogos dos mais variados tipos; coloridos, seqüenciais, geradores de fumaça, busca pés. Esse espetáculo não segue nenhuma regra. Qualquer pessoa pode comprar os fogos e soltar quando quiser, na hora que quiser. Nas esquinas surgem do nada, inúmeras barraquinhas vendendo caixas e mais caixas de fogos. Sempre ouvimos histórias de acidentes, mas nada impede as comemorações tradicionais.

imagesCAIAXQC1

Outro costume é colocar desejos escritos com tinta preta em tiras de papel vermelho na porta de entrada. O preto representa a água e a sabedoria e o vermelho, o fogo e o sucesso. Segundo o dito popular ‘Quando um pingo de água cai sobre o fogo, acontece uma ebulição’ e é por ebulição que todas as coisas acontecem.

Os desejos devem ser escritos em um papel vermelho com uma letra bem bonita o seu pedido sincero e de boas intenções. Este pedido deve sempre visar o bem, não ser egoísta e nunca para prejudicar alguém. Depois de mentalizar o pedido realizado, o papel é pendurado na janela ou porta, com uma linha ou fita vermelha, para que os ventos possam levar e trazer o pedido. Em alguns lugares já vi usarem árvores para pendurar esses papéis, que ficam parecidas com as árvores de natal!

Zái Jián! J

Anúncios

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s