Blog/China/Cultura Chinesa/viver na China

Dia do dinheiro!

UNão sei como me passou despercebida essa informação tão importante dentro das comemorações do ano novo chinês: o Dia do deus do dinheiro!

Bom, passou despercebida quando fiz a postagem sobre as celebrações dos 15 dias de Ano Novo. Mas ontem à noite e até agora eu já ouvi e vi mais fogos de artifício do que em toda a minha vida.

O quinto dia do ano lunar é a celebração ao deus do dinheiro, então eles começam a soltar fogos, mas muitos fogos, na porta de casa e nas imediações para chamar a atenção desse deus e ele saber onde as pessoas vivem e poder trazer, durante o ano, o dinheiro, a fortuna e a prosperidade (que dá tudo no mesmo…hahaha).

Como até dezembro eu morava muito afastado da cidade, sempre digo que morava na fazenda, ouvia alguma coisa a respeito, alguns fogos aqui e ali, mas nunca imaginei como seria aqui no centro.

IMG_1941.JPG

Se fechávamos a janela, sem ver os fogos no céu, a impressão era que a terceira guerra mundial tinha acabado de estourar, bombas e mais bombas, daquelas tipo canhão. A barulheira começou durante o dia, mas das 8 da noite até, mais ou menos, 1 da manhã foi algo surreal. Se alguém estava dormindo com certeza acordou. E não há nada que se possa fazer.

Para melhorar, quando pensamos que agora tudo seria a Paz, às 8 da manhã de hoje tudo começou de novo. Não tão forte quanto à noite anterior, mas o suficiente para tirar a gente do sono gostoso de uma segunda feira feriado! É, porque ainda é feriado aqui. Até quarta feira!

Resumindo, esse deus deles tem que trazer muito dinheiro mesmo, porque eles gastaram tudo que tinham para comprar os fogos que estão estourando por aí! J

Agora estou em dia com as informações… ontem quando escutava os fogos quase desci para atualizar o blog…rs

‘Gong Xi Fa Cai’!

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.