Blog/China/Compras/Cultura Chinesa/Curiosidades/Viagens/viver na China

Pérolas e mais pérolas…

Não dá para negar que uma das coisas que mais atraem as pessoas na China, mulheres em especial, são as pérolas. E aqui tem muita. De todos os tipos e tamanhos, cores diversas, da branca até a marrom, meio cobre e as verdes. Entrar num dos mercados de pérolas é algo para deixar qualquer sem fôlego. E o mais interessante é que tem com todos os preços também! Claro que as perfeitas e naturais são caríssimas e raras. Mas há as cultivadas e dentre elas muitas que tem formatos “defeituosos”, ou seja, não são redondinhas, idênticas. E essas se pode comprar por uma bagatela e conseguir um lindo visual.

 Na primeira vez que fui num desses mercados, em Beijing, com 5 ou 6 andares, me disseram que quanto mais você sobe, mais caro fica. Mas quem resiste em subir até o último, mesmo que seja só para dar uma olhadinha?

 Em Suzhou, uma cidade a mais ou menos uma hora e meia de Shanghai, existe uma fazenda de cultivo de pérolas. Eu nunca estive lá, mas a Liliane foi e mandou algumas fotos e informações interessantes que vale à pena dividir.

perolas1

Lojas de Pérolas em Beijing. A concha foi retirada de um aquário.

Hoje 95% das pérolas do mundo são cultivadas, em águas doces ou salgadas. A sua coloração muda de acordo com os minerais existentes na água onde é cultivada.

 A pérola é a defesa da ostra, ou seja, se algum corpo estranho penetra dentro da concha, ela segrega uma substância para atacar esse “intruso”. No cultivo, esses corpos estranhos são colocados na ostra para que ela produza sua defesa, que calcificada se torna a pérola.

 Uma pérola grande e perfeita pode levar 5 anos para ser cultivada. Obvio que não dá para esperar tanto e é por isso que encontramos as pérolas miúdas e sem formato que são tão baratas.

 Nessa fazenda, as pessoas podem ir de barco até o local do cultivo, “pescar” sua ostra e depois na volta, abrir e ficar com as pérolas que encontrar dentro da concha. Aí podemos ver que a pérola é mais uma grande transformação da natureza, como a lagarta que se transforma em borboleta, de dentro da concha suja e feia é que extraímos essa beleza singular.

perolas

Fotos da Liliane na fazenda em Suzhou.

Num outro local que visitei em Beijing, existia um aquário onde era possível ver todo o processo. E abrir a ostra. Mas não é a mesma coisa do que estar no local de verdade. Esse é um dos lugares que está na minha lista enorme de passeios pela China.

Até!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Pérolas e mais pérolas…

  1. Pingback: Mercado das pérolas em Shanghai | China na minha vida

  2. Pingback: Shopping de Noivas – Suzhou | China na minha vida

Gostou do texto, tem algo para dividir? Deixe seu comentário aqui! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s